Será que estou com perda óssea bucal? Conheça os principais sintomas!
Você sabia que a perda óssea bucal é um problema que afeta a saúde e a beleza do seu sorriso? Apesar de parecer algo inofensivo, é importante ficar atento em relação aos sintomas e procurar um profissional para realizar o tratamento adequado. Isso porque o problema basicamente se caracteriza pelo desgaste do osso alveolar e, apesar de ser mais comum em idosos, pode surgir em qualquer pessoa e ocasionar uma série de outros danos à saúde bucal de um paciente.
Com base no assunto, resolvemos apresentar as principais causas do problema, quais são os seus sintomas e quais são os riscos que ele apresenta para a saúde bucal. Para saber mais, continue com a leitura e aproveite as informações!
Afinal, o que provoca a perda óssea bucal?
Por se tratar do desgaste do osso alveolar da região bucal, a perda óssea dentária também se relaciona ao desgaste da densidade do tecido ósseo que sustenta os dentes. Em geral, as causas são associadas à fisiologia óssea em pessoas idosas, mas o problema também está relacionado à falta de cuidados com a região.
A higienização inadequada e a falta de uma alimentação equilibrada, por exemplo, podem provocar acúmulo de placa bacteriana podendo levar ao aparecimento de cáries sangramentos e a formação de tártaro com consequente enfraquecimento da região. Com isso, infecções gengivais podem surgir e, quando não tratadas, podem evoluir para doenças periodontais mais severas.
É importante mencionar que as doenças periodontais podem provocar mau hálito, intensa sensibilidade, sangramentos constantes e inflamações. Isso gera o definhamento dos tecidos e a perda da estrutura dentária.
Quais são os sintomas do problema?
Como a perda óssea afeta os tecidos que sustentam os dentes, os sintomas são bastante evidentes. Os mais comuns são:
- irritação e vermelhidão gengival;
- sangramentos na gengiva ao escovar os dentes;
- mau hálito;
- sensibilidade dentária;
- retração gengival (caracterizada pela exposição exagerada da raiz do dente);
- espaçamento dos dentes;
- e mobilidade dentária.
Quais os riscos que a perda óssea oferece à saúde bucal?
A exposição da raiz do dente e o enfraquecimento da estrutura dentária geram uma série de danos à saúde bucal quando não tratados. Entre as consequências mais comuns, é importante citar:
- o comprometimento da função mastigatória em decorrência da mobilidade dentária;
- o comprometimento da estética dentária;
- a presença de espaços entre os dentes;
- a fragilidade dentária, aumentando os riscos de cáries e outras infecções;
- e, em casos mais graves, a perda dentária.
Agora que você sabe o que é a perda óssea bucal, quais são suas causas, seus sintomas e quais os danos à saúde dentária que ela provoca, fique atento aos sinais e procure um dentista para fazer uma avaliação, identificar o problema, verificar as causas e realizar o melhor tratamento para a sua situação, assim como, te orientar em relação aos cuidados que devem ser tomados.
Lembre-se ainda de prevenir o problema com uma higienização adequada, uma dieta equilibrada em nutrientes e consultas de rotina em um profissional. Isso assegura que a saúde dos seus dentes esteja sempre em dia, assim como a beleza do seu sorriso.
Gostou do post? Então entenda mais sobre o assunto e conheça os mitos e as verdades a respeito do clareamento dentário. Até a próxima!