fbpx

Mitos x Verdades: clareamento enfraquece os dentes?

duvidas sobre clareamento dental
7 minutos para ler

As dúvidas sobre clareamento dental são muito frequentes. Afinal, esse procedimento está se popularizando cada vez mais. Por isso, as pessoas querem saber sobre ele e isso é muito importante para entender o que é mito e o que é verdade sobre esse procedimento.

Uma das primeiras coisas que você precisa saber é que o clareamento deve ser feito por um dentista experiente e que técnicas e receitas caseiras são perigosas porque podem afetar a estrutura dos dentes, lesionar as gengivas e até mesmo causar efeito contrário, manchando a dentição.

Para que você descubra tudo o que precisa saber sobre esse tratamento, listamos neste artigo as dúvidas mais comuns sobre ele e suas respostas. Continue lendo para descobrir o que é mito e o que é verdade, a fim de ter informações precisas para cuidar dos seus dentes sem correr riscos!

Clareamento dental enfraquece os dentes?

Se o clareamento dental realmente enfraquecesse os dentes ele não seria realizado por tantos profissionais, não é mesmo? Ou seja, você pode clarear os seus dentes sem medo porque esse tratamento não afeta a estrutura da dentição. Ela continuará tão forte e resistente como antes.

O que pode acontecer com alguns pacientes é a manifestação de um pouco de sensibilidade durante o tratamento. Isso acontece porque o produto clareador atua aumentado a permeabilidade do esmalte que protege a dentina. Como ela é uma parte nervosa do dente, pode ocorrer essa reação, mas que tende a amenizar com o passar do tempo.

Existem diferentes tipos de clareamento dental?

O clareamento dental pode ser feito de diferentes formas, sendo aplicadas tanto no consultório do dentista quanto em casa, pelo próprio paciente. No primeiro caso, existem 4 técnicas diferentes de clareamento dental, sendo:

  • clareamento dental de consultório: o dentista aplica apenas o gel clareador para alcançar o tom desejado, sem empregar nenhum recurso a mais para potencializar a ação do produto;
  • clareamento dental com laser ou LED: além de fazer aplicação do gel, o dentista utiliza o laser ou luzes de LED sobre os dentes para aumentar a ação do produto;
  • clareamento dental caseiro: no caso da técnica de clareamento dental caseiro, é confeccionada uma moldeira e o dentista explica para o paciente a quantidade correta de gel que ele deve aplicar. O paciente coloca o produto na moldeira e a usa em sua casa pelo tempo recomendado pelo profissional.
  • clareamento dental misto: consiste na associação da técnica de clareamento dental de consultório com a de clareamento dental caseiro, a fim de aproveitar todos os benefícios que os dois podem oferecer para potencializar o branqueamento.

Existe, ainda, o clareamento interno. Nesse caso, o procedimento é recomendado para quem precisa clarear apenas um dente, sem mexer no restante da arcada dentária. Geralmente é indicado para quem fez tratamento de canal que escureceu o dente ou sofreu uma hemorragia.

O dentista faz um pequeno acesso no dente que precisa de tratamento e, por ali, ele insere o produto branqueador. O paciente pode voltar para sua casa e manter sua rotina normalmente enquanto a substância fica dentro do dente atuando para eliminar o tom escuro.

Clareamento dental de consultório é melhor do que caseiro?

Há quem acredite que o clareamento dental de consultório seja melhor do que o caseiro, alcançando resultados superiores e branqueando muito mais os dentes. Porém, isso não é verdade. Todas as técnicas são eficazes e promovem a eliminação do tom amarelado ou escurecido.

O que acontece, na verdade, é que o clareamento dental de consultório apresenta resultados mais rápidos. Isso porque o dentista utiliza concentrações maiores do gel clareador e também o laser ou LED, que ajudam a potencializá-lo.

Sendo assim, as técnicas feitas em consultório são mais rápidas, sendo que em no máximo 3 sessões o paciente já tem o seu sorriso renovado. Já no caso do clareamento caseiro, isso pode demorar até 21 dias, dependendo da necessidade de cada pessoa. Mas os resultados são os mesmos.

Devo tomar cuidados ao fazer clareamento dental?

Algumas dúvidas sobre clareamento dental são a respeito do que pode ou não ser feito durante o tratamento. É importante saber que, embora esse procedimento tenha foco na estética, ainda assim é preciso adotar algumas medidas para garantir bons resultados. São elas:

  • evitar bebidas alcoólicas ou ácidas, porque elas podem prejudicar a estrutura do esmalte dentário e causar sensibilidade;
  • evitar alimentos pigmentados também é recomendado para que você veja os resultados ainda mais rápido e não surjam manchas;
  • manter uma boa higiene bucal, para que os resíduos de alimento sejam eliminados e a placa bacteriana não se acumule;
  • abster-se do cigarro porque ele provoca amarelamento do dente, sendo interessante evitar esse hábito até mesmo depois de terminar o tratamento.

Quais são as vantagens do clareamento dental?

Conforme explicamos, o clareamento dental é um procedimento que tem foco em melhorar a estética dos dentes, mas realizá-lo não é só uma questão de vaidade. Afinal, o sorriso influencia a imagem de forma significativa, interferindo nas relações interpessoais e de trabalho, além de afetar a autoestima.

Por isso, ao fazer o clareamento dental você tem a vantagem de eliminar manchas e o tom escurecido do dente, que deixa um aspecto de descuido com a imagem Além disso, alcança o rejuvenescimento do seu sorriso, com dentes com um aspecto muito mais saudável.

O clareamento dental é igual para todo mundo?

Essa é uma das dúvidas sobre clareamento dental que precisa ser bem esclarecida. Isso porque geralmente quem faz o tratamento espera ter dentes bem branquinhos, mas o dentista consegue alcançar um tom mais claro respeitando a cor natural da dentição.

Algumas pessoas têm naturalmente um esmalte amarelado ou acinzentado, por exemplo. Por isso, os resultados do clareamento não são iguais para todos, já que, nesses casos, reduzimos o amarelamento e deixamos os dentes mais claros, porém, eles não ficarão totalmente brancos, como para quem já tem um esmalte dessa cor.

Tenho que refazer o clareamento dental depois de um tempo?

É importante saber que, realmente, o clareamento dental não é um tratamento definitivo. Isso significa que depois de algum tempo os dentes poderão amarelar ou escurecer outra vez, pois essa é uma tendência natural do processo de envelhecimento, e ainda existe a influência de fatores como alimentação e hábitos.

Sendo assim, é necessário refazer o procedimento depois de 12 a 24 meses, dependendo de cada paciente. Essa variação de tempo acontece em função dos cuidados que cada um tem com sua dentição. O clareamento dura menos para quem consome muitos alimentos e bebidas pigmentados, por exemplo, ou fuma.

Nem todo mundo pode fazer clareamento dental?

Embora o clareamento dental seja um procedimento simples e não invasivo, é verdade que algumas pessoas não podem fazer esse tratamento. É o caso de adolescentes abaixo dos 16 anos e crianças, pois nessa fase geralmente o esmalte dentário ainda não está totalmente formado ou maduro.

Esse tratamento também não é indicado para quem já apresenta sensibilidade dentinária, aqueles com problemas periodontais e outras condições que desequilibram a saúde bucal. Alguns dentistas preferem não realizar em mulheres gestantes, embora não exista uma contra indicação explícita.

Conseguimos esclarecer todas as suas dúvidas sobre clareamento dental? Caso você ainda precise de informações, procure um bom dentista e converse com ele sobre aquilo que você quer saber. Assim fará o tratamento de forma consciente, conhecendo os resultados possíveis e ainda sabendo o que fazer para manter os seus dentes bonitos por mais tempo!

Como as dúvidas sobre o clareamento são muito comuns, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também se informem melhor sobre esse assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar