Clareamento caseiro ou de consultório: qual é o ideal?
Um sorriso bonito é uma ferramenta muito importante para qualquer pessoa, tanto profissionalmente quando para a autoestima. Mas ter dentes brancos requer alguns cuidados e muitas vezes a necessidade de um clareamento dental.
O clareamento dental é uma técnica que pode ser feita tanto em casa, com a utilização de moldeiras, quanto em um consultório odontológico. Desde que chegou ao mercado, esse tipo de tratamento ganha mais adeptos a cada dia. Afinal, quem não quer ter um sorriso branquinho e sem manchas?
O clareamento dental é uma técnica pouco invasiva e que faz uma grande diferença na qualidade de vida e na autoestima de uma pessoa. Para ajudar você a decidir qual o melhor tipo de clareamento, preparamos um conteúdo cheio de informações relevantes. Veja a seguir!
O que é clareamento dental?
Antes de tudo, é importante compreender o que é clareamento dentário e como ele funciona. Isso porque algumas pessoas acreditam que a limpeza dentária deixa os dentes brancos, mas não é bem assim.
Dentes amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem deseja ter um sorriso branco. Contudo, se o seu problema for esse, não precisa de grandes preocupações.
O clareamento dental utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio que quando em contato com a superfície dentária conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, desassociando-as em outras menores, deixando assim os dentes mais claros.
Vale ressaltar que durante o clareamento os dentes não são a única região afetada pelo processo.
Antes do clareamento ser realizado, o dentista realiza uma pequena limpeza na superfície dos dentes que serão clareados e a gengiva também recebe uma proteção. Isso porque o gel utilizado no processo é muito forte, podendo até queimar a gengiva ao redor dos dentes.
Quais os benefícios de clarear os dentes?
Hoje em dia, a aparência acaba sendo algo muito importante para a maioria das pessoas, não apenas no campo pessoal, mas também no campo profissional.
Por esses motivos, as pessoas se preocupam tanto com o sorriso. Afinal, ele é o nosso cartão de visitas. Um belo sorriso muitas vezes diz mais do que qualquer outra coisa.
A estética bucal é um fator que influencia muito na vida das pessoas. Dentes brancos e um sorriso bonito trazem de volta a autoestima e a confiança.
Se o seu sorriso anda meio amarelado ou com manchas, o clareamento dentário pode ser a solução. Seja caseiro ou em alguma clínica, esse tratamento pode fazer muita diferença em sua vida.
Clareamento caseiro
O clareamento feito em casa não pode ser feito de qualquer jeito e nem devemos testar as loucuras que surgem na internet.
De acordo com especialistas, a utilização de produtos como bicarbonato de sódio ou água oxigenada não são eficazes e ainda podem causar sérios danos aos dentes e a gengiva de uma pessoa.
Atualmente, existe uma grande gama de produtos que são indicados por especialistas para realizar o clareamento dentário em casa. O método mais comum é a utilização de moldeira e gel clareador.
A moldeira é um dispositivo de silicone, feito sob medida para se encaixar à arcada dentária de cada paciente. O gel clareador é colocado na moldeira que entrará em contato com os dentes por um período que pode variar de 30 minutos à uma hora.
Esse tipo de tratamento costuma durar em média três semanas e os resultados são muito bons quando o tratamento é seguido à risca.
Clareamento em consultório
Por conta do tempo ou da praticidade, a maioria das pessoas optam pelo clareamento em consultório. Nesse tipo de procedimento, o profissional ativa o gel clareador por meio de laser ou luz LED.
O processo de clareamento em consultório dura, pelo menos, duas sessões para que o resultado seja eficaz.
Muitas pessoas têm dúvidas de qual o melhor de tipo de clareamento, o caseiro ou em consultório. Na verdade, se forem realizados corretamente, não há diferença no resultado final.
Uma novidade que vem chamado a atenção na parte de estética bucal é o clareamento por meio de laser terapêutico, que aparece como uma terceira opção de clareamento dentário.
O clareamento a laser terapêutico é uma forma de reduzir a chances de reação inflamatória, trazendo menos possibilidades de reação inflamatória e, por consequência, de sensibilidade dentária nos pacientes.
Para quem o clareamento dental é indicado?
As barreiras para a realização de um clareamento dental são quase nulas. Desde que toda a cavidade bucal esteja em um bom estado de saúde é possível realizar o procedimento sem nenhum problema.
As contraindicações são para os pacientes que possuam problemas bucais, como doenças periodontais, lesões dentárias e cáries. O clareamento deve ser evitado durante a gravidez e ser sempre acompanhado por um profissional da área.