fbpx

Com que frequência devo visitar o dentista?

frequência devo visitar o dentista prime odondo rj
5 minutos para ler

Muitas pessoas não vão ao dentista com a frequência que deveriam. Mas, afinal, qual é a frequência ideal para visitar o dentista?

Se você não usa aparelho e não passa por nenhum tratamento dentário específico, o ideal é fazer uma visita ao dentista a cada seis meses.

Ao invés de procurar um dentista regularmente como forma de prevenção, muitas pessoas buscam o profissional apenas quando os problemas surgem.

Com que frequência devo visitar o dentista prime odondo rio de janeiro

Entretanto, é melhor prevenir do que remediar. Sendo assim, as visitas frequentes ao dentista são imprescindíveis para a saúde bucal de qualquer pessoa e para evitar problemas futuros.

Esse artigo vai falar sobre a importância das visitas ao dentista e o que é feito durante as consultas no consultório. Falaremos também sobre alguns procedimentos que ajudam a manter a saúde bucal em dia e podem e devem ser feitos em casa. Confira!

Visitar o dentista é um hábito de prevenção

A melhor forma de cuidar da saúde, tanto orgânica quanto bucal, é prevenindo os possíveis problemas que podem aparecer. Portanto, ir visitar o dentista deve ser um hábito preventivo e não apenas para realizar algum tratamento.

Mas, em grande parte das vezes, as visitas ao dentista ocorrem quando a pessoa precisa de determinado tratamento. Geralmente, as pessoas esperam os sintomas se manifestarem para se consultar com um especialista.

Por isso, muitas vezes os problemas se agravam, sendo necessário a realização de procedimentos mais específicos e complexos, que podem ser desagradáveis e demorados.

É importante lembrar que visitar o dentista preventivamente é uma forma de complementar os cuidados em casa, indicando os problemas ainda no início para poder realizar as intervenções, tal como a profilaxia, e assim evitando as doenças bucais.

A frequência ideal para comparecer as consultas dentárias é a cada seis meses. Assim, o dentista poderá examinar seus dentes e boca, ajudando a manter o equilíbrio e a saúde bucal, além da boa aparência de seu sorriso.

Normalmente, os procedimentos realizados nessas consultas seguem um padrão que os profissionais consigam investigar as condições do paciente, fazendo uma análise dentária e limpeza em consultório.

Com que frequência devo visitar o dentista prime odondo rj

Limpeza dentária em consultório

Esse procedimento é realizado com o uso de instrumentos e equipamentos que permitem fazer uma limpeza bem mais profunda dos dentes. Chamada também de profilaxia, esse procedimento retira o tártaro (tartarectomia), em seguida os dentes são polidos e também recebem flúor.

Durante o processo de limpeza, o dentista remove os resíduos de alimentos, que a escova e o fio dental não são capazes de retirar. Esse tipo de limpeza é fundamental para evitarmos complicações mais graves como periodontite e a gengivite.

Quando o dentista identifica algum problema, ele realizará intervenções mais específicas, de acordo com a necessidade do paciente. Mas em casos de visitas contínuas ao dentista e higiene bucal adequada em casa, dificilmente alguma doença poderá se instalar.

Ao visitar o dentista, os pacientes podem tirar suas dúvidas em relação a higienização bucal e o profissional, geralmente, faz as recomendações ideais para cada paciente, indicando os melhores produtos e como utilizá-los.

Os cuidados com os dentes em casa

Como já citamos anteriormente, visitar o dentista sempre que possível e complementar os cuidados de casa são cuidados essenciais para manter a boca saudável e os dentes bonitos.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, poucos minutos após nos alimentarmos, as placas bacterianas já começam a se formar, causando problemas em nossos dentes.

Portanto, se não fizermos corretamente a higienização da boca, ficaremos expostos as doenças bucais. Os cuidados que uma pessoa deve tomar com a saúde bucal em casa não são complexos. Eles exigem apenas um pouco de cuidado e comprometimento diário.

A importância de uma boa escova de dentes

Hoje em dia existe uma grande variedade de escovas de dentes. Porém, as mais recomendadas são aquelas com cerdas extramacias, que limpam delicadamente sem ferir as gengivas e nem agredir o esmalte dentário, minimizando o atrito durante a escovação.

É necessário conversar com seu dentista, pois em alguns casos, o tipo de escova recomendado pode ser outro. Como aqueles modelos com cerdas duras para dentes sensíveis ou as ortodônticas.

Vale lembrar que a escovação dos dentes deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia. Mas o ideal é que a escovação seja feita após todas as refeições.

importância do fio dental

Usar o fio dental pode ajudar você a visitar o dentista com menos frequência

O uso de fio dental é recomendado ao menos uma vez por dia. Já que somente a escovação e o uso do anticéptico não são suficientes para remover todos os resíduos alimentares que ficam presos entre os dentes e abaixo das bordas da gengiva.

Se os resíduos não forem eliminados, as bactérias irão se proliferar, ocasionando problemas com o passar do tempo.

Cada pessoa deve realizar um tipo de tratamento, de acordo com sua necessidade e para saber qual o melhor tratamento para você. Visitar o dentista ao menos duas vezes ao ano é o mais indicado.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar