fbpx

O que é odontologia estética? Conheça os principais tratamentos

odontologia estética
4 minutos para ler

A odontologia estética ganhou muita força nos últimos anos. Nada mais natural, já que o brasileiro começou a se preocupar ainda mais em ter um sorriso bonito e harmônico, um aspecto que impulsionou ainda mais o crescimento dessa especialidade.

A atuação de um dentista preocupado com a estética do sorriso tem uma relação direta com a autoestima dos pacientes, um dos principais ganhos que esses tratamentos proporcionam. Se você quer entender mais sobre o tema, então está no lugar certo! Leia este artigo até o final e fique por dentro do assunto. Vamos lá?

Afinal, o que é a odontologia estética?

A atuação odontológica focada em estética, também conhecida como dentística, desenvolve técnicas e materiais que promovam mais conforto e satisfação para os pacientes. Isso porque, como adiantamos, garantir um sorriso bonito tem uma relação direta com a autoestima, já que o paciente fica consideravelmente mais confiante com a forma como se enxerga.

As técnicas ganham cada vez mais espaço e, dependendo de cada caso e necessidade de cada paciente, os procedimentos indicados podem ser diferentes. Nos últimos anos, essa especialidade atraiu a atenção de muitas pessoas e possibilitou a restauração e a reabilitação de muitos dentes.

Como ela pode ajudar?

Depois de entender um pouco melhor o que é a odontologia estética, é bem provável que você queira saber quais são os tratamentos mais comuns nesse caso, certo? Veja alguns que listamos a seguir.

Clareamento dental

O clareamento dentário é, sem sombra de dúvidas, um dos procedimentos estéticos mais procurados. Nesse caso, o profissional especializado faz um diagnóstico para encontrar a cor real dos dentes e o grau de manchamento em que ele se encontra. Feito isso, segue com um planejamento para a restauração da coloração.

O paciente pode seguir com um tratamento feito em casa (com a ajuda de géis clareadores em moldeiras de silicone) ou, ainda, por meio de um clareamento realizado no consultório (com a supervisão do dentista). Nesse último caso, o gel conta com uma concentração mais alta e pode ser explorado com uma fonte de luz que acelera os resultados.

Aparelhos dentários

Embora os aparelhos dentários sejam tarefa de uma especialidade odontológica conhecida como ortodontia, não dá para negar que ela tem uma relação direta com a estética do sorriso. Essa prática é a principal responsável por alinhar a dentição, um aspecto que faz com que o sorriso fique mais harmônico.

Somado a isso, esse tratamento tem ganhos além da estética. Isso porque o paciente percebe que fica mais fácil higienizar a boca dessa forma, já que os dentes desalinhados deixam a tarefa significativamente mais difícil.

Visagismo odontológico

O visagismo prevê que todas as pessoas são únicas e contam com uma beleza peculiar. Por isso, elas também devem ser ressaltadas de forma diferenciada e particular. Nesse caso, o dentista deve fazer tratamentos que harmonizem bem com os traços faciais, personalidade e sorriso de cada paciente.

É importante que o profissional e o paciente conversem sobre os objetivos do tratamento para, em seguida, seguirem com o planejamento digital.

Lentes de contato

Para fechar, as lentes de contato ajudam muito quando o assunto é a renovação do sorriso. Para quem não conhece, elas ajudam a modificar a forma, cor e até mesmo corrigir espaço entre os dentes. Tudo isso acontece em uma superfície lisa, natural e de longa duração.

A camada de porcelana é bem fina e tem uma espessura semelhante a de uma lente de contato. Ainda assim, consegue resolver questões como manchas, dentes escuros, pequenas fissuras e defeitos, restaurações antigas e espaço entre os dentes.

Agora que você entende melhor o que é odontologia estética e alguns dos principais tratamentos, não deixe de considerar essas possibilidades para alcançar um sorriso ainda mais bonito. Acredite: você vai se surpreender com os resultados.

Para alcançar resultados verdadeiramente consistentes, lembre-se ainda de escolher uma clínica odontológica seria e verdadeiramente capacitada nesse tipo de especialidade. Caso ainda não tenha um dentista para esse tipo de tratamento, então vale destacar que a Prime Odonto é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar você. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar