fbpx

Porque os dentes ficam sensíveis e como tratar?

dentes sensíveis prime odonto
5 minutos para ler

Os dentes sensíveis ou a sensibilidade dentária é um problema muito comum e muito incômodo para quem sofre. Principalmente em algumas situações como quando ingerimos bebidas ou comida muito geladas ou quentes.

Dependendo do grau de sensibilidade, até mesmo escovar os dentes se torna uma tarefa difícil. Esse problema é mais comum do que se imagina e muitas pessoas sofrem com isso.

Mas porque os dentes ficam sensíveis? Essa é uma pergunta que vamos tentar responder ao longo deste artigo. Confira!

O que pode causar o surgimento de dentes sensíveis?

A pergunta que não quer calar é: porque os dentes ficam sensíveis? A resposta pode variar um pouco, pois as causas podem ser diversas, desde uma cárie e até mesmo fatores emocionais.

De acordo com os profissionais da área a sensibilidade nos dentes, de forma geral, se desenvolve devido a retração gengival que pode ser ocasionada pela escovação inadequada, feita com muita força, que acaba desgastando o esmalte dentário.

A parte macia e interna dos dentes, conhecida como dentina, possui terminações nervosas e é protegida pelo esmalte. Essa parte acaba ficando exposta quando há a retração gengival.

Com a exposição da dentina, os estímulos externos, causados por alimentos frios ou quentes, ativam os nervos no núcleo do dente, que causam a dor característica da sensibilidade dentária.

Outra causa comum da hipersensibilidade dentária é o desgaste do esmalte causado pelo bruxismo, oriundo da escovação inadequada, feita com muita força ou por cáries e até por problemas sistêmicos, como refluxo ou bulimia.

Portanto, para ter um diagnóstico mais preciso sobre a causa da sensibilidade dentária, é necessário consultar um cirurgião-dentista.

Os dentes sensíveis podem se agravar pela alimentação?

Dentistas afirmam que um quadro de sensibilidade dentária pode ser agravado de acordo com a alimentação de cada pessoa.

Alimentos e bebidas com pH muito baixo (ácidos) provocam o desgaste do esmalte, podendo chegar até a dentina. Portanto, não é bom para saúde bucal ingerir esses tipos de alimentos com frequência.

Dentre os alimentos que prejudicam a sensibilidade bucal, estão: café, limão, vinagre, cerveja e refrigerante. Outra ação que pode ajudar com a sensibilidade dos dentes é não realizar a escovação logo após as refeições.

Especialistas indicam que a pessoa espere cerca de 20 minutos para escovar os dentes após as refeições. Pois, assim, evitam o desgaste dos dentes causado pelo atrito da escova com o ácido em que os dentes se encontram.

Como aliviar a dor de dentes sensíveis?

Porque os dentes ficam sensíveis? Essa é uma pergunta interessante, mas como aliviar essa sensação?

Os problemas de sensibilidade dentária podem regredir naturalmente, sem qualquer tratamento, por meio da remineralização salivar que é capaz de promover o bloqueio de entrada dos canalículos dentários.

Contudo, é bem provável que o problema ocorra novamente, caso o paciente não procure um especialista.

O tratamento da sensibilidade dentária irá depender da causa subjacente. Portanto, é necessário recorrer a um dentista para saber a origem do problema.

Se o problema for uma cárie, o tratamento passará pela remoção do tecido cariado, substituindo por material restaurador e, em seguida, pela obturação do dente.

Em casos de sensibilidade por fratura dos dentes, a restauração com resina composta (compósito) também é muito indicada.

Nos casos em que exista a sensibilidade nos dentes, que não seja por cárie ou por fratura, o dentista poderá realizar os tratamentos de dessensibilização dentária para diminuir e/ou acabar com o problema.

Isso pode ser feito por meio de:

  • Tratamentos a base de flúor, verniz de flúor ou ainda por meio de aplicação tópica de flúor (moldeiras de flúor), aplicação de outros dessensibilizantes à base de nitrato de potássio ou oxalato de potássio, dentre outros.
  • O dentista poderá receitar uma pasta dentífrica ou um gel dessensibilizante. Outra opção é a terapia a laser de baixa intensidade, que ajuda a promover uma analgesia pelo bloqueio da entrada de substâncias de transmissão.
  • Em casos de bruxismo, poderão ser indicadas as placas de bruxismo, que é uma espécie de mordedor, que se encaixa nos dentes de um dos maxilares, impedindo assim o contato entre os dentes.
  • Já nos casos em que o paciente possui recessão gengival (raízes expostas), o dentista pode optar por aplicar o dessensibilizante dentinário, além de aderir a materiais restauradores, que irão reduzir a sensibilidade.

A dor da sensibilidade dentária

Normalmente, a dor da sensibilidade dentária é aguda e de curta duração. Mas ela pode progredir tanto na intensidade quanto nos fatores de risco.

A sensibilidade pode ao frio pode ocorrer ao beber algum líquido gelado ou até mesmo pela passagem do ar ao respirar.

Isso pode ocorrer também na presença de calor, os alimentos quentes também podem causar bastante incômodo para quem tem sensibilidade dentária, bem como alimentos doces e os alimentos ácidos.

É muito importante saber porque os dentes ficam sensíveis, pois identificando as causas, é mais fácil encontrar a solução para esse problema.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar