fbpx

Quando é preciso fazer enxerto ósseo dentário? Entenda!

enxerto ósseo dentário
4 minutos para ler

Você já ouviu falar do enxerto ósseo dentário? Esse é um procedimento realizado quando há perda óssea na cavidade oral, o que impede que determinados tratamentos sejam realizados. Ele consiste na reposição do tecido ósseo perdido, a partir de uma intervenção cirúrgica realizada por um cirurgião-dentista, geralmente um implantodontista ou periodontista.

Com o intuito de informá-lo, separamos neste post as principais questões a respeito desse tema. Então, continue a leitura e saiba mais sobre esse tipo de reparo!

Quando é necessário fazer um enxerto ósseo dentário?

O enxerto ósseo dentário é um procedimento voltado aos pacientes que precisam colocar implantes, mas não apresentam estrutura óssea suficiente para sustentá-lo. Essa falta de osso, geralmente, ocorre em decorrência da perda dentária, que provoca a reabsorção óssea e inviabiliza o tratamento com implante dentário.

No entanto, alguns outros fatores podem fazer com que seja preciso fazer um enxerto:

  • osteoporose;
  • envelhecimento;
  • variações anatômicas relacionadas aos seios maxilares;
  • periodontite.

Quais os tipos de enxerto ósseo dentário?

Confira, a seguir, os principais tipos de enxerto existentes atualmente!

Osso autógeno

Essa opção consiste na retirada de osso de uma parte do corpo do próprio paciente — a crista ilíaca, por exemplo — fator que anula os riscos de rejeição pelo organismo. A cirurgia pode ser realizada em consultório ou em um hospital, a depender da região que o material será retirado.

Osso homógeno

Nesse caso, o enxerto será feito a partir de tecido ósseo de um doador humano. No entanto, há maior chance de rejeição.

Osso heterógeno

Geralmente, utiliza-se osso bovino ou suíno. Apesar do material ser de uma espécie diferente, o material é bastante semelhante ao de humanos e, por isso, incorpora com facilidade. Muito comum também no casos de levantamento do assoalho do seio maxilar.

Como funciona esse procedimento?

Antes de passar pelo procedimento, o paciente fará exames de imagem que servirão para comprovar a necessidade de um enxerto ósseo dentário. A partir daí, é marcada a cirurgia, que será feita com anestesia local se realizada em um consultório odontológico, o que impede desconforto e dores durante a intervenção cirúrgica.

A duração desse processo depende do tipo de enxerto escolhido, mas costuma demorar mais apenas em casos de uso do osso homógeno.

Como é a recuperação?

A recuperação é tranquila, se todas as orientações do cirurgião-dentista forem seguidas. Veja alguns cuidados importantes:

  • utilizar todos os medicamentos prescritos, pelo tempo determinado e no horário indicado;
  • ingerir alimentos pastosos e líquidos durante o período de cicatrização;
  • repousar;
  • manter a cabeça posicionada adequadamente, sem forçá-la para baixo ou para cima;
  • ter bons hábitos de higiene bucal.

Quais as vantagens de realizá-lo?

Anteriormente, a colocação de implantes não era possível caso o paciente apresentasse perda óssea e, com isso, era preciso recorrer a outros tratamentos para compensar a perda dentária. Na atualidade, o enxerto ósseo possibilita que um implante moderno seja instalado até se houve uma redução muito significativa de tecido ósseo, o que permite um sorriso bonito, natural e impactos bastante positivos na autoestima.

Agora que você já sabe quando é necessário realizar um enxerto ósseo dentário, não deixe de procurar um bom cirurgião-dentista para garantir um tratamento de excelência. A colocação do implante após esse procedimento trará mais conforto e qualidade de vida no seu cotidiano.

Gostou deste post e deseja ter acesso a outros conteúdos relevantes? Então, siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no FacebookTwitterInstagram e LinkedIn!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar