Você já pensou em clarear seus dentes?
O clareamento dentário é um tratamento realizado com substâncias que atuam no esmalte do dente deixando-o mais claro. Seu principal agente clareador é o oxigênio, proveniente do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
É possível fazer o procedimento no consultório do dentista com aplicação do gel clareador e utilizando laser ou luz LED para potencializá-lo. Porém, também existe a técnica caseira, feita com gel e uma moldeira, sempre com acompanhamento regular do dentista.
Essa é uma excelente opção para quem deseja valorizar o sorriso de uma forma rápida e confortável. Quer saber mais? Então continue lendo para entender como funciona o clareamento dentário e por que ele pode ser ideal para você!
Quando o clareamento dentário é indicado?
O clareamento dentário não tem finalidades terapêuticas, mas sim estéticas. É indicado para melhorar a aparência do sorriso e elevar a autoestima. Afinal, com o passar do tempo é natural que os dentes adquiram uma tonalidade amarelada ou escurecida que, além de um aspecto envelhecido, transpassa impressão de descuido.
O dente escurece porque a dentina se forma continuamente dentro dele. Assim, sua camada fica mais espessa e resulta em um esmalte mais amarelo. Além disso, corantes de bebidas e alimentos se depositam nos micro poros do esmalte, alterando sua tonalidade.
Dessa forma, o clareamento dentário é indicado para pessoas a partir de 16 anos que se incomodam com a tonalidade amarelada ou escurecida do seu sorriso. Mas é válido lembrar que ele não deixa os dentes necessariamente brancos em todos os casos.
A substância utilizada promove uma tonalidade mais clara para o esmalte, entretanto, de acordo com a cor natural dele. Existem tons brancos, amarelados, acastanhados, acinzentados e até mesmo avermelhados. O tratamento ameniza essas tonalidades, mas não as modifica.
Como o clareamento funciona?
Conforme explicamos, o clareamento dentário pode ser feito no consultório do dentista ou em casa. Nas duas técnicas é preciso passar pela avaliação com o profissional para saber se o tratamento é indicado e trará os resultados esperados. Se tudo estiver bem, ele seguirá com as etapas a seguir.
Exame visual e avaliação
Antes de iniciar o clareamento dentário é imprescindível a realização de um criterioso exame clínico e radiográfico. Por meio dele verificam-se possíveis problemas, como cáries e infiltrações, que poderiam influenciar na sensibilidade dental durante ou após a aplicação da técnica.
Profilaxia
É feita uma limpeza de consultório (profilaxia) para remover resíduos superficiais do esmalte e possíveis pontos de tártaro. Assim, os dentes ficam totalmente limpos e prontos para receber a substância clareadora.
Sessões com gel clareador
Depois dessa preparação iniciam-se as sessões de aplicação do gel clareador. Caso tenha optado pela técnica de consultório, o procedimento tem duração média de uma hora. Em intervalos de uma semana ou alguns dias são feitas novas sessões, até finalizar o tratamento. São necessárias de 1 a 3 para alcançar os resultados.
No caso de optar pela técnica caseira, existem outras consultas prévias para confeccionar a moldeira que será utilizada durante o clareamento. Quando ela estiver pronta, a consulta com o dentista será para ele dar instruções de como o procedimento deverá ser realizado pelo paciente.
É necessário fazer o retorno nas datas agendadas para acompanhamento profissional. O dentista verificará se a técnica está sendo aplicada corretamente e se os resultados estão sendo alcançados sem prejuízos para a saúde bucal.
Como prolongar o clareamento dentário?
Depois de finalizar o clareamento é preciso tomar alguns cuidados para prolongar ao máximo os resultados. Afinal, esse não é um tratamento definitivo, porque os dentes podem voltar a ficar amarelados e escurecidos, já que essa é uma tendência natural.
Por causa disso, algumas pessoas realizam o tratamento anualmente. De toda forma, é possível prolongar a duração dele com algumas medidas que evitam amarelamento e manchas. Veja!
- escovar os dentes após cada refeição.
- evitar o consumo de bebidas e alimentos pigmentados.
- enxaguar a boca após ingerir bebidas pigmentadas.
- evitar cremes dentais e enxaguantes bucais com corante.
- usar o fio dental diariamente.
- evitar o cigarro.
- fazer a profilaxia dentária a cada 6 meses.
O clareamento dentário deve ser realizado cuidadosamente por um cirurgião dentista, a fim de garantir a execução correta da técnica. Afinal, deve ser feito respeitando as características de cada paciente para não prejudicar a estrutura do esmalte nem abalar a saúde bucal. Então, prefira um profissional especializado para alcançar um sorriso perfeito e saudável!
Quer outras dicas para cuidar bem do seu sorriso? Assine a nossa newsletter e receba temas interessantes como isso em seu e-mail!