fbpx

Conheça os passos para tratamento ortodôntico com alinhador invisível

tratamento ortodôntico com alinhador invisível
5 minutos para ler

As pessoas estão cada vez mais buscando novas formas de melhorar sua aparência, saúde e qualidade de vida. Para isso, muitas delas se submetem aos mais variados tipos de procedimentos, como é o caso do alinhador invisível.

O tratamento ortodôntico com alinhador invisível é um recurso relativamente novo que está revolucionando a ortodontia moderna.

Eles funcionam de maneira muito simples e ao mesmo tempo muito eficaz. O Invisalign, como também é conhecido, trata-se de um conjunto de alinhadores transparentes e removíveis que são usados para alinhar os dentes sem mudar a estética do usuário.

Os aparelhos invisíveis foram criados em 1997 para substituir os aparelhos tradicionais, que são metálicos e possuem borrachinhas coloridas.

Eles são produzidos com a tecnologia SmartTrack, que é um polímero de alta performance, proporcionando ao paciente uma melhor adaptação e mais conforto, além de ajudar a controlar os movimentos dentários

prime odonto campo grande invisalign aparelho rio de janeiro

Como funciona o alinhador invisível: etapa de planejamento

No tratamento com o Invisalign são usadas várias ferramentas da odontologia digital, que proporcionam ao paciente os melhores resultados.

Nesse tipo de tratamento não há necessidade de uso de moldes e nem de massinhas, o que proporciona um sorriso perfeito em muito menos tempo do que um tratamento com aparelho convencional.

O Invisalign é produzido por meio de impressão 3D e é projetado especialmente no formato da boca e dos dentes do paciente, ou seja, é um tratamento personalizado para cada pessoa.

Esse aparelho atua promovendo a movimentação dos dentes de forma gradual e com uma precisão muito maior do que os aparelhos tradicionais.

Para isso, antes de começar o tratamento, é realizada uma consulta de avaliação do paciente para que se possa fazer o planejamento do tratamento mais adequando para cada caso.

O sorriso Digital

Na primeira consulta do paciente, o ortodontista utiliza o iTero®, scanner 3D da Invisalign, onde é criada uma imagem digital de toda a arcada dentária do paciente. O dentista escaneia os dentes da pessoa e depois essa imagem é projetada em um software no computador.

O scanner utilizado é capaz de tirar seis mil fotos digitais por segundo, produzindo assim uma imagem completa do sorriso do paciente. Tudo isso sem utilizar os moldes e as massinhas, o que traz mais conforto e agilidade ao tratamento.

prime odonto campo grande invisalign aparelho invisivel rio de janeiro

A análise dentária

Com a imagem, o dentista utiliza o ClinCheck®, que é um software de manipulação da Invisalign, para criar um plano para o tratamento de alinhamento dentário. O software é capaz de criar um mapa completo do sorriso do paciente e aponta as zonas que precisam ser melhoradas.

Com isso, o dentista poderá atender a movimentação que os dentes do paciente precisam, buscando sempre a alternativa mais confortável e rápida possível.

Nessa etapa do tratamento ortodôntico com alinhador invisível, o dentista pode também utilizar um software de planejamento de sorriso, conhecido como Dental Digital Marketing, o DSD.

A simulação

Com a técnica do DSD, o dentista consegue realizar o planejamento do tratamento do paciente de forma anatômica e estética. Assim, o dentista pode simular o sorriso do paciente e manipular o posicionamento anatômico da forma que mais combine com o rosto do usuário.

Com o Digital Smile Design o dentista pode simular os resultados que serão conquistados com o tratamento. Sendo assim, o paciente poderá verificar os resultados finais do tratamento já na primeira consulta.

prime odonto campo grande invisalign aparelho invisivel rj

A produção do alinhador invisível

Com o término do planejamento do tratamento, os alinhadores invisíveis poderão ser produzidos. Essa tecnologia permite que os pacientes recebam pares de alinhadores que são adequados especialmente para cada etapa do tratamento. Assim, o paciente poderá sair do consultório do dentista com todo o tratamento ortodôntico com alinhador invisível de uma só vez.

A quantidade de alinhadores que o paciente receberá irá depender do tempo de tratamento que ele precisará para resolver o seu problema. Eles terão que ser utilizados na sequência do planejamento feito pelo dentista.

O dia a dia do tratamento ortodôntico com alinhador invisível

Ao longo do tratamento, os alinhadores se encaixam perfeitamente aos dentes do paciente, promovendo assim as movimentações necessárias e que foram planejadas inicialmente pelo dentista responsável.

Mas é muito importante que o paciente respeite as regras de utilização dos aparelhos invisíveis, pois como se trata de um tipo de aparelho removível, é preciso ter muita disciplina.

Eles devem ser utilizados por, pelo menos, 22 horas por dia para que os resultados sejam como planejados.

Durante o tratamento ortodôntico com alinhador invisível, o paciente só poderá retirá-lo na hora das refeições para que os resultados sejam conquistados o mais rápido possível.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar