fbpx

Como é o tratamento com implante dentário?

implante-dentario-prime-odonto-campo-grande
5 minutos para ler

Hoje em dia os tratamentos dentários são cada vez mais utilizados para saúde e estética dentária. Pessoas que perderam um ou mais dentes têm a possibilidade de se beneficiar de tratamento com implante dentário tanto pela saúde quanto pela autoestima.

Afinal, é possível substituir os dentes perdidos e voltar a ter segurança na hora de se alimentar e de sorrir. Mas, como se trata de uma cirurgia, muitas pessoas têm dúvidas em relação a esse tipo de tratamento.

Principalmente em relação ao tempo de duração do tratamento, se é necessário um tratamento anterior ao implante e quais os cuidados que devem ser tomados após o procedimento cirúrgico.

Sendo assim, preparamos uma matéria para sanar todas essas dúvidas e ajudar você a entender melhor como funciona um tratamento com implante dentário, que é um método que pode mudar a vida de uma pessoa. Confira!

implante-dentario-clinica-prime-odonto

Por que realizar um tratamento com implante dentário?

O implante dentário é um dispositivo formado por duas partes, que são: um pino de titânio e uma prótese.

O pino de titânio faz o papel da raiz do dente e é fixado no osso do maxilar ou da mandíbula. Já a parte da prótese ou coroa funciona como dente artificial. A principal vantagem é que o dispositivo apresenta a mesma durabilidade, resistência e aparência de um dente natural.

Com o uso do implante dentário, a pessoa poderá mastigar e realizar a limpeza bucal da mesma forma que uma pessoa que não usa o dispositivo. Isso sem falar do ganho de autoestima, pois o tratamento com implante dentário oferece um sorriso esteticamente perfeito.

Vantagens de um implante dentário

Um ponto a ser considerado é a biocompatilidade do material, que reduz as chances de rejeição por parte do usuário.

O único metal compatível com a estrutura óssea é o titânio, que pode ser usado na reconstrução de partes do corpo. Ou seja, esse metal é totalmente aceito pelo organismo como se fosse um dente natural.

O principal objetivo das etapas do tratamento com implante dentário é realizar a reabilitação oral de pessoas que sofreram com a perda dentária, seja por extrações, doenças periodontais, traumas etc.

Hoje em dia é possível fazer reconstituição total com implantes, atendendo assim aos pacientes que perderam todos os seus dentes.

O tratamento com implante dentário trata-se da recolocação de um ou mais dentes de forma definitiva.

É importante entender que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os implantes dentários exigem os mesmos cuidados com a saúde bucal que os dentes naturais de uma pessoa. Esses cuidados incluem a higienização adequada e visitas regulares ao dentista.

implante-dentario-clinica-prime-odonto-campo-grande

As principais etapas do tratamento com implante dentário

Muitas pessoas tem medo de dentista e também de realizar qualquer cirurgia dentária. Por isso, é importante conhecer as etapas do tratamento com implante dentário para entender que não se trata de algo assustador. Muito pelo contrário, é algo que pode mudar a vida de uma pessoa de forma muito positiva.

O diagnóstico

A primeira etapa de um tratamento dentário é examinar o histórico do paciente para saber se ele possui estrutura óssea capaz de suportar o implante dentário.

Dependendo do caso, é necessário realizar um tratamento ortodôntico antes para abrir ou fechar um espaço. Isso porque quando uma pessoa perde um dente, é possível que todos os outros se movimentem para ocupar o espaço deixado pela perda.

Se o paciente não possuir estrutura óssea em volume adequado para realizar um tratamento com implante dentário, é necessário realizar o enxerto ósseo, que uma cirurgia preparatória para que o osso possa receber o pino de titânio.

Após realizado o procedimento é necessário esperar até que o osso esteja saudável o suficiente para receber a intervenção cirúrgica.

A intervenção cirúrgica

A intervenção cirúrgica é um procedimento rápido, que leva entre 30 e 40 minutos para ser realizado e é feito no próprio consultório do dentista.

O paciente recebe uma anestesia local para que o procedimento ocorra da forma mais confortável possível.

O dentista faz uma incisão na gengiva pode poder chegar ao até o osso e colocar o pino de titânio. Após a realização do implante, o especialista coloca uma tampa de proteção no local onde são feitos os pontos.

Depois é necessário aguardar de 3 a 6 meses para que ocorra osseointegração para que o paciente retorne ao consultório para fazer a radiografia para aferir se o procedimento foi bem-sucedido.

implante-dentario-clinica-prime-odonto-rj

Elaboração e colocação da prótese

No tratamento com implante dentário existe a fase protética, que o momento de escolher a cor da coroa e fazer moldagem para enviar para a confecção em laboratório.

A peça de cerâmica deve estar compatível com seus pares, tanto com o antagonista quanto com os dentes ao redor.

Na colocação da prótese é realizado um procedimento cirúrgico, onde o dentista reabre a região em que foi colocado o pino de titânio para que ele receba a prótese.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar