fbpx

Conheça 4 principais tipos de aparelhos dentários

tipos de aparelhos dentários
4 minutos para ler

Você sabia que existem diferentes tipos de aparelhos dentários? Apesar de suas funções principais serem basicamente as mesmas, que é proporcionar um sorriso bonito e saudável, cada um trabalha com uma técnica diferente e, por isso, tem também uma função específica. Desse modo, a escolha do aparelho deve ser feita junto com o profissional e de acordo com a situação de cada paciente. 

Pensando nisso, resolvemos apresentar neste post os principais tipos de aparelhos dentários e quais são as suas funções. É válido ressaltar que é o profissional especializado em ortodontia é o responsável por realizar a avaliação e recomendar a opção que atenda as necessidades do paciente. Quer saber mais? Então continue com a leitura e aproveite as informações!

1. Aparelhos dentários preventivos

Utilizados especialmente na infância, os aparelhos preventivos trabalham para acabar com hábitos que podem desencadear o desalinhamento dentário, a falta de encaixe perfeita entre as arcadas dentárias, a mastigação incorreta e outros problemas de má oclusão.

Durante o período de desenvolvimento dos dentes, é comum que muitas crianças tenham o hábito de chupar o dedo, morder tampas de canetas, roer unhas e colocar a língua entre os dentes repetidamente. Todos são prejudiciais à saúde bucal e podem comprometer a estética do sorriso após a troca de todos os dentes de leite.

2. Aparelhos dentários ortopédicos

Ao contrário dos aparelhos mais convencionais, o aparelho ortopédico tem como finalidade corrigir a base esquelética do rosto, ou seja, a posição óssea do maxilar que sustenta os dentes inferiores e os superiores. O procedimento também é mais indicado para crianças, já que o aparelho aproveita a fase de crescimento e para orientar o desenvolvimento ósseo no sentido de harmonizar a posição das arcadas. Ele pode agir estimulando ou contendo a arcada que estiver com o crescimento errado.

Além de corrigir a desarmonia esquelética, o aparelho evita o aparecimento de problemas futuros relacionados à respiração, à deglutição e até mesmo à fala. Vale mencionar que apesar de ele ser mais utilizado por crianças, ele também pode ser colocado em adolescentes que sofrem com a falta de harmonia entre os lábios, os dentes e os ossos da face.

3. Aparelhos dentários fixos

Considerados os mais populares, os aparelhos fixos são usados para corrigir, em especial, desalinhamento dentário, apinhamento e mordida errada. Existem dois tipos principais. Confira!

3.1. Aparelhos dentários convencionais

Caracterizado pela presença de bráquetes metálicos, arcos metálicos e borrachinhas, o aparelho fixo convencional é a opção mais usada no dia a dia por ter um custo mais acessível. Ele é confeccionado em aço inoxidável e por isso é altamente durável e resistente.

O tempo de tratamento varia de acordo com cada paciente. No entanto, na maioria das situações o paciente coloca o aparelho e realiza manutenções mensalmente para que o profissional ajuste o aparelho.

3.2. Aparelhos dentários estéticos

Apesar de trabalhar de uma forma similar aos aparelhos fixos convencionais, o aparelho fixo estético se diferencia por ser mais discreto e proporcionar mais conforto e bem-estar aos pacientes.

Ele pode ser confeccionado de porcelana (cerâmica policristalina) ou safira (cerâmica pura e monocristalina), o que o torna quase imperceptível. Além disso, os bráquetes, praticamente translúcidos têm uma tecnologia que evita que eles fiquem manchados ao consumir alimentos muito pigmentados.

4. Aparelhos de contenção

Utilizado com o término do tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, o aparelho de contenção trabalha para manter os dentes alinhados. 

Em geral, a contenção da arcada dentária inferior é fixa, similar ao arco do aparelho fixo, mas na parte interna dos dentes. Já a contenção para os dentes superiores é feita em acrílico transparente e apresenta um fio metálico. Assim como nos casos anteriores, o uso do aparelho deve ser orientado e acompanhado por um profissional, incluindo o tempo de uso.

Viu quais são os principais tipos de aparelho? Então marque já uma consulta com um ortodontista de uma clínica de sua confiança e faça já uma avaliação. Não se esqueça de que ele é também o responsável por sanar qualquer outra dúvida que você tiver a respeito do assunto. 

Você já usou algum tipo de aparelho citado no post? Então deixe sua experiência nos comentários. Até mais!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar