fbpx

Expansor palatino fixo: o que é e como funciona?

prime-odonto-campo-grande-expansor-dentista-boca
6 minutos para ler

A saúde bucal é muito importante na vida de uma pessoa, não só pela questão estética, mas também pelo seu bem-estar e autoestima.

Principalmente para as pessoas que sofrem de bruxismo e têm dores de cabeça frequentes. Sendo assim, é por isso que existem vários tratamentos ortodônticos voltados a estes pacientes.

Um dos mais eficazes é o uso do expansor palatino, que é cada mais utilizado pelo grande público. É sobre esse assunto que falaremos hoje, então, fique com a gente!

prime-odonto-campo-grande-expansor-dentista

O que é o expansor palatino?

O expansor palatino é um tipo de aparelho ortodôntico que possui uma função específica. Ele é colocado no céu da boca e fica preso aos dentes nas laterais. Existem algumas variações desse tipo de aparelho para aos dentes de baixo também.

Esse tipo de aparelho possui algumas variações de acordo com o problema, mas, na maioria dos casos, os aparelhos são fixos. Os aparelhos precisam ficar presos a, pelo menos, dois dentes das laterais e só podem ser removidos por um profissional qualificado.

Qual é a finalidade do expansor palatino?

O uso dos aparelhos ortodônticos é algo muito comum hoje em dia. Quase todas as pessoas já usaram um aparelho durante a vida, seja para prevenir problemas graves na formação dentária ou mesmo para corrigir uma má formação dentária.

Antigamente, os aparelhos dentários eram grandes e desajeitados, tornando o tratamento dos pacientes desconfortáveis. Entretanto, felizmente, hoje em dia os aparelhos são muito mais discretos, simples e quase imperceptíveis, dependendo do modelo.

Depois que a pessoa se acostuma com a sua presença, o incômodo já passa. A variedade dos aparelhos cresce a cada dia, melhorando o tratamento de problemas dentários cada vez mais específicos.

O expansor palatino é um exemplo disso. Esse tipo de aparelho é cada vez mais comum em vários consultórios ortodônticos, que buscam por inovações em seus tratamentos.

prime-odonto-campo-grande-expansor-dentista-boca

Como o expansor palatino pode ajudar na saúde bucal?

De acordo com especialistas, o expansor palatino é um tipo de aparelho que tem a finalidade de ampliar o arco dentário superior. Esses dispositivos corrigem as mordidas cruzadas posteriores.

O expansor palatino é usado tanto para descruzar a mordida posterior, quanto para ganhar espaço no arco dentário. Com isso, esses aparelhos são capazes de consertar e reposicionar os dentes tortos e encavalados.

Eles são usados principalmente como uma solução para os pacientes mais jovens, pois os adultos, normalmente, precisam de intervenção cirúrgica.

Como é a manutenção do expansor palatino?

Bem como a maioria dos aparelhos, o expansor de palatino também exige alguns cuidados para que ele consiga cumprir a sua função, a começar pela manutenção.

O aparelho só pode ser manuseado pelo dentista que acompanha o tratamento, pois se o paciente tentar ajustá-lo, é possível que piore o estado dos dentes.

A frequência das consultas ao dentista pode variar de acordo com a disponibilidade do paciente, mas elas devem ser realizadas uma vez por mês.

Contudo, dependendo do seu problema e do período do tratamento, é possível que o dentista recomende consultas mais frequentes para que o tratamento seja mais eficaz.

O paciente deve manter o aparelho sempre limpo, essa é a principal função dos usuários. Manter a higiene do aparelho é fundamental para que ele não acumule germes, gerando assim inflamações na gengiva, o que dificulta qualquer tipo de tratamento.

Dependendo do tipo do aparelho usado é possível que o paciente tenha que restringir sua alimentação ou fazer uso de escovas especiais durante o processo.

prime-odonto-campo-grande-expansor-dentista-rio-de-janeiro

Os principais cuidados com o aparelho expansor palatino 

O expansor palatino é ativado pelo ortodontista, ou seja, durante as consultas de manutenção do aparelho. Dessa forma, o profissional vai ajustando para que o dispositivo continue agindo na cavidade bucal.

É importante também evitar mastigar alimentos muito duros para que não haja riscos de alterar a sua morfologia.

As visitas ao dentista devem ser mantidas com regularidade, pois o expansor palatino depende da ativação periódica constante para que ele possa surtir os efeitos planejados.

Quais são os tipos de expansores palatinos?

Como já mencionamos, existem alguns tipos de expansores palatinos que, dependendo do paciente, pode ser necessária a adoção de algumas variações, de acordo com o método de instalação ou estrutura.

Os três principais e mais comuns tipos de aparelhos expansores palatinos, são: o Hyrax, o McNamara e o Haas. Falaremos um pouco sobre cada um deles a seguir!

O expansor Hyrax

Essa é a variação de expansor mais comum atualmente, especialmente em crianças e adolescentes. Isso ocorre porque, nessa fase da vida, a região do palato não está totalmente calcificada.

Com isso, é possível usar o aparelho tipo Hyrax para expandir a arcada dentária mais rapidamente. Portanto, o expansor Hyrax é o mais comum e o mais prático disponível para esses casos.

sorriso e autoestima - expansor palatino

O expansor McNamara

Esse tipo de dispositivo é mais eficaz quando os anéis de metal não passam entre os dentes. Se a situação do paciente for mais complexa, o expansor palatino do tipo Hyrax não será capaz de resolver o problema. Então, a alternativa mais indicada é o modelo McNamara.

Esse dispositivo possui uma cobertura de acrílico que fica entre os dentes ao invés de preso por um conjunto de anéis. A própria base do aparelho é usada como suporte.

O expansor Haas

O expansor Haas é composto por uma placa de acrílico que dá mais força ao aparelho. Esse dispositivo pode ser considerado como um meio termo entre o Hyrax e o McNamara.

O Haas utiliza anéis de metal presos aos dentes laterais da boca, que são os pontos de fixação. Contudo, ele também possui uma placa de acrílico que fica no céu da boca, dando mais suporte e força ao aparelho.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar