fbpx

Creme dental clareador funciona? Entenda aqui

creme dental clareador funciona
4 minutos para ler

Hoje em dia, está cada vez mais presente na sociedade a preocupação com a estética corporal. O cuidado com a saúde se observa também na procura por ter dentes mais brancos, o que motivou o mercado a disponibilizar uma enorme série de cremes dentais clareadores. Mas creme dental clareador funciona?

O creme dental clareador é mais abrasivo do que as pastas comuns. Ele atua como uma lixa ou um esfoliante, eliminando manchas que estão no esmalte dentário — a camada mais externa do dente. Dessa forma, consegue extrair a placa bacteriana e manchas ocasionadas por alimentos, como vinho e beterraba, café e pelo tabaco. Existem muitos comerciais desses produtos, com pessoas mostrando seus sorrisos com dentes muito brancos e simétricos.

Neste post tiraremos as suas dúvidas sobre creme dental clareador. Acompanhe!

Como é a fórmula desse tipo de creme dental?

As pastas de dente clareadoras são produtos facilmente encontrados em supermercados e que prometem deixar os dentes mais brancos de forma barata e fácil. Geralmente, sua formulação é formada por agentes abrasivos como pirofosfato de cálcio, sílica hidratada, carbonato de cálcio, silicato de zircônio, entre outros.

Há também produtos que fazem a combinação dessa formulação com concentrações menores de peróxidos. A verdade é que a ação desse tipo de produto é diferente de um clareamento realizado em consultório. Todavia, graças a sua composição, é possível eliminar manchas superficiais e deixar uniforme a tonalidade dos dentes.

Quais os possíveis efeitos colaterais de utilizar com recorrência esse produto?

Devido ao seu poder esfoliante, em alguns casos esse produto pode causar o desgaste do esmalte dentário, fazendo com que a dentina fique exposta — o que pode causar sensibilidade e dor quando são ingeridos alimentos muito quentes ou frios.

Inclusive, por ser mais porosa, a dentina ao ficar em contato com o corante de alimentos, fará com que os dentes fiquem escuros. Isto é, pode ser contrária a ação do creme dental clareador, se for utilizado sem a orientação do dentista.

Em quais situações ele é indicado?

Por mais que tenha venda livre em supermercados e farmácias, o creme dental clareador não pode ser utilizado da mesma maneira que uma pasta de dente convencional. Normalmente, ele é recomendado apenas para adultos que tenham todos os dentes naturais e não tenham retração de gengiva ou sensibilidade dentária. E, ao utilizá-lo, o recomendado é utilizar uma escova de dente com cerdas macias, para não aumentar sua ação abrasiva. Além disso, durante o seu uso é importante observar a reação das mucosas (gengivas, lábios e bochechas), uma vez que algumas pastas clareadoras podem gerar reações adversas como inflamação, irritação e hipersensibilidade.

Como vimos, creme dental clareador funciona. Há diversos tipos de clareamento e também substâncias diversas para chegar em um tom mais branco. O profissional responsável, de acordo com cada caso, indica a melhor técnica para conseguir branquear os dentes. É necessário refletir também sobre os resultados que serão conquistados, a fim de que o sorriso fique natural após ser clareado.

Por meio da personalização que se tem com o clareamento profissional é que isso pode ser alcançado. É essencial ressaltar que os cremes dentais clareadores não têm o mesmo efeito de tratamentos branqueadores realizados com profissionais.

Nosso post foi útil para você? Viu como o creme dental clareador funciona? Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e ficar muito bem informado: nós estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar