fbpx

Implante ou aparelho: qual usar para fechar espaço de um dente perdido?

implante ou aparelho
4 minutos para ler

Quando o paciente perde um dente, precisa passar por um tratamento de reabilitação oral para ter seu sorriso bonito de volta. Isso irá trazer ganhos para a autoestima e também para a saúde em geral. Nesse caso, o que é melhor para fechar esse espaço: implante ou aparelho?

Uma dúvida muito comum é sobre as indicações de cada procedimento para saber qual é o mais adequado para essa situação. Para ajudar você a entender melhor sobre esses tratamentos, desenvolvemos este post. Continue a leitura e descubra qual tratamento é o mais adequado para o fechamento do espaço de um dente perdido!

Quais as características do implante dentário?

Os implantes dentários são formados por duas partes: um pino de titânio, que é fixado no maxilar e funciona como a raiz do dente, e a prótese, que é parafusada nesse pino e funciona como o dente propriamente dito. A vantagem é que o titânio é um material biocompatível, ou seja, as chances de seu organismo rejeitá-lo são baixíssimas.

Assim, é um tratamento ideal para pessoas que perderam um ou mais dentes, pois é possível ter a arcada completa com um dispositivo que apresenta a mesma resistência, durabilidade e aspecto de um dente natural.

Quais as características do aparelho ortodôntico?

Já o aparelho ortodôntico tem como objetivo fazer a movimentação gradual dos dentes e ossos maxilares para quem busca alinhar o sorriso. Desse modo, é o procedimento mais indicado para quem tem dentes encavalados, espaço entre os dentes (diastema) ou problemas de mordida, que é quando as arcadas não se encaixam de maneira correta.

É o tratamento ideal para quem quer ter um sorriso bonito, com a vantagem de que, atualmente, é possível encontrar diversas opções de aparelhos mais discretos, em modelos transparentes, que quase não aparecem. Um motivo a mais para que os adultos também passem pelo procedimento e consigam transformar o visual.

Qual é o mais indicado para fechar o espaço de dente perdido?

Diante dessas explicações surge a dúvida: o melhor é o implante ou aparelho para fechar o espaço de um dente perdido? Será que, ao fazer a movimentação dentária com o aparelho ortodôntico, consigo fazer esse fechamento? Ou é preciso passar pela cirurgia de implante?

Em primeiro lugar, é preciso entender que cada caso é um caso e tudo vai depender da avaliação do seu dentista. De modo geral, a solução através do implante é mais rápida, levando cerca de 6 meses para o processo total. A cirurgia é rápida e após o período de calcificação a pessoa volta a ter a estética do sorriso e qualidade de vida com a finalização da fase protética (instalação da coroa). O ponto desfavorável para algumas pessoas é justamente a fase cirúrgica que muitos pacientes não querem passar.

Nos casos em que a pessoa, além da perda de um dente, ainda precisa alinhar a arcada, o mais recomendado é primeiro usar o aparelho ortodôntico para depois colocar o implante. Em muitos casos, na verdade, ao realizarmos o alinhamento dentário já podemos prosseguir com o fechamento do espaço deixado pelo dente perdido e assim eliminando a necessidade do implante.

Em outras situações, em que o paciente já tem o implante e quer usar aparelho não há problema. Quando o dispositivo está bem-posicionado, o paciente consegue sim realinhar o sorriso normalmente, mesmo já tendo um implante instalado. Pode haver algumas limitações na correção ja que o implante não pode ser mudado de posição. Por isso é sempre bom ter em mente: se você quiser usar aparelho e fazer implante, deve seguir essa ordem para ter o melhor resultado!

Agora você já sabe como deve proceder nos casos de tratamento ortodôntico associado a implante. Em caso de dúvida sobre cada procedimento, não deixe de procurar um dentista especializado que vai indicar o melhor tratamento para você.

Quer saber mais sobre a reabilitação oral? Tire todas as suas dúvidas sobre os implantes dentais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar