fbpx

Conheça os 5 tipos de próteses mais comuns e suas características

tipos de próteses dentárias
5 minutos para ler

Quando há falta de dentes, a mastigação fica muito comprometida comprometida. Por isso, eles precisam ser substituídos e para corrigir esse problema é necessário optar entre um dos diferentes tipos de próteses dentárias, que completam a arcada promovendo a reabilitação oral.

Algumas delas podem ser uma opção para quem não pode ou não deseja fazer implantes. Confeccionadas com materiais resistentes, suportam bem a força mastigatória. Mas atualmente há, também, uma preocupação com a estética para que o resultado seja natural, unindo funcionalidade e cuidado com a aparência.

Cada prótese atende a necessidades distintas, e é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue lendo para conhecer os tipos mais comuns, suas indicações e os cuidados necessários para garantir a saúde bucal!

1. Prótese total

Indicada para quem perdeu todos os dentes da arcada superior e/ou inferior. É uma peça inteira que reúne todos os dentes artificiais. Encaixa na gengiva ou no palato (céu da boca), podendo ser retirada pelo paciente para realizar a higiene.

Embora amplamente utilizada, não é recomendada caso a pessoa apresente algum impedimento para sua fixação, como perdas ósseas. A sua duração média é de 5 anos e requer cuidados com a higienização e o armazenamento quando fora da boca, pois precisa se manter hidratada em uma solução específica.

2. Prótese parcial removível

Popularmente conhecida como Roach, esse é um dos tipos de próteses dentárias mais comuns e está indicada para quem perdeu um ou poucos dentes. É confeccionada uma peça metálica que serve de base para os dentes artificiais e contém algumas estruturas (grampos) que permitem encaixá-la na dentição remanescente.

Conforme o nome aponta, essa prótese pode ser removida da boca pelo paciente. Não é indicada quando há comprometimento da dentição adjacente, onde seria feita sua fixação. Requer os mesmos cuidados de higienização que a prótese total e, assim como ela, sua durabilidade média é de cinco anos.

3. Prótese fixa

Similar à anterior, é indicada para pacientes que perderam apenas um ou alguns dentes em sequência. A diferença, nesse caso, é que a peça é fixada nos dentes adjacentes e não pode ser retirada da boca.

Embora seja mais estável, requer maior cuidado com a higienização bucal pois há o risco de acúmulo de resíduos entre ela e a gengiva. Sua duração varia conforme o material de fabricação, podendo ser parte metálica com um lado em resina (metaloplástica) ou até mesmo totalmente coberta por cerâmica, ficando da cor do dente. As próteses fixas em metalocerâmica podem durar até 10 anos.

4. Prótese sobre implante

Essa prótese é encaixada sobre implantes fixados no osso alveolar, no local onde um dia havia um dente natural. Oferece uma segurança maior ao falar, mastigar e sorrir porque não se solta da boca com facilidade. Existem dois tipos de próteses dentárias sobre implantes.

Protocolo

Sua aparência é semelhante à prótese total com a diferença, conforme explicamos, de ser fixada sobre implantes. São utilizados de 4 a 8 para manter a peça presa. É uma opção para quem perdeu todos os dentes da arcada superior ou inferior.

Não poder ser retirada da boca, portanto, é preciso um bom cuidado com a higiene bucal para evitar o acúmulo de resíduos. Os implantes são um tratamento definitivo, mas o material dos dentes artificiais dura em média 10 anos.

Overdenture

Similar ao protocolo, apresenta apenas duas diferenças: a primeira está na quantidade de implantes utilizados, nesse caso, de 2 a 6; a segunda é que pode ser retirada da boca, ou seja, é uma prótese móvel, mais fácil de higienizar. É indicada para pacientes com dificuldade de retenção da prótese total devido a perda óssea e apresenta um custo inferior ao protocolo.

5. Coroa

De todos os tipos de próteses dentárias a coroa é aquele com estrutura mais simples. É indicada para recuperar um dente danificado por uma fratura ou uma cárie extensa.

Trata-se de uma peça, geralmente de porcelana, que se encaixa sobre o dente. Ela é colada nele, caracterizando-se como tratamento definitivo. Porém, caso seja feita em cerômero (resina com porcelana), pode haver desgaste do material, exigindo sua substituição em tempo que varia de acordo com os cuidados do paciente.

Todos esses tipos de próteses dentárias têm funcionalidades e vantagens, atendendo a casos distintos. Assim, o correto é conversar com um dentista da sua confiança para fazer uma avaliação da sua saúde bucal, necessidades e estilo de vida a fim de definir qual delas é ideal para você.

As próteses ainda são muito utilizadas, mas os implantes estão se popularizando cada vez mais. Confira seis motivos para optar por eles para substituir dentes faltosos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar