fbpx

Qual a diferença entre restauração e obturação dentária?

restauração e obturação
3 minutos para ler

A área da odontologia que cuida da recuperação de dentes danificados é a dentística restauradora. De uma cárie mais simples até a recuperação de todo o dente ou qualquer deformidade que tenha devido a alguma intervenção, é de total responsabilidade do profissional recuperar o dano e fazer com que o dente fique o mais próximo possível do natural, preservando suas funções.

Para tal, há procedimentos que podem ser realizados: a restauração ou obturação dentária. Muitas pessoas não sabem mas na verdade não há distinção entre eles, que podem acabar sendo utilizadas com o mesmo sentido.

Pensando nisso, tiraremos as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Quais as diferencias entre restauração e obturação?

Na verdade, não há distinção entre eles. O termo restauração é o termo correto, mais é vulgarmente conhecido como obturação. Esse termo é utilizado somente com outra conotação na especialidade de endodontia, quando realizar um processo de obturação de canal significa finalizar o tratamento. Eles são procedimentos utilizados para realizar a recuperação dos dentes que são danificados.

Para quem e em quais situações são indicadas?

A restauração ou obturação são realizadas quando é preciso reconstituir partes da estrutura da coroa dental que foram perdidas devido a um trauma ou cárie. O que difere é que o termo obturação é usado quando está sendo feito um tratamento de canal. Ele se refere a etapa final quando já foi removido o nervo e o canal precisa ser fechado, ou seja, obturado.

O procedimento do canal pode ser recomendado se houver casos de cáries mais profundas, com a lesão atingindo a polpa do dente. Ele é formado por diversas etapas, sendo a obturação a última delas, e tem como papel restituir as funções do elemento dental.

Como cada um é feito?

Quando usamos o termo restauração, com o auxílio de uma caneta de alta rotação, o dentista desgasta o esmalte (muitas vezes a dentina) do dente para que toda a cárie seja retirada de lá, limpando bem a região prejudicada. Logo após, a parte danificada é preparada com um ácido em gel, que atua criando microporos para promover uma ligação juntamente com o adesivo, ao material restaurador que será utilizado no preenchimento.

A resina então é colocada utiliza-se uma luz brilhante para polimerizar (secar) o material. Depois disso, é feito o ajuste da altura e o polimento do dente para deixá-lo em seu formato original.

Quais os principais cuidados para quem tem restauração e para quem tem obturação?

Depois de ter realizado uma restauração ou uma obturação dentária, é preciso ter alguns cuidados específicos, como:

  • fazer check-ups dentários;
  • mastigar cuidadosamente os alimentos;
  • escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia;
  • não fazer a ingestão de alimentos muito frios ou muito quentes;
  • evitar as pastilhas elásticas na localidade onde está a obturação.

Por fim, situações em que é preciso o tratamento de canal, após ser feita a obturação do canal radicular, o dente deve receber uma restauração. Assim, o espaço interior presente no dente é fechado com a obturação, e ele tem de volta sua aparência e forma, devido à restauração, chegando no seu melhor resultado.

Conseguiu compreender a diferença entre restauração e obturação? Então, entre já em contato conosco e conheça nossos serviços!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar