fbpx

Aprenda como cuidar do seu aparelho móvel

cuidar do aparelho móvel
4 minutos para ler

O aparelho móvel é bastante eficaz no tratamento de crianças e adolescentes com problemas de mordida, servindo, portanto, como um guia de crescimento. É também o dispositivo utilizado como contenção depois do uso do aparelho fixo.

Como o próprio nome desse aparelho ortodôntico diz, ele é removível, ou seja, não chega a atrapalhar a vida do paciente na hora das refeições ou da higienização bucal. Mas talvez até por conta dessa facilidade, muita gente descuida da limpeza e de outros cuidados, chegando até a perdê-lo.

Para que esses transtornos não aconteçam com você (ou com seus filhos), comprometendo o sucesso do tratamento ortodôntico, trouxemos algumas dicas importantes neste post. Continue a leitura e veja como cuidar do aparelho móvel!

Remova o aparelho para se alimentar

É necessário sempre retirar o aparelho na hora das refeições, bem como evitar ficar com ele até mesmo para beber um suco. Assim, você fica confortável para saborear os alimentos, evita que o aparelho se quebre com algum impacto ou que fique com restos de alimento grudados. É importante que os pais estejam atentos no caso das crianças, que são mais distraídas.

Higienize seu aparelho móvel da forma correta

Todas as vezes em que for fazer sua higienização bucal, cuide de seu aparelho móvel, fazendo também sua limpeza. Você pode utilizar a própria escova e creme dental para deixá-lo impecável. Se preferir, há ainda a opção de utilizar detergente neutro. Para secá-lo, utilize um papel ou toalha limpa.

Para uma limpeza ainda mais eficaz, você pode utilizar aquelas pastilhas efervescentes, indicadas para a higienização de próteses. São produtos encontrados facilmente em farmácias.

Lembre-se também de fazer a higienização do estojo do aparelho ortodôntico com água e sabão neutro.

Nunca utilize água quente

Muita gente acha que a limpeza do aparelho ortodôntico fica ainda mais completa se utilizar água quente. Mas isso é um grande erro e pode estragar seu dispositivo. É que parte da sua estrutura é de resina e pode se deformar no contato com o líquido quente, dificultando, assim, que ele volte a se encaixar na boca normalmente.

Guarde o aparelho em seu estojo próprio

Uma história muito comum de quem faz tratamento ortodôntico com aparelho móvel é perder o dispositivo. Por que isso ocorre? Pois existe um costume entre as pessoas de sentar-se para comer em uma lanchonete ou restaurante, retirar o aparelho e embalá-lo em um guardanapo.

Só que a peça fica largada e, na distração, a pessoa vai embora sem nem se lembrar de que não está usando o aparelho. Tudo isso pode trazer prejuízo, como a necessidade de fazer um dispositivo novo, e ainda atrasar o tratamento.

A dica aqui é muito simples: guarde sempre o aparelho móvel no estojo próprio disponibilizado pelo dentista. Existem pacientes que, muitas vezes, guardam no bolso ou diretamente na mochila, o que pode causar sua quebra.

Não fique muito tempo sem usar o aparelho ortodôntico

Por conta da comodidade de poder retirar o aparelho a todo momento, muitos pacientes acabam usando-o menos tempo do que o recomendado. Mas saiba que existe um planejamento minucioso do tratamento ortodôntico, por isso, para que os dentes fiquem alinhados e a mordida correta, é preciso utilizá-lo no período determinado pelo dentista.

No caso do aparelho de contenção, a indisciplina no uso pode comprometer todo o resultado obtido com o uso do aparelho fixo.

Faça as visitas regulares ao ortodontista

Por fim, para cuidar do aparelho móvel é preciso realizar as visitas periódicas ao dentista. Dessa forma, além de ele fazer sua avaliação bucal e acompanhamento de seu tratamento, verifica também o estado do dispositivo. Se for necessário, ele ainda pode fazer ajustes.

É importante destacar também que, no início do uso, o aparelho móvel pode trazer um pouco de incômodo e até dificultar a fala. No entanto, ele não pode machucar a boca: em caso de um desconforto maior, não hesite em procurar seu ortodontista para saber o que está acontecendo.

É muito simples cuidar do aparelho móvel da maneira correta. Tenha disciplina no tratamento e fique atento sempre que retirá-lo para evitar perdas ou que ele se quebre por qualquer distração.

Gostou de acompanhar nosso post sobre o aparelho ortodôntico? Fique por dentro de outras dicas de saúde e estética bucal, seguindo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar