fbpx

Dente permanente nascendo torto? Veja agora o que fazer!

dente permanente nascendo torto
4 minutos para ler

O nascimento da dentição permanente é um momento muito esperado — seja no período da infância ou da adolescência (quando os sisos costumam surgir). Ainda assim, a situação pode se transformar em um sinal de alerta ao perceber que ela está torto.

Para tornar o momento mais leve, nada melhor que se informar sobre o assunto. Foi pensando nisso que criamos este post com os principais motivos pelos quais isso acontece e ainda o que fazer no caso de dente permanente nascendo torto.

Se você quer se informar sobre o tema de forma consistente, então está no lugar certo. Leia este material e fique por dentro!

O que pode fazer com que o dente permanente nasça torto?

A verdade é que todo mundo deseja que os dentes nasçam certos e no local indicado para isso. Entretanto, alguns hábitos e fatores genéticos podem influenciar no desenvolvimento da dentição. Crianças que chupam muito os dedos ou ainda colocam a língua para fora com mais frequência, por exemplo, podem lidar com essa realidade de forma mais constante.

A alimentação e a genética são outros aspectos que influenciam diretamente no desenvolvimento e qualidade dos dentes. Realidades como falta de espaço e mau posicionamento interferem em como eles nascem e se desenvolvem, além de perdas precoces de dentes de leite por cárie ou traumatismos.

Como agir nessa situação?

Depois de entender um pouco melhor alguns fatores que podem influenciar quando o assunto é dente permanente nascendo torto, é bem provável que você queria saber como agir nessa situação, certo? Veja algumas alternativas que listamos a seguir.

Faça uma visita ao dentista

Quando perceber que o dente permanente está nascendo torto, não hesite e procure um profissional especializado. Ele pode ajudar indicando quais são os costumes que devem ser evitados e, de forma complementar, seguir com o tratamento preventivo, interceptativo ou corretivo.

Por outro lado, apesar de haver muitas causas para dentes tortos, nem sempre é necessária a intervenção de um profissional. Dependendo do grau de desalinhamento e de espaçamento entre os dentes quando as crianças estão na fase de dentadura mista pode ser que não haja necessidade de tratamento.

Por isso é importante a avaliação de um profissional para entender se existe algo fora do padrão e que necessita uma intervenção.

Conheça as alternativas de correção

Atualmente existem muitas alternativas desenvolvidas para a correção de dentes tortos. A mais comum delas é, sem sombra de dúvidas, o uso de aparelho ortodôntico. Hoje já existem diversos modelos disponíveis, para diferentes perfis e necessidades.

Evite alguns hábitos

Como adiantamos, existem alguns hábitos que podem favorecer o entortamento. É importante procurar saber quais são eles e quais estão presentes na sua rotina. Assim fica mais fácil evitar a prática e preservar a dentição alinhada.

Siga as recomendações

As recomendações oferecidas pelo dentista contam com embasamento técnico e devem ser seguidas. Muitas pessoas mantêm hábitos e práticas mesmo depois de saber que elas precisam ser evitadas — ou ainda adiam o uso de aparelho mesmo após uma indicação. Não caia nesse erro! Aja na direção contrária e siga as práticas recomendadas.

Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor como agir nessas situações, não deixe de colocar em prática as dicas que compartilhamos aqui e colher os benefícios. A correção do dente permanente nascendo torno ajuda em questões estéticas, mas traz muitas outras vantagens consigo (como facilidade na higienização e mastigação).

Se você gostou do conteúdo e quer continuar se informando sobre o tema, leia agora mesmo nosso artigo sobre a extração do dente siso. Nos encontramos por lá! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar