fbpx

Cáries e mau hálito: entenda a causas e como tratar

cáries e mau hálito
4 minutos para ler

Cáries e mau hálito são dois problemas muito recorrentes, mas isso não significa que possam ser encarados como situações normais. Ambos denotam desequilíbrio da saúde bucal, por isso, exigem atenção e cuidados a fim de não levarem a quadros mais graves.

Isso ocorre porque estão relacionados com a proliferação de bactérias na boca, e esses microrganismos podem levar a complicações severas, como inflamações e infecções. Mas a boa notícia é que existe tratamento.

Continue lendo para entender o que provoca as cáries, se elas causam mau hálito, quais são os tratamentos existentes e como prevenir esses problemas. Acompanhe e veja como cuidar bem do seu sorriso e saúde bucal!

O que causa as cáries?

A cárie dentária é um processo desencadeado pela ação de bactérias. Trata-se de uma lesão que se forma no esmalte do dente por causa dos ácidos liberados por esses micro-organismos. Eles provocam a desmineralização dessa camada, deteriorando-a.

Essas bactérias nocivas se proliferam em função da presença de restos de alimentos nos dentes, que formam a placa bacteriana. Esses micro-organismos se alimentam dos resíduos e liberam as substâncias ácidas que agridem os dentes.

As cáries começam como manchas brancas nos dentes e tendem a evoluir se não receberem o devido tratamento. Os restos de alimento se acumulam nessa pequena lesão, as bactérias se alimentam dele e continuam o processo de desmineralização, havendo a possibilidade de destruir todo o dente.

Cáries provocam mau hálito?

Cáries e mau hálito de fato podem estar relacionados. Isso porque, quando ela ocorre, o odor ruim pode se manifestar por causa da quantidade de bactérias, restos alimentares e do processo de fermentação.

Além do mau hálito, as cáries ainda desencadeiam outros sintomas, sendo a dor o mais característico. Mas também acontece uma alteração de cor no local da lesão e até a quebra do dente acometido.

É válido lembrar que o mau hálito não é provocado somente pelas cáries. Existem diversas condições que também podem deixar a boca com odor ruim, como:

  • alguns tipos de alimentos;
  • certos medicamentos;
  • xerostomia (boca seca);
  • gengivite e outras inflamações;
  • infecções na boca ou garganta;
  • saburra lingual.

Por isso o mau hálito requer atenção, em especial quando ele não está relacionado com a alimentação. Afinal, pode ser sintoma de diversas outras doenças e problemas bucais que precisam de tratamento.

Quais são os tratamentos para cáries e mau hálito?

É possível tratar cáries e mau hálito, mas é preciso avaliação de um dentista para que ele possa observar suas necessidades a fim de adotar o procedimento mais adequado em cada caso.

Quanto às cáries, o profissional remove os resíduos da lesão, elimina as bactérias e restaura o dente. Se houver um grande comprometimento do esmalte e da dentina, pode ser necessário o uso de coroa ou bloco de porcelana para recompor a estrutura dentária.

Para o mau hálito, é analisado o que está provocando o odor ruim, porque o tratamento dependerá da causa. Quando se trata apenas de resíduos, o profissional pode solucionar fazendo uma profilaxia, mas se estiver relacionado com inflamações ou infecções, é necessário o uso de produtos ou medicamentos que combatam esses problemas.

Como prevenir esses problemas?

Felizmente, prevenir cáries e mau hálito é muito simples. Basta caprichar na higiene bucal realizando uma boa escovação sempre que se alimentar. Também é importante usar o fio dental pelo menos uma vez por dia e evitar o consumo excessivo de doces e carboidratos simples.

Manter uma boa higiene é a melhor forma de evitar a proliferação de bactérias nocivas na boca. De toda forma, como o mau hálito também está relacionado com outros fatores, procure beber bastante água, evite os alimentos que deixam cheiro ruim na boca e converse com seu médico para trocar o medicamento caso ele desencadeie esse sintoma.

Como cáries e mau hálito são problemas comuns, não se esqueça também de passar por uma consulta Odontológica a cada seis meses. Desse modo, um profissional avaliará sua boca para observar pequenos sinais de problemas e adotar um tratamento antes que eles se tornem mais graves, garantindo a saúde da sua boca e um belo sorriso!

Gostou dessas dicas e informações? Então assine nossa newsletter para receber outros temas interessantes em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar