fbpx

A importância do fio dental

importância do fio dental
6 minutos para ler

Você deseja ter dentes saudáveis e um sorriso perfeito, usar o fio dental é um dos segredos para atingir esses resultados. O motivo é simples: embora a escovação seja bastante eficaz, ela nem sempre consegue remover todos os restos de alimentos da boca, especialmente os que ficam entre os dentes. É aí que o fio dental entra: ele é capaz limpar os espaços inacessíveis à escova, retirando eventuais partículas de alimentos e trazendo assim benefícios únicos para a saúde bucal. Além de combater o mau hálito, previne também cáries e doenças da gengiva, e minimiza o risco de desenvolvimento de tártaro, que danifica a estrutura do dente e prejudica sua estética.

Para quem não possui tempo ou simplesmente tem preguiça de usar o fio dental a cada escovação, a boa notícia é que usá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência após o jantar, já ajuda a minimizar o acúmulo de resíduos e evita que você passe longos períodos com resíduos entre os dentes.

Como cada pessoa possui um tipo arcada dentária diferente, existem no mercado diversas opções para atender às mais variadas demandas. Pessoas com dentes muito próximos uns dos outros, que dificultam a passagem do fio, devem dar preferência aos fios plásticos, feitos com teflon ou nylon. Eles ajudam o fio a passar e escorregar entre os dentes sem desfiar. Já para quem não tem os dentes tão juntinhos, é indicado usar os fios encerados, feitos de tecido

Quer manter o sorriso sempre bonito e saudável? Então comece a usar o fio dental, pois embora a higienização com escova e creme dental seja eficiente, ela nem sempre consegue eliminar todos os restos de alimentos, especialmente aqueles que ficam retidos entre os dentes.

O problema é que muita gente — seja por pressa, seja por desconhecimento da importância do fio dental para manter a saúde bucal em dia — acaba não incorporando seu uso no ritual de higienização.

Quer entender por que você não deve negligenciar esse item na hora da limpeza bucal? Então confira nosso post e descubra também a frequência com que o fio dental deve ser utilizado e como escolher o melhor tipo!

Por que usar o fio dental?

O fio dental é capaz de limpar os espaços inacessíveis à escova e, desse modo, remover eventuais partículas de alimentos, trazendo benefícios únicos para a saúde bucal. Dessa forma, ele é tão importante para a higienização bucal quanto a escova e por isso a recomendação é incorporá-lo à rotina de limpeza para evitar inflamações e infecções.

Qual a frequência que deve ser utilizado?

O ideal é utilizar o fio dental sempre após as refeições antes de fazer a escovação com creme dental. Para quem tem preguiça ou um dia a dia mais agitado e não consegue fazer aquela limpeza mais completa a cada escovação, a boa notícia é que usá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir, já ajuda a manter uma boa saúde bucal.

Isso porque, na hora do sono, a produção da saliva, que tem a propriedade de “limpar” a boca, diminui e, caso restos de alimentos não sejam removidos, aumenta a probabilidade do surgimento da placa bacteriana, cárie e gengivite.

Como escolher esse item?

Agora que você já percebeu a importância do fio dental na limpeza bucal, deve estar se perguntando: qual é o melhor tipo? A resposta é: depende de como é a arcada dentária da pessoa. Quem tem dentes muito próximos sente mais dificuldade na passagem do fio, por isso deve dar preferência aos fios confeccionados com teflon ou náilon. Esses materiais ajudam o fio a passar entre os dentes sem que desfie.

Já para quem não tem os dentes tão juntinhos, o indicado é usar os fios encerados, feitos de tecido, ou ainda a fita dental, que tem uma superfície de contato maior e traz mais firmeza na hora de passá-lo.

Quais os perigos de não usar o fio dental?

O fio dental vai garantir uma boca saudável, livre de inflamações e infecções, e um sorriso bonito. Seu uso vai combater a gengivite, pois conseguirá eliminar os restos de alimentos entre os dentes e na linha da gengiva. A gengivite é a inflamação que deixa o tecido gengival mais vermelho, inchado, fazendo com que sangre com facilidade.

É um quadro que pode evoluir para a periodontite, infecção que atinge a estrutura que dá suporte ao dente, podendo levar a sua perda. Essa inflamação pode provocar ainda retração gengival, o que deixa as raízes dos dentes mais expostas, podendo causar sensibilidade dental.

Além de combater a gengivite, o mau hálito e também evitar as cáries, é preciso destacar a importância do fio dental para minimizar o risco de desenvolvimento de tártaro, que surge quando a placa bacteriana não é removida. Essa camada danifica a estrutura do dente e prejudica sua estética, pois deixa a superfície dental e a linha da gengiva com uma camada escurecida. Você não vai prejudicar seu sorriso simplesmente por preguiça de usar esse item, não é?

As crianças também devem usar?

O fio dental deve ser utilizado na limpeza bucal das crianças que já tenham dois dentes vizinhos para evitar o surgimento de problemas como a cárie. Aliás, é importante incorporar esse hábito desde cedo para que ele seja mantido na vida adulta.

Os pais ou responsáveis devem passar o fio dental entre os dentes dos pequenos de maneira delicada e, aos poucos, ensinar como deve ser o manuseio desse item. Para chamar a atenção das crianças, você encontra fios voltados para esse público, com personagens na embalagem, de cores variadas e sabor mais agradável.

Viu só a importância do fio dental? Comece a incluir o item nos cuidados básicos de saúde bucal de toda a família, inclusive das crianças. Ele é tão indispensável quanto a escova e vai prevenir uma série de problemas, além de deixar o seu sorriso mais bonito!

Gostou do nosso post? Quer conferir outros artigos sobre saúde bucal? Então entenda também qual a relação entre a cárie e o mau hálito!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar