Conheça 4 principais tipos de aparelhos dentários
Você sabia que existem diferentes tipos de aparelhos dentários? Apesar de suas funções principais serem basicamente as mesmas, que é proporcionar um sorriso bonito e saudável, cada um trabalha com uma técnica diferente e, por isso, tem também uma função específica. Desse modo, a escolha do aparelho deve ser feita junto com o profissional e de acordo com a situação de cada paciente.
Pensando nisso, resolvemos apresentar neste post os principais tipos de aparelhos dentários e quais são as suas funções. É válido ressaltar que é o profissional especializado em ortodontia é o responsável por realizar a avaliação e recomendar a opção que atenda as necessidades do paciente. Quer saber mais? Então continue com a leitura e aproveite as informações!
1. Aparelhos dentários preventivos
Utilizados especialmente na infância, os aparelhos preventivos trabalham para acabar com hábitos que podem desencadear o desalinhamento dentário, a falta de encaixe perfeita entre as arcadas dentárias, a mastigação incorreta e outros problemas de má oclusão.
Durante o período de desenvolvimento dos dentes, é comum que muitas crianças tenham o hábito de chupar o dedo, morder tampas de canetas, roer unhas e colocar a língua entre os dentes repetidamente. Todos são prejudiciais à saúde bucal e podem comprometer a estética do sorriso após a troca de todos os dentes de leite.
2. Aparelhos dentários ortopédicos
Ao contrário dos aparelhos mais convencionais, o aparelho ortopédico tem como finalidade corrigir a base esquelética do rosto, ou seja, a posição óssea do maxilar que sustenta os dentes inferiores e os superiores. O procedimento também é mais indicado para crianças, já que o aparelho aproveita a fase de crescimento e para orientar o desenvolvimento ósseo no sentido de harmonizar a posição das arcadas. Ele pode agir estimulando ou contendo a arcada que estiver com o crescimento errado.
Além de corrigir a desarmonia esquelética, o aparelho evita o aparecimento de problemas futuros relacionados à respiração, à deglutição e até mesmo à fala. Vale mencionar que apesar de ele ser mais utilizado por crianças, ele também pode ser colocado em adolescentes que sofrem com a falta de harmonia entre os lábios, os dentes e os ossos da face.
3. Aparelhos dentários fixos
Considerados os mais populares, os aparelhos fixos são usados para corrigir, em especial, desalinhamento dentário, apinhamento e mordida errada. Existem dois tipos principais. Confira!
3.1. Aparelhos dentários convencionais
Caracterizado pela presença de bráquetes metálicos, arcos metálicos e borrachinhas, o aparelho fixo convencional é a opção mais usada no dia a dia por ter um custo mais acessível. Ele é confeccionado em aço inoxidável e por isso é altamente durável e resistente.
O tempo de tratamento varia de acordo com cada paciente. No entanto, na maioria das situações o paciente coloca o aparelho e realiza manutenções mensalmente para que o profissional ajuste o aparelho.
3.2. Aparelhos dentários estéticos
Apesar de trabalhar de uma forma similar aos aparelhos fixos convencionais, o aparelho fixo estético se diferencia por ser mais discreto e proporcionar mais conforto e bem-estar aos pacientes.
Ele pode ser confeccionado de porcelana (cerâmica policristalina) ou safira (cerâmica pura e monocristalina), o que o torna quase imperceptível. Além disso, os bráquetes, praticamente translúcidos têm uma tecnologia que evita que eles fiquem manchados ao consumir alimentos muito pigmentados.
4. Aparelhos de contenção
Utilizado com o término do tratamento ortodôntico com aparelhos fixos, o aparelho de contenção trabalha para manter os dentes alinhados.
Em geral, a contenção da arcada dentária inferior é fixa, similar ao arco do aparelho fixo, mas na parte interna dos dentes. Já a contenção para os dentes superiores é feita em acrílico transparente e apresenta um fio metálico. Assim como nos casos anteriores, o uso do aparelho deve ser orientado e acompanhado por um profissional, incluindo o tempo de uso.
Viu quais são os principais tipos de aparelho? Então marque já uma consulta com um ortodontista de uma clínica de sua confiança e faça já uma avaliação. Não se esqueça de que ele é também o responsável por sanar qualquer outra dúvida que você tiver a respeito do assunto.
Você já usou algum tipo de aparelho citado no post? Então deixe sua experiência nos comentários. Até mais!