fbpx

Invisalign: para quem está indicado?

Invisalign indicado prime odonto rj
5 minutos para ler

O Invisalign é um sistema inovador no tratamento dentário com alinhadores transparentes. Esse aparelho vem sendo cada vez mais procurado nos consultórios odontológicos.

Isso ocorre, por conta das inúmeras vantagens oferecidas aos pacientes que desejam ter um sorriso mais bonito.

Em especial, aos pacientes que recusam o uso dos aparelhos convencionais por conta de sua aparência metálica. O Invisaling também atrai cada vez mais pacientes pelo seu conforto e praticidade.

Porém, esse sistema ainda gera dúvidas sobre suas funcionalidades, fazendo com que muitas pessoas percam a oportunidade de aproveitar os benefícios que ele pode proporcionar. 

O que é o Invisalign?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal nem todas as pessoas conhecem esse sistema, o Invisalign é um sistema feito com material transparente, que corrige o alinhamento dos dentes.

O material utilizado para a confecção deste tipo de aparelho é praticamente invisível e desenvolvido de acordo com o formato dos dentes de cada paciente, oferecendo maior conforto e discrição.

As moldeiras devem ser usadas de regularmente, sendo removidas apenas quando necessário, para a alimentação e higienização bucal.

O tempo de utilização do Invisalign dependerá da necessidade de cada paciente. Mas esse tempo pode ser indicado pelo dentista após a realização da avaliação.

Existe um planejamento para a troca das moldeiras, que é estabelecido pelo dentista responsável pelo tratamento. Isso ocorre devido as alterações sofridas pelos dentes durante o processo de alinhamento dental.

Um dos pontos positivos do Invisalign é que ele não interfere na vida cotidiana dos pacientes, elevando a autoestima de quem usa. Outra grande vantagem é a sua manutenção, que é feita de forma simples e prática.

Por isso, o número de pacientes e de especialistas que estão optando pelo aparelho invisível aumenta a cada dia.

prime odonto campo grande invisalign aparelho invisivel rj

Como funciona o tratamento com o Invisalign?

Esse tipo de tratamento trabalha com um sistema de alinhadores transparentes, onde o ortodontista faz moldes ou capturas de imagens em 3D dos dentes do paciente.

Assim, ele cria os alinhadores de forma personalizada, com conforto e modernidade ao paciente. Quando usado regularmente, os alinhadores começam a posicionar os dentes de forma correta.

Outro ponto positivo é que por serem feitos de um material específico. Os alinhadores invisíveis se tornam mais resistentes e não interferem no cotidiano de seus usuários.

Geralmente, o alinhador Invisalign precisa ser trocado em períodos que variam de 7 a 15 dias. Ou ainda quando houver alguma evolução alinhamento dos dentes do paciente.

É importante ressaltar que durante o processo, o dentista pode optar pela utilização de outros métodos que possam contribuir com a evolução do sorriso do paciente.

Esse mecanismo pode ser usado para resolver vários tipos de problemas dentários, dos mais simples aos mais complexos.

Contudo, seu uso dependerá da avaliação do especialista e da indicação para o uso do dispositivo invisível.

Quando o Invisalign é indicado?

O aparelho invisível é indicado e pode ser usado pela maioria das pessoas. Como, por exemplo, em casos de apinhamento (dentes sobrepostos), sobremordida (mordida profunda), prognatismo (mandíbula e os dentes inferiores se projetam para a frente dos superiores) ou mordida cruzada (inversão do encaixe dos dentes), entre outros.

Apinhamento

Quando paciente possui esse problema, os alinhadores transparentes vão ajustando os dentes do paciente de maneira que eles fiquem encaixados de forma natural.

As pessoas que possuem esse problema, têm os dentes sobrepostos e/ou até mesmo torcidos e eles são empurrados para trás ou para frente uns dos outros.

Mordida Cruzada

Nesse caso, os pacientes podem apresentar alguns dentes superiores com encaixe invertido em relação aos dentes inferiores. Isso pode ocorrer tanto na parte da frente quanto de trás, dos dois lados da boca ou até mesmo de um lado só.

Sobremordida

Esse é um dos problemas mais comuns nas clínicas odontológicas. E ocorre quando os dentes superiores do paciente sobrepõem os inferiores excessivamente.

Nesse tipo de problema, o Invisaling ajuda no alinhamento e também na diminuição desta sobreposição, trazendo ao paciente um sorriso alinhado e harmonioso.

Prognatismo

Ao contrário da sobremordida em que o paciente possui uma sobreposição dos dentes superiores sobre os inferiores, no prognatismo acontece o inverso. Ou seja, os dentes inferiores ficam a frente dos superiores.

Neste caso, são os dentes inferiores que se sobressaem aos superiores. Esse tipo de problema também podem ser resolvidos com o uso do Invisalign, mas de acordo com a orientação do dentista.

O Invisalign ou alinhador invisível pode ser utilizado nos mais diversos casos de desarmonias dos dentes, sejam graves ou simples, e o melhor de tudo é que aparelho é muito discreto, ajudando na autoestima de quem usa.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar