fbpx

Sorriso e autoestima: conheça os impactos do tratamento ortodôntico

sorriso e autoestima
5 minutos para ler

Sorriso e autoestima se relacionam diretamente. Afinal, ele tem um grande destaque na aparência e ajuda a compor a imagem que os outros veem. Por isso, influencia na forma como o indivíduo se sente sobre ele mesmo.

A insatisfação com o próprio sorriso, seja em função da estética ou por condições clínicas como dores, dificuldade para mastigar, disfunções respiratórias, entre outros, interfere negativamente no estilo de vida de qualquer pessoa, abalando sua autoestima.

Mas independentemente do problema que causa essa insatisfação, a Odontologia dispõe de técnicas que podem mudar essa realidade, e o tratamento ortodôntico é uma das possibilidades. Continue lendo e veja como ele pode mudar vidas, permitindo uma relação melhor consigo mesmo!

A relação entre sorriso e autoestima

Para manter a autoestima elevada é preciso que uma pessoa esteja satisfeita com todos os aspectos da sua vida. Ela precisa se sentir bem com quem é, as coisas que faz e com sua própria aparência.

Nesse último caso, o sorriso tem um papel muito importante. Ele é considerado nosso cartão de visitas e assim precisa ter um aspecto agradável para que uma pessoa se sinta segura ao interagir com as demais.

Problemas clínicos que causam dores, provocam mau hálito, trazem desconfortos ou dificultam funções básicas como a mastigação, a respiração e a dicção, interferem negativamente na autoestima. Mas não são apenas eles que causam isso.

Os desalinhamentos dentários também abalam o equilíbrio entre sorriso e autoestima. Afinal, as arcadas dentárias ficam desarmônicas e assimétricas, prejudicando sua estética e a imagem pessoal de um modo geral.

Dentes desalinhados causam problemas funcionais e clínicos, pois essa condição costuma ser acompanhada por disfunções na mordida e dificultam realizar a higiene bucal. Isso aumenta a suscetibilidade ao tártaro, cáries, gengivite e mau hálito, por isso, o tratamento ortodôntico é tão importante.

A importância do tratamento ortodôntico para a autoestima

O tratamento ortodôntico tem um impacto extenso na vida das pessoas. Como você viu, desalinhamentos dentários provocam diversos problemas funcionais e estéticos. Portanto, esse procedimento equilibra a saúde bucal e melhora a relação entre sorriso e autoestima.

Por meio dele, prevenimos diversas condições que poderiam prejudicar os dentes e a estrutura facial. No que se refere ao modo como o indivíduo se sente sobre si mesmo, os impactos positivos são sentidos em curto e longo prazo, conforme os resultados surgem.

A seguir listamos alguns deles para que você entenda a importância desse tratamento para a autoestima.

Proporciona mais autoconfiança

A autoconfiança do indivíduo melhora assim que ele começa a fazer o tratamento. Afinal, ele sabe que dali para frente os resultados serão cada vez melhores e isso faz com que se sinta confiante para sorrir, falar e desempenhar suas tarefas. Sente sua imagem valorizada, pois entende que está investindo em si mesmo.

Favorece as interações sociais

Uma pessoa confiante não sente insegurança para interagir com os demais. A timidez e a retração social são características da baixa autoestima, pois o indivíduo tem medo de ser julgado negativamente. Isso não acontece ao apresentar um belo sorriso porque sabe que se terá uma boa aceitação.

Melhora a capacidade de encarar desafios

Essas mudanças positivas fazem o indivíduo acreditar em si mesmo. Ele não sente medo de encarar desafios e encontrar suas oportunidades. Além disso, aproveita momentos que poderia deixar passar se estivesse inseguro com sua aparência.

Estimula o desenvolvimento pessoal

Com sorriso e autoestima alinhados, o indivíduo que faz tratamento ortodôntico também consegue alcançar um melhor desenvolvimento pessoal. Afinal, já que ele aproveita oportunidades e encara desafios, é capaz também de aprimorar suas habilidades e competências, alcançando metas e objetivos.

A grande vantagem do tratamento ortodôntico é ser indicado para qualquer tipo de problema. Não importa se você tem um ligeiro desalinhamento, dentes um pouco afastados ou totalmente apinhados. Existe um aparelho e uma técnica ideais para corrigir essas imperfeições e deixar as arcadas perfeitamente alinhadas — basta contar com o auxílio e orientação de um profissional capacitado e de qualidade.

Valorize seu sorriso e autoestima corrigindo a posição dos seus dentes. Os tratamentos ortodônticos são essenciais para melhorar a funcionalidade das arcadas e proporcionar uma melhor estética. Assim você terá mais saúde bucal, satisfação consigo mesmo e qualidade de vida!

Que tal começar ainda hoje essa mudança? Entre em contato conosco e descubra qual é o tratamento ortodôntico ideal para alcançar o sorriso perfeito que você deseja!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar