fbpx

Os malefícios da mordida errada

3 minutos para ler

Quem não quer ter um sorriso bonito durante toda a vida? Contudo, isso não é tão simples. Para manter os dentes e a boca sempre saudáveis, é necessário ter atenção com sua saúde bucal e também com a posição da mordida.

A mordida errada ocorre quando há um desencontro da arcada superior com a inferior na hora de fechar boca. Ela pode ser o resultado de aspectos genéticos, ambientais ou ainda funcionais.

A questão é que a condição traz prejuízos para a beleza e a saúde, como vamos mostrar neste post. Confira!

O que é mordida errada?

A mordida errada, cujo tipo mais comum é a mordida cruzada, é uma condição comum na população. Ocorre quando o maxilar e a mandíbula não se encaixam da forma como deveriam.

Quando a oclusão está correta, a arcada de cima é um pouco maior do que a de baixo, já no caso da mordida cruzada ocorre uma inversão nesse quadro: a arcada superior se encaixa por dentro da inferior.

É uma situação que pode ser causada por problemas nos ossos da face ou ainda devido a alguns hábitos da infância, como usar mamadeira, chupeta ou chupar o dedo.

Quais prejuízos pode trazer para a saúde?

Pacientes com mordida errada podem apresentar assimetria facial ou ter o queixo projetado para a frente. Mas não pense que se trata apenas de um incômodo estético, pois os prejuízos vão além.

A longo prazo, a mordida cruzada pode causar dificuldades na mastigação, na fala, respiração e até mesmo levar a desgaste dos dentes. Além disso, provoca um posicionamento errado da articulação temporomandibular (ATM), o que pode ocasionar estalos na hora em que a pessoa abre a boca, zumbidos no ouvido e dores nos dentes, maxilar, cabeça e no pescoço.

O problema é que, em alguns casos, as pessoas não percebem que apresentam essa condição, visto que os dentes podem parecer alinhados, resultando em um sorriso bonito, porém mascarando a falha ortodôntica.

Por esses motivos, é essencial saber identificar quando sua mordida apresenta sintomas de alinhamento errado. Para isso, é importante manter uma regularidade nas consultas com o ortodontista para, se for preciso, realizar o tratamento correto.

Quais as formas de tratamento?

É possível tratar a mordida cruzada, sendo que a correção é feita de maneira mais rápida e eficiente na infância, porque os ossos da face ainda estão em formação. Desse modo, é fundamental que as crianças passem pelo ortodontista desde cedo para que essa condição seja identificada e corrigida.

O tratamento é feito com o aparelho ortodôntico, que vai estimular o crescimento do maxilar e frear o da mandíbula para que a oclusão fique adequada.

Mas é claro que os adultos também podem se beneficiar com o uso do aparelho para corrigir o problema. Somente em situações mais complexas é que a correção deve ser feita por meio de cirurgia, também realizada pelo dentista.

Agora você já sabe o que caracteriza a mordida errada e por que é tão importante fazer a identificação dessa condição ainda na infância. A correção do problema, além de harmonizar o rosto e deixar o sorriso mais bonito, vai trazer mais qualidade de vida ao paciente.

Quer acompanhar outras dicas de saúde e estética bucal? Então assine a nossa newsletter e receba regularmente novos conteúdos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar