fbpx

Confira 6 principais alimentos que escurecem os dentes!

alimentos que escurecem os dentes
4 minutos para ler

Todo mundo sonha com um sorriso bonito — e não dá para negar que isso tem uma relação direta com a tonalidade dos dentes. Prova é que o clareamento dentário é um dos procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos.

Ainda assim, existem alguns alimentos que escurecem os dentes, principalmente porque contam com um excesso de pigmentação que são transferidos para o dente. Nesses casos, controlar o consumo de alguns deles é o primeiro passo para manter os dentes claros.

Se você ficou curioso e quer conhecer alguns alimentos com essa característica, então leia este artigo e entenda mais sobre o tema. Vamos lá?

1. Café

O café é uma bebida indispensável na rotina de muitas pessoas. Algumas até relatam que a falta dele traz dor de cabeça, desconforto e queda na produtividade. Por outro lado, ingerir o líquido de forma exagerada escurece os dentes por conta da acidez que ele carrega consigo.

Para quem não sabe, o café conta com polifenóis ácidos que causam manchas amareladas nos dentes — assim como uma descoloração do esmalte dentário. Motivo suficiente para controlar o consumo e, de quebra, evitar situações como a gastrite, não é mesmo?

2. Vinho

O vinho é outra bebida que merece atenção, tendo em vista que contém os mesmos polifenóis ácidos que o café em sua composição. Quando ingeridos em excesso, eles agridem os tecidos da boca, dentes e gengivas.

Além disso, o consumo também interfere em uma diminuição na produção de saliva, uma combinação que deixa a boca mais vulnerável para ataques de bactérias.

Se você quer evitar os efeitos que esse e outros alimentos que escurecem os dentes têm, aposte nos vinhos brancos (que são menos agressivos) e ingira alimentos duros também, como as nozes ou amêndoas, já que eles colaboram com a produção de saliva nesse tempo.

3. Beterraba

A beterraba é mais um alimento com muita pigmentação. Por isso, assim como os demais que compartilhamos, ela aumenta a chance de escurecer os dentes se forem consumidas de maneira frequente.

Para evitar essa situação, uma dica importante envolve investir em uma higienização completa depois do consumo para remover as placas com a escovação.

4. Vinagre balsâmico

O vinagre balsâmico é naturalmente escuro e, somado a isso, conta com uma característica pegajosa em sua composição. Esse aspecto pode parecer despretensioso, mas faz com que grude com facilidade nos dentes e provoque manchas escuras como consequência.

5. Frutas escuras

As frutas com tonalidades mais escuras, como ameixas, mirtilo, açaí, cereja e amora também podem agir escurecendo os dentes. Elas fazem muito bem para a saúde, tendo em vista que contam com alta presença de antioxidantes em sua composição, então não devem deixar de ser consumidas.

Para evitar os dentes manchados, uma dica envolve o consumo em pequenas quantidades e uma higienização bucal logo em seguida para evitar os impactos.

6. Molho de tomate

Para fechar a nossa listagem, não poderíamos deixar de falar do molho de tomate. Ele deve ser consumido em quantidades controladas também, pois o tomate conta com um alto poder de pigmentação.

A sua coloração escura ajuda a manchar o dente, então não se esqueça de garantir a escovação depois de comer aquela macarronada no domingo.

Depois de conhecer alguns dos principais alimentos que escurecem os dentes, evite o consumo em excesso de cada um deles. Além disso, lembre-se de investir em uma higienização completa depois de ingerir qualquer alimento com essas características.

Caso ainda queira clarear os dentes e garantir um aspecto mais branco para o sorriso, pondere sobre a possibilidade de fazer um clareamento dentário. Para continuar se informando sobre o tema, leia o nosso artigo com alguns mitos e verdades sobre o tema. Nos encontramos por lá! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar