fbpx

Precisamos conversar sobre a importância da saúde bucal

importância da saúde bucal
4 minutos para ler

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a importância da saúde bucal. Ela compreende uma situação em que a pessoa não tem dores ou desconforto na boca ou na face — e, diferente do que muitos pensam, vai muito além de apenas escovar os dentes depois das refeições.

Ainda assim, não é pequeno o grupo de pessoas que não sabe por que deve se preocupar em incorporar cuidados com a boca no dia a dia. Se você gostaria de saber um pouco melhor os impactos que o descuido pode trazer e como adotar algumas medidas que podem transformar a sua vida, então está no lugar certo! Descubra lendo este artigo até o final e entenda um pouco melhor sobre o assunto.

Por que me preocupar com a manutenção da saúde bucal?

Como adiantamos, investir em alguns cuidados desse tipo é muito importante. Quem não adota alguns deles e convive com a má higiene bucal pode acabar afetado por alguns problemas. Conheça alguns deles a seguir.

Tártaro

A boca é repleta de bactérias, mas elas não causam nenhum dano quando estão em equilíbrio. Por outro lado, quando a limpeza não é feita da forma ou frequência correta, então os restos de comida podem se acumular e estimular a proliferação descontrolada deste grupo.

Conforme crescem, elas formam placas bacterianas que se depõem sobre os dentes e fazem com que fiquem amarelados. O tempo passa, a placa fica mais rígida e forma-se o temível tártaro (que pode ser retirado apenas pelo dentista).

Cárie

A cárie talvez seja a doença bucal mais comum. Ela acontece quando alguns pontinhos pretos começam a aparecer e desmineralizar os dentes. É isso mesmo: as bactérias podem liberar ácidos que destroem os minerais dentários e afetam o esmalte (que é uma camada resistente que protege a superfície dos dentes).

Mau hálito

A halitose, também conhecida como mau hálito, pode ter causas diversas, que vão desde o uso de medicamentos, boca seca, tabagismo ou ainda má higienização. Nesse caso, restos de alimentos se depositam em algumas papilas gustativas da língua e, aos poucos, começam a liberar o odor de enxofre.

Gengivite/Periodontite

A gengivite acontece como resultado de uma inflamação da gengiva e entre os principais sintomas estão a dor, mau hálito e sangramento. Essa situação é provocada por uma inflamação da placa bacteriana acoplada na região gengival.

Já a periodontite é uma progressão dessa situação e é caracterizada por um atingimento do osso. A placa bacteriana também está entre os principais desencadeantes, mas outros fatores como tabagismo e estresse podem influenciar.

Que cuidados adotar?

Como você deve imaginar, existem alguns cuidados essenciais que é preciso desenvolver para manter a saúde bucal em dia. Dar atenção para a higienização frequente e correta dos dentes está, sem sombra de dúvidas, entre os principais. Ela deve acontecer com escovas macias e pelo menos 3 vezes ao dia. Além disso, importante passar o fio dental e usar produtos complementares (preferencialmente a base de flúor), como os enxaguantes bucais.

Conjugado com isso, os hábitos de vida saudável também devem acontecer, considerando a alimentação e comportamento. Nesses casos, é importante não fumar, controlar o consumo de álcool, investir em uma boa alimentação (e evitar os alimentos ricos em açúcar), reduzir o estresse e investir na manutenção da saúde física — por meio de práticas de atividade física e exames periódicos.

Agora que você entende um pouco melhor sobre o assunto, não deixe de incorporar esses cuidados que compartilhamos acima para evitar as doenças e/ou desconfortos que podem acometer você. Somado a isso, lembre-se sempre de manter uma rotina de visitas periódicas ao dentista, tendo em vista que nada como receber cuidados de alguém especializado de tempos em tempos.

Se você conhece outras pessoas que também precisam se informar sobre a importância da saúde bucal, então ajude-as! Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e facilite o acesso a cada uma delas. Nos encontramos por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar