fbpx

Alinhadores Transparentes: como funcionam e quais as vantagens?

4 minutos para ler

A indústria odontológica vive em constante evolução. Apenas para citar um exemplo, quando surgiram, os aparelhos ortodonticos fixos foram um importante avanço para o tratamento de imperfeições e desalinhamentos na arcada dentária. Embora até hoje bastante utilizados, para o devido sucesso no tratamento, esses modelos pedem alguns cuidados adicionais no plano da higienização e na colaboração efetiva do paciente com seu dentista para a obtenção de resultados significativos.

Outro ponto importante: por questões estéticas parte dos adultos não se sente confortável em usar aparelho fixo. Mas este cenário está se transformando graças a uma das principais inovações do mercado de ortodontia dos últimos anos: os alinhadores transparentes.

Você já os conhece? Se não, aproveite para acompanhar este post e conhecer todos os benefícios que esta opção revolucionária de tratamento ortodôntico pode oferecer para seu sorriso!

 

O que são alinhadores transparentes?

Como o próprio nome já diz, os alinhadores transparentes, produzidos a partir de materiais como o acetato transparente, funcionam como um aparelho tradicional e tem como objetivo alinhar imperfeições no sorriso, mas, ao invés de serem fixos, os alinhadores contam com placas que cobrem os dentes, proporcionando assim, maior conforto e facilitando a higienização dental, além de serem praticamente imperceptíveis.

Removíveis e confortáveis, os alinhadores transparentes possuem espessura de apenas 0,75mm e não impõem qualquer restrição alimentar para os pacientes, uma vez que ele pode ser removido para a realização das refeições. Além disso, os dentistas produzem uma série de guias personalizadas a serem utilizadas ao longo do tratamento, sem o risco de que as peças escureçam.

Com todos estes atributos, os alinhadores transparentes são uma ótima opção estética para crianças e adultos. Ao fim do tratamento, você terá os dentes alinhados e o sorriso que deseja de acordo com o que foi planejado com seu dentista.

 

Como é desenvolvido o alinhador transparente para seu uso pessoal?

Primeiramente, na consulta com o dentista, é preparada a documentação – que inclui fotos, raio-x panorâmico, escaneamento e moldagem em silicone – necessárias para o planejamento do tratamento. Em seguida, por meio de um programa especializado, o dentista monta o passo a passo de seu tratamento, demonstrando os resultados esperados por meio de uma simulação em 3D para maior precisão.
Na terceira etapa do desenvolvimento de seu alinhador transparente, o dentista envia o planejamento para o laboratório produzir as guias de seu alinhador. Depois é só utilizar os alinhadores de acordo com a orientações do dentista.

 

Quais as principais vantagens dos alinhadores transparentes?

Já deu para perceber que os alinhadores transparentes são um avanço revolucionário no universo dos tratamentos ortodônticos. Sintetizamos aqui, algumas de suas vantagens centrais:

Estética: praticamente imperceptíveis, os alinhadores transparentes contribuem para a beleza de seu sorriso sem afetá-lo durante o tratamento;

Esqueça as restrições alimentares: sim, você pode comer de tudo sem qualquer prejuízo para o cuidado com seu alinhador;

Higienização: por serem facilmente removíveis, os alinhadores transparentes não apresentarão qualquer empecilho para sua escovação, ou uso do fio dental;

Conforto: graças a sua espessura mínima, os alinhadores não fazem volume e não incomodam as bochechas, lábios ou língua;

Esqueça as dores: os alinhadores transparentes não machucam sua boca ou causam incômodos significativos durante seu tratamento.

 

E se você precisa de tratamento ortodôntico, que tal perguntar sobre os alinhadores transparentes para seu dentista hoje mesmo?

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar