fbpx

O que é bruxismo? Entenda quais os riscos para a saúde bucal

o que é bruxismo
3 minutos para ler

O bruxismo é um problema mais comum do que você imagina: dados da Organização Mundial de Saúde apontam que ele afeta cerca de 30% da população. Além de atrapalhar o sono e a qualidade de vida das pessoas, a condição traz riscos à saúde bucal, por isso exige tratamento.

Mas você sabe exatamente o que é bruxismo e quais suas principais causas? Acompanhe nosso post e fique por dentro também dos impactos desse distúrbio para a dentição!

O que é bruxismo?

É um transtorno caracterizado pelo ranger excessivo dos dentes, que pode ocorrer durante o dia, porém tem uma prevalência maior na hora do sono. Pode acometer não só os adultos, como também as crianças.

O atrito entre os dentes chega a ser tão forte que causa até um ruído incômodo, atrapalhando, muitas vezes, a pessoa que dorme ao lado. Aliás, isso é o que contribui para que o paciente busque o tratamento, pois, em muitos casos, ele tem bruxismo, mas nem desconfia do problema.

O transtorno pode ser resultado do estresse, da apneia obstrutiva do sono, do uso de alguns medicamentos e até de problemas de oclusão — visto que o encaixe imperfeito da arcada pode contribuir para esse quadro.

Quais os riscos desse distúrbio para a saúde bucal?

Quem sofre com o bruxismo pode ter problemas na articulação temporomandibular (ATM) devido à força excessiva que exerce nos músculos da mastigação. Dessa maneira, é comum a pessoa acordar com o maxilar dolorido ou ainda ter dores de cabeça, no ombro ou até mesmo no pescoço.

O ranger dos dentes pode provocar a abrasão dental, desgaste no esmalte dentário que deixa a dentina mais exposta, levando à sensibilidade, quadro dolorido desencadeado pelo contato com alimentos muito frios, quentes ou doces. É uma condição que também aumenta o risco de cáries.

O bruxismo traz ainda impactos estéticos, pois pode deixar os dentes mais curtos, lascados ou até mesmo com um risco de fratura maior.

Como é o tratamento para o bruxismo?

Antes de falar do tratamento, é importante destacarmos que as consultas regulares ao dentista vão ajudar a prevenir o problema ou diagnosticá-lo ainda no início.

Para quem já sofre com o distúrbio, é preciso descobrir, primeiramente, as causas do problema. Assim, além do tratamento odontológico, é recomendado tratar outras questões. Se o bruxismo é decorrente do estresse, por exemplo, o acompanhamento psicoterápico será de grande ajuda.

O dentista pode indicar o uso de placas miorrelaxantes na hora do sono, que vão proteger os dentes, ou ainda o tratamento ortodôntico em casos de problemas de má oclusão. Há ainda a opção da utilização de toxina botulínica, substância que relaxa os músculos da mastigação, contendo o distúrbio de forma temporária.

Agora que você já sabe o que é bruxismo, fique atento a sua saúde bucal e procure o dentista em caso de sensibilidade ou dores que venham a surgir no maxilar. O distúrbio prejudica a qualidade de vida do paciente e traz danos à dentição e ao sorriso, por isso deve ser investigado e tratado.

Muitas pessoas têm sensibilidade dental, mas não entendem muito bem sobre o problema. Se você também quer saber mais sobre o assunto, conheça as causas para os dentes sensíveis e os tratamentos mais indicados!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar