fbpx

Será que sua dor no dente é causada pelo siso?

dor no dente siso
4 minutos para ler

Sentir dor de dente pode ser uma verdadeira tortura. Nada mais natural, já que ela acontece de forma recorrente e parece que não nos deixa esquecer do desconforto. Ainda assim, nem sempre é fácil saber o que ocasiona essa situação.

Entre as causas mais comuns estão a sensibilidade dos dentes, cáries, canais e o tão esperado nascimento do siso. Também conhecido como “dente do juízo”, ele é o último a nascer e normalmente traz alguns transtornos consigo.

Se você gostaria de entender um pouco melhor como identificar se a causa da dor no dente siso é ocasionada por ele mesmo, então leia este artigo sobre o assunto e descubra!

O que é o siso e quais os sintomas do seu nascimento?

O siso é o terceiro molar e, embora seja muito comum, não é todo mundo que nasce com eles. Em algumas situações, ele fica escondido sob a gengiva e só consegue ser visualizado por meio de radiografias. Como adiantamos, ele é o último dente a nascer e isso normalmente acontece já na fase adulta.

Esse momento costuma vir acompanhado de dor e sensibilidade, e também inclui inchaço gengival e muitas vezes sangramento. Caso aconteça uma inflamação, então o cenário pode ser um pouco pior, já que pode ocasionar além do inchaço, mau cheiro na boca, dor na mastigação, dor de cabeça e dor na região dos maxilares e ouvido.

Quando o dente deve ser retirado?

A retirada do dente siso é muito comum e prova disso é que certamente você conhece alguém que já passou pelo procedimento. Ele é indicado em caso de complicações, como quando o dente fica retido dentro da gengiva ou do osso. Como uma situação dessas pode favorecer o aparecimento de cistos ou tumores, esse é um motivo importante para seguir com a retirada.

Vale destacar que muitos desses transtornos acontecem pela falta de espaço na boca, uma realidade cada vez mais comum (ainda mais se considerarmos os hábitos atuais, que foram responsáveis por diminuir o tamanho das arcadas). Nesses casos, o nascimento do dente siso pode acabar provocando um desalinhamento de vários outros.

Para fechar os motivos que justificam uma retirada do dente, não poderíamos deixar de falar da dificuldade de higienizá-lo. Mesmo tendo nascido corretamente, a tarefa pode ser difícil devido à sua localização tão posterior nas arcadas. Nesses casos, como o siso não participa da mastigação, também deve ser retirado.

Como a cirurgia acontece?

Depois de descobrir se a dor no dente siso é mesmo a causa ou não do seu desconforto, então pode ser que esteja se perguntando como a cirurgia acontece. De um modo geral, ela é simples e costuma durar em torno de uma hora, mas pode variar dependendo de cada caso.

Para dar mais conforto para o paciente, a anestesia local é usada e, em alguns casos, a sedação venosa também. Em casos de muita complexidade — o que não é muito comum — o procedimento pode ser feito no hospital com aplicação de anestesia geral.

A remoção deve acontecer preferencialmente antes dos 30 anos, pois isso facilita a recuperação. Além disso, a raiz do dente pode calcificar junto ao osso depois dessa idade (um processo chamado anquilose), então o procedimento fica bem mais difícil. A recuperação também costuma ser tranquila. De um modo geral, ela engloba dor e inchaço, mas podem ser evitados com alguns cuidados pós-operatórios.

Agora que você entende um pouco melhor o que pode causar a dor no dente siso e quando é indicado seguir com a extração deles, esteja atento e consulte seu dentista de confiança para avaliar a situação e indicar o tratamento mais adequado. Lembre-se que nada como as orientações de alguém especializado nesses casos.

Se você quer continuar se informando sobre o assunto, então leia agora o nosso artigo sobre a dor de dente. Nos encontramos por lá! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar