fbpx

Será que estou com perda óssea bucal? Conheça os principais sintomas!

perda óssea bucal
3 minutos para ler

Você sabia que a perda óssea bucal é um problema que afeta a saúde e a beleza do seu sorriso? Apesar de parecer algo inofensivo, é importante ficar atento em relação aos sintomas e procurar um profissional para realizar o tratamento adequado. Isso porque o problema basicamente se caracteriza pelo desgaste do osso alveolar e, apesar de ser mais comum em idosos, pode surgir em qualquer pessoa e ocasionar uma série de outros danos à saúde bucal de um paciente. 

Com base no assunto, resolvemos apresentar as principais causas do problema, quais são os seus sintomas e quais são os riscos que ele apresenta para a saúde bucal. Para saber mais, continue com a leitura e aproveite as informações!

Afinal, o que provoca a perda óssea bucal?

Por se tratar do desgaste do osso alveolar da região bucal, a perda óssea dentária também se relaciona ao desgaste da densidade do tecido ósseo que sustenta os dentes. Em geral, as causas são associadas à fisiologia óssea em pessoas idosas, mas o problema também está relacionado à falta de cuidados com a região.

A higienização inadequada e a falta de uma alimentação equilibrada, por exemplo, podem provocar acúmulo de placa bacteriana podendo levar ao aparecimento de cáries sangramentos e a formação de tártaro com consequente enfraquecimento da região. Com isso, infecções gengivais podem surgir e, quando não tratadas, podem evoluir para doenças periodontais mais severas. 

É importante mencionar que as doenças periodontais podem provocar mau hálito, intensa sensibilidade, sangramentos constantes e inflamações. Isso gera o definhamento dos tecidos e a perda da estrutura dentária. 

Quais são os sintomas do problema?

Como a perda óssea afeta os tecidos que sustentam os dentes, os sintomas são bastante evidentes. Os mais comuns são:

  • irritação e vermelhidão gengival;
  • sangramentos na gengiva ao escovar os dentes;
  • mau hálito;
  • sensibilidade dentária;
  • retração gengival (caracterizada pela exposição exagerada da raiz do dente);
  • espaçamento dos dentes;
  • e mobilidade dentária.

Quais os riscos que a perda óssea oferece à saúde bucal?

A exposição da raiz do dente e o enfraquecimento da estrutura dentária geram uma série de danos à saúde bucal quando não tratados. Entre as consequências mais comuns, é importante citar:

  • o comprometimento da função mastigatória em decorrência da mobilidade dentária;
  • o comprometimento da estética dentária;
  • a presença de espaços entre os dentes;
  • a fragilidade dentária, aumentando os riscos de cáries e outras infecções;
  • e, em casos mais graves, a perda dentária.

Agora que você sabe o que é a perda óssea bucal, quais são suas causas, seus sintomas e quais os danos à saúde dentária que ela provoca, fique atento aos sinais e procure um dentista para fazer uma avaliação, identificar o problema, verificar as causas e realizar o melhor tratamento para a sua situação, assim como, te orientar em relação aos cuidados que devem ser tomados.

Lembre-se ainda de prevenir o problema com uma higienização adequada, uma dieta equilibrada em nutrientes e consultas de rotina em um profissional. Isso assegura que a saúde dos seus dentes esteja sempre em dia, assim como a beleza do seu sorriso. 

Gostou do post? Então entenda mais sobre o assunto e conheça os mitos e as verdades a respeito do clareamento dentário. Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar