fbpx

Sensibilidade dentária: o que causa e como tratar

2 minutos para ler

A sensibilidade dentária é um problema que assola grande parte da população. É caracterizada principalmente pela sensação de dor ao consumir alimentos e bebidas gelados. Embora as pessoas pensem que isto seja algo comum, problemas maiores podem estar por trás dessas dores, como a erosão dentária. Por isso, é essencial que seja feita uma avaliação por um dentista o quanto antes.

 

O que causa a sensibilidade?

A maior causa da sensibilidade são os alimentos ácidos. Alimentos ricos em açúcares e refrigerantes são os grandes vilões quando se trata de sensibilidade. Isso ocorre porque eles causam um desequilíbrio no pH salivar, o que aumenta a acidez e faz com que haja uma erosão dentária. Isso quer dizer que há um desgaste do esmalte do dente, o que deixa as terminações nervosas expostas e causam a dor.

Outras possíveis causas podem ser retração gengival, bruxismo, apertamento dos dentes e dentes fraturados.

 

Como tratar a sensibilidade

Um dos primeiros passos para controlar a sensibilidade é evitar alimentos e bebidas gelados, além daqueles ácidos, ou seja, que contenham muito açúcar e refrigerantes. Além disso, é indicado que o paciente busque um profissional o mais rápido possível. Com a avaliação, o dentista pode indicar o tratamento mais indicado para o seu caso.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar