fbpx

Entenda como é feita a restauração de dente fraturado

restauração de dente quebrado
7 minutos para ler

A fratura dentária é um problema que afeta mais do que a estética do sorriso. Dependendo da extensão, deixa exposta a dentina e a polpa, comprometendo a saúde bucal. Felizmente existem diferentes técnicas de restauração de dente quebrado para reverter essa situação.

Elas são indicadas dependendo da gravidade da fratura, por isso, somente um profissional pode fazer uma avaliação precisa e definir o melhor método para recuperar a funcionalidade e estética do dente.

Quer saber como esse procedimento funciona? Continue lendo e descubra quais são as etapas de uma restauração de fratura no dente e ainda confira as técnicas que podem ser empregadas.

Principais causas da fratura dentária

São muitas as circunstâncias que podem resultar em uma fratura dentária, especialmente na infância e adolescência, com grandes chances de quedas ou acidentes em brincadeiras. Podem acontecer lesões traumáticas dentárias, desde uma simples fratura no esmalte do dente até a perda definitiva do mesmo.

Já em adultos, a situação mais frequente é a fratura em razão de esportes, como artes marciais, além de acidentes domésticos ou no trânsito.

Além dessas situações, há outras onde pode ocorrer a quebra como por exemplo:

  • cáries;
  • dentes mal posicionados na arcada dentária;
  • contato entre dentes em que a força não é absorvida;
  • perda de um ou mais dentes, causando mais carga sobre os outros;
  • bruxismo — apertamento de dentes, causa recorrente para fraturas em raízes dentárias e coroas.

Entre essas causas, a mais comumente ainda é a cárie, pois há um grande número de pessoas que só conseguem percebê-la quando o dente já está muito comprometido.

Formas de tratamento para o dente quebrado

Se o seu dente quebrou, é essencial que você vá até um dentista o quanto antes para que não se agrave a situação. O que importa é agir de forma rápida e se manter tranquilo, afinal de contas, dente quebrado tem conserto! Os métodos mais utilizados nesses casos são:

Colocação de coroa

Quando a fratura ocorre na parte superior do dente, o procedimento é realizado por meio de facetas laminadas de porcelana — chamadas de coroas unitárias — que reproduzem o formato e função originais do dente.

É importante ressaltar que, quando fica exposto o interior do dente, o paciente geralmente sente muita dor. Inclusive, é preciso fazer um tratamento de canal ao longo do processo, para então finalizar com a coroa. O técnico dental ou o laboratório fazem a coroa, aí é o momento de colocar a coroa sobre o dente. Caso uma coroa provisória tenha sido colocada, esta deve ser retirada primeiro.

É muito importante conferir se a coroa foi feita corretamente, conferindo se o ajuste e a cor da coroa combinam com os dentes naturais e com os circunvizinhos antes que seja cimentado por dentro. É aplicado um anestésico local para anestesiar a área ao longo do procedimento para receber a coroa.

Remoção do dente e colocação de prótese

Em situações excepcionais, pode acontecer a fratura da raiz dental. Nesse cenário, o paciente pode até ouvir o barulho causado pela fratura e sentir dor no dente e também na região dos ligamentos que conectam o dente no osso. Evite mastigar qualquer alimento e vá até um dentista imediatamente, se perceber os sintomas.

Ele fará uma radiografia para diagnosticar a fratura e, se for comprovada a fratura na raiz, o procedimento mais utilizado é a extração do dente. Após a extração é feita a substituição por uma prótese — caracterizando o procedimento chamado implante dentário.

Polimento do dente

Essa é a alternativa mais usada para situações com danos menores, em que o paciente perdeu somente um pequeno pedaço do dente. Nesse procedimento é feito o desgaste do dente, retirando bordas cortantes e restaurando o formato original do dente. Essa técnica proporciona uma superfície lisa que assegura o conforto e a capacidade normal do seu sistema dentário.

Etapas da restauração de dente quebrado

A primeira medida que se deve adotar ao quebrar um dente é tentar preservar o fragmento.. Se for possível, guarde com muito cuidado o pedaço perdido e agende uma consulta de urgência, porque em muitos casos é possível colar essa parte.

Mesmo que você não encontre a parte que se soltou, consulte o profissional, porque existem outras técnicas que podem ser adotadas para fazer a restauração de dente quebrado. Veja a seguir as etapas desse procedimento.

Avaliação prévia

Primeiro o dentista fará uma avaliação completa do local fraturado e das arcadas dentárias. Nessa observação investigará possíveis danos maiores que possam ter ocorrido nas gengivas, no osso ou alvéolo (cavidade onde o dente está “encaixado”). Ele verificará se o dente sofreu outras fraturas e trincas para escolher a melhor técnica para recuperá-lo.

Escolha da técnica de restauração

A escolha da técnica de restauração de dente quebrado é feita, principalmente, com base na observação da extensão da lesão. A seguir explicamos como essa reconstrução é feita em diferentes casos.

Polimento

Quando ocorre uma pequena fratura, que não chega a atingir estruturas internas, o especialista pode realizar somente um polimento no esmalte. Essa técnica consiste em remodelar o dente, eliminando as partes cortantes. Não há prejuízos para sua estrutura nem saúde.

Colagem do fragmento

Conforme explicado, em alguns casos é possível colar o pedaço que se soltou. Isso dependerá do grau de comprometimento da estrutura dentária, se não houve nenhum dano à polpa, entre outros fatores que somente o especialista pode avaliar.

Restauração direta

O especialista aplica o material restaurador diretamente sobre o dente. Geralmente é utilizada a resina. É um procedimento muito simples que pode ser feito na hora. Basta modelar o dente e fazer o seu polimento para dar o acabamento.

Restauração indireta

Das técnicas utilizadas para fazer a restauração de dente quebrado, o método indireto é aquele que exige mais de uma consulta. Será preciso confeccionar um bloco, coroa ou faceta para colar sobre o dente.

O especialista faz um molde do dente e envia esse material para o laboratório de prótese para que a peça seja confeccionada. Quando estiver pronta, é agendada uma nova consulta para fazer a colagem.

Realização do procedimento

O modo como será feita a restauração varia dependendo da técnica. Nos casos das fraturas simples, que exigem apenas polimento ou resina direta, todo o procedimento pode ser realizado em uma só consulta, sem a necessidade de anestesia.

Nos casos mais complexos, em que a dentina também foi afetada, pode ser necessário aplicar um anestésico local antes do material restaurador. É feita a remoção de possíveis cáries, resíduos de alimento e o condicionamento ácido do local, para eliminar bactérias e preparar a superfície para receber a resina.

Aqueles que precisam da restauração indireta devem fazer o planejamento do tratamento por meio das moldagens e agendar uma nova consulta para colar a peça protética. Tanto na restauração direta como na indireta o procedimento é finalizado com ajustes de polimento para dar a altura certa na restauração, a fim de não comprometer a mordida.

Se você quebrar um dente, procure por um profissional especializado em Dentística Restauradora. Afinal, além do cuidado estético é muito importante que ele faça uma boa avaliação do dente e dos tecidos ao seu redor, garantindo que não haja comprometimento de nenhuma estrutura.

A escolha de uma boa clínica para fazer a restauração de dente quebrado é essencial para que você recupere a aparência do seu sorriso sem nenhum comprometimento para a saúde bucal. Assim terá certeza de serem aplicadas técnicas modernas, para alcançar ainda mais qualidade no tratamento.

Sabe como encontrar uma clínica para cuidar dos seus dentes? Confira algumas características das melhores para escolher aquela ideal.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar