fbpx

Ortodontia preventiva: o que é e quando ela é indicada?

ortodontia preventiva
4 minutos para ler

A ortodontia preventiva é um ramo da odontologia que visa prevenir problemas nas arcadas dentárias e ossos da face, ou evitar seu agravamento. O profissional dessa área também trabalha a conscientização e educação dos pacientes, que são crianças de 5 a 12 anos.

Essa área é muito importante porque acompanha o desenvolvimento infantil a fim de garantir um equilíbrio entre a dentição e os ossos faciais. Afinal, é nessa fase que ocorre um crescimento mais expressivo e podem se manifestar problemas complexos.

Mas você sabe quando é indicado fazer esse tratamento preventivo? Continue lendo para descobrir e ainda veja de que forma ele é realizado e quais são os benefícios que oferece!

Indicações da ortodontia preventiva

É muito comum o ortodontista ser procurado depois que os dentes tortos ou alterações na mordida já se instalaram. Porém, o ideal é recorrer à ortodontia preventiva para acompanhar o desenvolvimento das crianças e evitar que esses problemas se instalem.

A partir dos 3 anos é possível fazer a primeira avaliação e verificar se existe tendência para complicações no desenvolvimento. Entretanto, o uso de aparelhos inicia somente a partir dos 5 ou 7 anos, quando a criança já está um pouco mais madura.

Diferentemente da ortodontia corretiva, indicada para quem precisa de tratamento, a ortodontia preventiva deve ser realizada por todas as crianças. Afinal, trata-se de um acompanhamento para evitar problemas agora e no futuro, realizando pequenas intervenções.

Como é feito esse tratamento

A ortodontia preventiva não envolve apenas um procedimento. Na verdade, consiste em um conjunto de ações e intervenções que garantem a saúde bucal da criança e o seu bom desenvolvimento. Algumas ações comumente praticadas pelo especialista são:

  • monitoramento dos espaços para o nascimento dos dentes permanentes;
  • indicação de aparelhos para manter esses espaços após a perda precoce de dentes de leite;
  • indicação de aparelhos expansores que corrigem o tamanho da arcada dentária para conseguir mais espaço para os dentes;
  • pequenos desgastes no esmalte dentário para garantir espaço para a oclusão;
  • extrações programadas de dentes de leite para facilitar ou favorecer o nascimento e posição dos permanentes;
  • tratamento de cáries e outros problemas que afetam a saúde bucal.

Além de tudo isso, cabe à ortodontia preventiva identificar problemas na fala, na respiração, na deglutição e outros, fazendo o encaminhamento do paciente para profissionais a fim de complementar os tratamentos realizados.

O ortodontista também realiza uma abordagem educativa orientando os pais e a criança a fim de retirar hábitos como chupar o dedo, chupeta e o uso da mamadeira por um período muito extenso. Afinal, eles comprometem o desenvolvimento das arcadas e face.

Benefícios da ortodontia preventiva

Como você viu, todas as crianças podem se beneficiar com a ortodontia preventiva, uma vez que ela envolve diversas ações que mantêm e equilibram a saúde bucal. A seguir listamos alguns benefícios alcançados para que você entenda melhor a importância desse ramo da odontologia.

Previne problemas complexos

Como a sobremordida, mordida cruzada e outros que afetam os ossos faciais e poderiam exigir uma cirurgia bucomaxilofacial no futuro.

Evita a extração de dentes

Porque são preservados os espaços para o crescimento dos dentes permanentes e a arcada é ajustada para comportar todos eles.

Favorece a formação dos dentes permanentes

Por preservar os espaços, monitorar o tempo de troca dos dentes de leite e ainda manter a saúde deles, o que interfere na de seus sucessores.

Reduz o número de procedimentos futuros

Isso porque evitamos que os problemas complexos se instalem, sendo assim, qualquer intervenção posterior é mais simples.

Além desses benefícios, a ortodontia preventiva mantém a estética do sorriso, preservando a autoestima da criança. Mas é muito importante que a primeira consulta seja precoce, a partir dos 3 anos, sendo essencial entre os 5 e 7. Lembre-se de procurar um especialista bem capacitado para ter o suporte de um profissional experiente.

Gostou deste post? Então tenha acesso a outras informações interessantes como essa. Assine a nossa newsletter para receber em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar