fbpx

Dor de dente ou na gengiva? Saiba como identificar a origem do problema

dor de dente
4 minutos para ler

As manifestações dolorosas são muito desagradáveis e, quando ocorrem na boca, causam grandes incômodos que interferem até mesmo na alimentação e na fala. Como problemas e doenças podem afetar toda a cavidade oral, como saber se estamos passando por uma dor de dente ou na gengiva?

Realmente pode ser difícil descobrir a origem das dores, já que elas podem se manifestar de maneira difusa e refletir para a face, causando até mesmo dor de cabeça. De toda a forma, exigem atenção, porque esse é o alerta de que algo está errado.

Preparamos este artigo para lhe ajudar a identificar quando as sensações dolorosas vêm do dente e os indícios que apontam que o problema está na gengiva. Veja, também, de que maneira esse sintoma se relaciona com a saúde bucal.

Como identificar a origem da dor

Quem já sentiu dor de dente sabe o quanto ela incomoda. Dependendo da intensidade, pode até ser incapacitante por gerar desconfortos que irradiam para todo o crânio. Por isso, não podemos ignorar esse sinal de alerta do organismo.

Mas nem sempre as dores partem exatamente do dente, porque o problema pode não estar nele. Há casos em que ela se reflete na dentição, mas seu local de origem é outro. A seguir explicamos como saber de onde o sintoma está partindo.

Dor de dente

A dor de dente de verdade é aquela que se manifesta quando ele está passando por problemas. Esse é o caso de doenças como cárie, pulpite ou sensibilidade. Todas essas condições afetam áreas isoladas da boca.

As dores acontecem porque a parte interna do dente (polpa) está sofrendo uma agressão, seja por micro-organismos ou fatores externos. É nessa estrutura que estão localizadas as partes sensíveis (terminações nervosas, vasos sanguíneos), então, quando ela é agredida, ocorrem estímulos que desencadeiam a dor.

O que caracteriza a dor de dente é o fato de ela estar localizada em uma região da boca ou acontecer somente sobre determinadas condições, como ao ingerir alimentos ou mastigar de um lado. Alterações no aspecto e na tonalidade do dente podem indicar que o problema está partindo exatamente dele.

Dor na gengiva

Quando a dor de dente tem origem na gengiva pode ser mais fácil identificar onde está o problema. Isso porque ocorrem outras manifestações que indicam que o tecido gengival está doente.

Como ele é uma mucosa, quando não está saudável seu aspecto se modifica, muitas vezes de forma drástica. Assim, se há uma gengivite ou periodontite, por exemplo, você poderá associá-la à dor:

  • vermelhidão;
  • inchaço;
  • sensibilidade na gengiva;
  • espaço entre a gengiva e o dente;
  • sangramentos;
  • encurtamento da gengiva;
  • sensação de dentes soltos;
  • mau hálito persistente;
  • gosto ruim na boca;
  • presença de pus.

As doenças que afetam a gengiva podem se limitar a somente uma região da boca ou se estenderem por toda a arcada dentária, provocando desconfortos generalizados.

Relação entre saúde bucal e dor de dente

Quando a dor de dente ocorre de forma difusa este pode ser o indício de que o problema está ocorrendo no periodonto, conjunto de tecidos que sustentam a dentição, incluindo a gengiva e o osso. Essa é uma condição que exige atenção porque causa sérios comprometimentos para a saúde.

Problemas mais generalizados como a periodontite provocam infecções graves, levam à perda de dentes e as bactérias presentes nessas lesões podem migrar para órgãos vitais como pulmão e coração. Porém, isso não significa que a dor de dente localizada não exige tratamento.

Ainda que somente um dente esteja comprometido é fundamental que ele seja tratado para evitar o agravamento da doença. Além disso, as bactérias presentes na cárie podem migrar para outros dentes.

Se a origem da dor estiver na polpa ou raiz dentária, existe a possibilidade de a inflamação ou infecção se espalhar pelo periodonto e atingir outros dentes. Sendo assim, qualquer manifestação dolorosa exige a investigação do dentista.

Caso você sinta dor de dente é fundamental procurar um profissional, porque somente ele pode apontar ao certo a origem desse sintoma. Ele indicará o melhor tratamento para cessar o incômodo e evitar que evolua para condições mais graves.

Não se esqueça que esse acompanhamento precisa ser feito por um profissional experiente. Por isso, veja como escolher um bom dentista para cuidar da sua saúde bucal.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar