fbpx

Tipos de aparelhos ortodônticos: conheça os principais e como escolher o seu!

tipos de aparelhos ortodônticos
3 minutos para ler

Você sabia que 35% da população brasileira precisa de tratamento ortodôntico, de acordo com o Ministério da Saúde? Essa necessidade afeta diretamente a qualidade de vida, uma vez que a má posição dos dentes dificulta a mastigação, traz consequências à fala, respiração e autoestima.

Além de consultar um dentista, conhecer os tipos de aparelhos ortodônticos é fundamental para quem pretende fazer o uso desse dispositivo. Por isso, elencamos neste post as principais opções e suas características. Confira a seguir!

Quando é indicado o uso de aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico deve ser utilizado para corrigir desde problemas mais simples, como desalinhamento leve, até casos mais complicados de apinhamento. Outras condições que podem indicar a necessidade do tratamento são:

  • espaço entre os dentes;
  • má oclusão dentária (mordida aberta, cruzada etc);
  • mandíbula desalinhada.

A partir de uma documentação ortodôntica, o dentista poderá avaliar e confirmar qual a real necessidade do uso de um aparelho ortodôntico, assim como realizar o planejamento do tratamento.

Quais os tipos de aparelhos ortodônticos?

Há alguns anos, pessoas que precisavam de tratamento ortodôntico tinham à sua disposição apenas um tipo de aparelho, pouco aceito pela maioria dos pacientes devido à sua estética. Com o avanço da Odontologia, atualmente as opções se ampliaram e atendem até os mais exigentes. Veja os aparelhos mais utilizados!

Fixo metálico

Entre todos, esse é o mais tradicional. Formado por braquetes que são ligados por um fio metálico, que fica preso pelas famosas “borrachinhas”.

O aparelho é ancorado por uma peça denominada banda ortodôntica ou anel, presa nos molares.

Fixo estético

Tem características semelhantes ao fixo tradicional, porém, sua aparência é mais discreta por ser fabricado em material (policarbonato, porcelana ou safira) de cor muito próxima à tonalidade dos dentes podendo ser até mesmo transparente.

Para os pacientes que fogem do “sorriso metálico”, essa é uma opção bastante interessante.

Lingual

O aparelho lingual também é fixo e composto pelos mesmos acessórios dos outros dispositivos já mencionados até agora. No entanto, sua instalação ocorre na parte de trás dos dentes e fica imperceptível quando a pessoa fala e sorri.

Apesar desse ponto positivo, o paciente deverá ter o dobro de cuidado com a sua higiene bucal, que costuma ficar mais difícil de ser realizada em decorrência da localização das peças.

Alinhadores

Essa é a opção mais moderna: os alinhadores invisíveis. Feitos em material totalmente transparente e sob medida para cada paciente, esse aparelho pode ser retirado para as refeições e higienização.

Ele se encaixa como uma capa nos dentes, não interfere na aparência do sorriso, proporciona mais conforto e praticidade no dia a dia. Além disso, pela tecnologia associada a esse tratamento, é possível ter um ensaio do resultado e a finalização do uso ocorre em menos tempo.

Embora existam diversas opções de aparelho, todos têm a mesma eficiência. Entretanto, é muito importante que o paciente faça sua escolha a partir das considerações de um ortodontista, pois cada caso tem particularidades que devem ser respeitadas para que o tratamento ocorra da maneira que foi planejada e tenha os resultados esperados.

Agora que você já sabe quais os principais tipos de aparelho ortodôntico, que tal agendar sua consulta com um especialista? Entre em contato com a Prime Odonto! Nossa equipe está à disposição para atendê-lo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar