fbpx

Aparelho em crianças: quando o tratamento ortodôntico deve ser iniciado?

aparelho em crianças
4 minutos para ler

Não são apenas adolescentes e adultos que fazem tratamentos ortodônticos. Também é recomendado o uso de aparelho em crianças para que as correções em sua dentição e mordida sejam feitas o mais cedo possível.

Na infância é possível realizar medidas preventivas com o uso desses dispositivos. Assim, minimizamos os problemas que poderiam se manifestar no futuro, o que traz ainda mais benefícios para a saúde bucal.

Mas você sabe qual é a idade certa para usar aparelho? Preparamos este artigo para responder essa pergunta, explicar como o tratamento funciona e por que é tão importante que comece cedo. Acompanhe!

Qual é a importância do aparelho em crianças?

A Ortodontia não trata apenas dentes tortos. Ela cuida de diversas condições diferentes e é por isso que podemos usar aparelhos em crianças. Na infância, o organismo está em desenvolvimento, o que acontece de forma muito ativa. Por isso, a posição dos dentes e ossos sofre alterações em função de fatores como nutrição, respiração, higiene e hábitos, além de fatores genéticos.

Como consequência, a criança pode desenvolver:

  • projeção do maxilar;
  • problemas de mordida;
  • falta de espaço para os dentes permanentes;
  • inadequações na postura da língua; entre outros.

Iniciar um tratamento ortodôntico na infância possibilita identificar a tendência para desenvolver essas e outras condições, evitando que isso aconteça. Mas o uso do aparelho em crianças também tem um caráter corretivo, quando necessário.

Essa abordagem é essencial para um desenvolvimento saudável, para preservar a funcionalidade da face, a saúde bucal e elevar a autoestima e a qualidade de vida das crianças.

Como o tratamento funciona?

Quando a criança ainda tem dentes de leite o tratamento pode ser para a prevenção ortodôntica ou a correção de condições que já existem. Esses tratamentos podem ser com alguns aparelhos fixos ou com o aparelho móvel, dependendo de cada paciente.

No primeiro caso, previne ou minimiza problemas ortodônticos que se manifestariam no futuro. Por exemplo, podemos usar mantenedores de espaço quando ocorre a perda precoce de algum dente de leite. Assim, os espaços são mantidos e não ocorrem desalinhamentos ou apinhamentos.

Nas correções, o dispositivo trata alguns problemas na mordida já perceptíveis, aqueles relacionados à sucção e deglutição, bem como da postura da língua. Além desses, mordidas cruzadas e alterações de crescimento podem ser corrigidos nessa fase. A criança consegue mastigar, respirar, engolir e falar sem dificuldades ou disfunções.

Qual é a idade ideal para a criança começar a usar aparelho?

A partir dos 3 anos de idade é possível observar se a criança poderá ter algum problema ortodôntico ou ortopédico. Porém, o aparelho é recomendado em geral a partir dos 5 ou 7 anos, pois nessa fase o pequeno está mais maduro, entende a necessidade do dispositivo e de cuidar da higiene bucal.

Lembrando que o uso de aparelhos em crianças deve ser indicado por um ortodontista experiente. Assim, o caso é estudado detalhadamente para realizar as intervenções sem interferir negativamente no desenvolvimento.

O aparelho ortodôntico é feito sob medida com base nas necessidades da criança. Todo o tratamento é planejado conforme as intervenções necessárias e os resultados pretendidos, por isso, ele é totalmente personalizado e visa atender exatamente ao que o pequeno precisa.

Entretanto, é muito comum que apesar de ter feito um tratamento preventivo ou interceptativo quando criança o paciente ainda precise finalizar seu caso com aparelho fixo na fase de dentição permanente completa.

Quais são as vantagens de colocar aparelho em crianças?

Como dito, o uso do aparelho em crianças contribui com o desenvolvimento delas corrigindo problemas anatômicos, funcionais e prevenindo aqueles que poderiam surgir. Mas não são apenas esses benefícios, porque há também outras vantagens de fazer o tratamento, como:

  • mastigação mais eficaz;
  • tratamentos mais conservadores;
  • melhora da fala;
  • adequação da respiração;
  • prevenção de doenças bucais;
  • mais autoestima.

Não se esqueça de que os problemas ortodônticos começam na infância, por isso, o uso de aparelho em crianças é tão importante. Os pais precisam ficar atentos a essa questão e fazer o acompanhamento dos filhos o mais cedo possível para que as medidas preventivas sejam adotadas e o pequeno tenha mais qualidade de vida.

Gostou deste artigo? Então confira mais temas interessantes seguindo as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar