fbpx

Raspagem lingual faz bem ou não? Venha descobrir!

raspagem lingual
4 minutos para ler

A saúde bucal tem uma relação direta com a qualidade e a frequência dos cuidados adotados com a boca. Nada mais natural, já que eles ajudam a manter a região limpa e devidamente higienizada.

Ainda assim, muitas pessoas ficam sem saber sobre quais seriam as técnicas ou práticas mais recomendadas para isso. A limpeza da língua, por exemplo, ainda desperta muitas dúvidas. Essa região merece muita atenção, já que pode acumular restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias.

Se você quer entender um pouco melhor o que é a raspagem lingual e se ela deve ou não ser feita, leia este artigo até o final e fique por dentro do assunto!

Afinal, o que é a raspagem lingual?

Muitas pessoas usam as escovas dentárias para realizar a higiene da região, mas essa não é a melhor forma de limpar a língua. Isso porque as cerdas da escova não são preparadas para esse procedimento, então podem acabar desgastando e/ou ferindo o local.

O limpador de língua é o acessório indicado para a limpeza da região, pois consegue alcançar uma área maior e realizar o procedimento com eficiência. É por meio dele que os pacientes conseguem fazer a raspagem lingual e retirar a saburra e os restos alimentares.

Como você deve ter percebido, essa não é uma prática comum no Brasil. Prova disso é que a maioria dos brasileiros não têm um limpador de língua em casa. Entretanto, essa realidade só vai mudar quando os envolvidos entenderem os benefícios que a prática pode trazer consigo.

O procedimento faz bem para a saúde bucal?

Agora que você sabe com mais clareza o que é a raspagem lingual, pode ser que queira saber com mais detalhes quais são as vantagens que a prática pode trazer, não é mesmo? Conheça algumas que elencamos a seguir.

Ajuda a evitar o mau hálito

O mau hálito provoca muito incômodo, seja para quem vive com a situação ou para quem convive. Ele prejudica muito os relacionamentos, seja na vida pessoal ou profissional.

Para quem não sabe, a halitose acontece porque a decomposição dos microrganismos que ficam na língua causa um odor desagradável. Pessoas que não investem na higiene correta podem provocar um aumento da placa e, por consequência, do mau hálito.

Deixa a língua limpa

Manter a língua limpa é uma das melhores formas de evitar problemas bucais, além de garantir aquela sensação de cuidado e hálito fresco.

Retira o acúmulo de placa

Como adiantamos, a placa e os restos de alimentos costumam se acumular na língua. Por isso, adotar uma limpeza eficiente da região é uma das melhores maneiras de retirar o acúmulo e preservar a região.

Reduz as chances de gengivite e periodontite

A gengivite é formada por uma série de microrganismos. Isso significa que, quando a pessoa não adota uma limpeza da boca e língua de forma sistemática, ela pode se desenvolver e atacar a ligação entre dente, gengiva e tecido ósseo.

Caso evolua para a periodontite, pode atacar os ligamentos que sustentam os dentes — o que pode ocasionar a perda precoce deles.

Depois de ler este artigo e entender a importância da raspagem lingual, esteja atento e adote este cuidado na sua rotina. Faça o procedimento da forma correta (limpando de trás para frente até que toda a sujeira seja retirada) e perceba os benefícios que a prática pode trazer. Para completar, lembre-se também da escovação dos dentes e uso do fio dental.

Se você quer continuar se informando sobre o tema, então leia agora mesmo nosso artigo sobre a higiene da boca. Nos encontramos por lá!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar