fbpx

Quebrei o dente, e agora? Como resolver?

quebrei o dente
4 minutos para ler

Constatar que “quebrei o dente” pode ser desesperador (ao menos nos primeiros momentos). Isso porque ficamos mais assustados até dimensionar o tamanho da fratura e preocupados em como agir depois de uma situação desse tipo.

Ainda assim, vale lembrar que esse é um risco mais comum que muitas pessoas imaginam — e que pode ocorrer por diversas razões. Se você quer se informar e saber o que fazer nesse cenário, então leia este artigo e fique informado. Confira!

O que pode causar essa situação?

Como adiantamos, a fratura do dente pode acontecer por diversas razões. Entre as mais comuns, destacamos os acidentes (como colisão com trauma dentário), problemas de oclusão, enfraquecimento pelas restaurações e outros motivos.

Em alguns casos, o dente também pode estar com microfaturas por alguma situação, como presença de cáries, bruxismo, mordida cruzada com dentes desalinhados e o desgaste natural do tempo. Todas essas situações enfraquecem os dentes e fazem com que fiquem mais vulneráveis para uma possível quebra.

Como agir depois que quebrei o dente?

Depois de entender um pouco melhor o que pode causar as fraturas, nada mais natural que querer saber como agir em uma situação desse tipo, certo? Veja alguns cuidados a seguir.

Conserve o dente quebrado

Se você deseja reimplantar o mesmo dente que foi quebrado, então é importante fazer de tudo para mantê-lo dentro das condições ideais. É importante lavar o fragmento com água morna, sem usar sabão e sem esfregar (para não eliminar as células próprias do dente). Feito isso, coloque o dente em um recipiente com soro fisiológico ou leite. 

Caso não tenha encontrado o dente, então o dentista vai escolher a melhor opção de reparo possível. Se a perda acontecer de forma completa, uma prótese ou implante podem ser bem-vindos. Entretanto, se for parcial, uma reconstrução com resina ou coroa costuma ser o suficiente.

Limpe a região

Pode ser que haja um sangramento na área do dente quebrado — o que torna necessária uma limpeza. Mesmo que não haja, minimamente a região entrou em contato com algo durante o choque e está suja. Justamente por isso, é importante limpar a boca com um enxaguante bucal ou bochecho de água com sal.

Não tente colocar o dente de volta

Algumas pessoas pensam que podem resolver a situação por conta própria, mas somente um dentista tem as ferramentas e conhecimentos necessários para colocar os dentes de volta no lugar. Portanto, nada de se aventurar!

Uma atitude desse tipo pode afetar partes internas ou até mesmo a raiz do dente — isso sem contar na possibilidade de contaminação por meio de milhares de bactérias.

Procure o dentista

Quanto antes o dente for recolocado, menores são as chances de sequelas ou ainda dificuldades. Por isso, não abra mão de procurar um dentista assim que for possível!

Qual o tratamento mais indicado?

O procedimento escolhido pelo dentista depende muito de cada caso, tendo em vista que ele precisa considerar o histórico clínico de cada paciente e a situação enfrentada por ele (que pode ser entendida melhor por meio de uma radiografia).

Ainda assim, o processo envolve (de um modo geral): anestesia, limpeza do local, radiografia, colagem do fragmento ou restauração em resina. Essa sequência se aplica para casos em que o dente foi quebrado. Caso ele tenha sido completamente perdido, então uma prótese ou implante costumam ser os caminhos mais comuns.

Depois de ler este artigo e saber como agir depois de constatar que “quebrei o dente, e agora?”, esteja atento e adote os cuidados que compartilhamos aqui. Lembre-se de não tomar nenhuma medida por conta própria, mas sempre procurar por um profissional especializado para cuidar de você.

Se você quer acompanhar os outros materiais que temos produzido sobre como manter a saúde bucal em dia, então assine a nossa newsletter. Assim você recebe tudo diretamente no seu e-mail e fica por dentro de conteúdos consistentes sobre o tema! Nos encontramos por lá! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar