fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre extração do dente siso

extração de dente siso
4 minutos para ler

A extração do dente siso é um procedimento muito frequente nos consultórios odontológicos. Afinal, é comum os terceiros molares apresentarem problemas durante a erupção ou oferecer risco de complicações para a saúde bucal.

Temos quatro dentes de siso, dois em cada arcada e localizados ao fundo delas. Costumam nascer entre os 16 e 25 anos. Algumas pessoas não têm esses dentes, outras não desenvolvem problemas, mas há aqueles que necessitam da extração.

Como esse procedimento gera dúvidas e inseguranças, preparamos este artigo para explicar quando é preciso extrair o siso, como isso é feito, os cuidados após a extração e a importância de se sentir confortável para realizar o tratamento. Acompanhe!

Por que a extração de dente siso é necessária?

Conforme explicamos na introdução, não são todas as pessoas que precisam fazer a extração de dente siso. Ela é recomendada apenas quando acontece algum problema durante o nascimento desse molar ou quando ele está causando dor e desconforto para o paciente. Sua indicação é para caso como:

  • siso incluso;
  • nascimento parcial;
  • projeção do siso em direção ao dente adjacente;
  • desalinhamento da arcada dentária;
  • dificuldade de higienização;
  • problemas recorrentes;
  • dores ou desconforto na região.

Quando isso acontece, o dentista recomenda a extração de dente siso porque a sua manutenção traria mais impactos negativos do que benefícios. É uma forma de preservar o restante da dentição e trazer qualidade de vida para o paciente.

Como a extração do siso é feita?

Existem duas técnicas de extração de dente siso. O dentista define qual será adotada com base na análise de cada caso, considerando as características do dente e a forma como ele está posicionado. Veja quais são esses dois tipos de extração.

Extração simples

Realizada no consultório do dentista com anestesia local. Clínicos Gerais também podem fazer esse tipo de extração, sendo que ela é indicada para os dentes que completaram todo o seu crescimento e erupção.

O especialista utiliza um instrumento específico para fazer alavanca e amolecer o dente. Quando ele já está solto, pode ser retirado facilmente utilizando o fórceps. A gengiva é suturada e o paciente pode voltar para casa.

Extração complexa

Geralmente, também realizada no consultório do dentista, mas os profissionais especializados em cirurgia buco-maxilo-facial são aqueles mais recomendados, porque a técnica é um pouco mais complexa.

É utilizada anestesia local. O dentista faz um corte na gengiva para acessar o dente ou visualizar o osso onde ele está incluso. Em alguns casos é preciso remover um pouco de tecido ósseo para retirar o dente que está preso. A gengiva é suturada e o paciente pode voltar para casa.

A extração simples dura poucos minutos porque não há necessidade de aplicar técnicas complexas. No caso de cirurgias complexas, ela pode durar cerca de 30 minutos ou mais, dependendo de cada caso.

Nos casos de maior complexidade, além da radiografia panorâmica que sempre é solicitada pode ser necessária a realização de uma tomografia computadorizada tipo cone beam para avaliar se o dente siso está em proximidade com alguma estrutura nobre como o nervo alveolar inferior.

Quais cuidados tomar após a extração?

Após fazer a extração de dente siso, seja uma extração simples ou complexa, é preciso tomar alguns cuidados para que os tecidos se recuperem sem complicações. As recomendações gerais dos dentistas são:

  • evitar esforços;
  • fazer compressas frias;
  • preferir uma dieta líquida ou pastosa;
  • optar por alimentos frios;
  • evitar exposição solar;
  • movimentar pouco a boca;
  • manter uma boa higiene bucal;
  • abster-se do cigarro e bebidas alcoólicas;
  • evitar alimentos quentes, ácidos e condimentados.

Além disso, é fundamental que você sinta segurança para fazer a extração. Então, é importante escolher com cautela o profissional que realizará o procedimento, a fim de manter uma relação de maior confiança com ele.

Escolha um dentista experiente, que tenha boas recomendações e esclareça suas dúvidas. Assim poderá fazer a extração de dente siso com mais tranquilidade e a certeza de ser atendido por um profissional bem qualificado, que terá total cuidado com sua saúde.

Precisa de bons profissionais e uma clínica completa? Entre em contato conosco e agende uma consulta para conhecer nossa equipe e estrutura!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar