fbpx

Aparelho dentário invisível: conheça os tipos e entenda a indicação

aparelho dentário invisível
4 minutos para ler

Possivelmente você já deve saber que o aparelho dentário invisível é uma ótima alternativa para assegurar a correção do seu sorriso, não é mesmo? Nessa modalidade, realiza-se o tratamento odontológico sem prejudicar a estética do sorriso ao longo do procedimento, uma vez que oferece resultados positivos em relação à correção dentária, ao mesmo tempo que é esteticamente agradável, discreto e confortável.

Com base nisso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e apresentar os dois tipos de aparelho dentário invisível disponíveis em clínicas odontológicas. Vale ressaltar que o item pode até mesmo passar desapercebido durante o tratamento. No entanto, é importante procurar um dentista para garantir qual é o melhor tipo para o seu caso e quais são as orientações que devem ser seguidas. Continue com a leitura e saiba mais!

Afinal, quais são os tipos de aparelho dentário invisível?

Apesar de esteticamente proporcionarem um resultado muito similar, existem basicamente dois tipos de aparelhos dentários invisíveis: um fixo e um móvel. Veja um pouco mais sobre cada um deles!

Aparelho invisível fixo

Também conhecido como aparelho transparente, o aparelho invisível fixo basicamente é instalado no dente como os tradicionais aparelhos fixos. Entretanto, ele é confeccionado em porcelana monocristalina, ausente de qualquer pigmento. 

O modelo se mistura facilmente com a cor natural dos dentes e só é perceptível se você chegar bem perto para vê-lo. Além disso, não há porosidade em seu material, evitando alterações de cor durante o procedimento. O problema maior pode ser encontrado quando o paciente opta por colocar ligaduras brancas, que podem absorver pigmentos de alimentos com corantes, mas é possível encontrá-las com tecnologia que evita isso. 

Vale falar ainda que o modelo, apesar de parecer frágil, é extremamente resistente e dificilmente sofre danos e quebras de bráquetes. Isso evita a realização de manutenções com mais frequência e garante um tratamento mais confortável.

Outro tipo de aparelho fixo invisível é o aparelho lingual. Ele é colado na face interna dos dentes. Dessa forma, ao sorrir a impressão que se tem é de que o paciente não está usando nada nos dentes.

Aparelho invisível móvel

O aparelho invisível móvel nada mais é do que uma estrutura removível confeccionada em acetato e de acordo com a arcada dentária de cada paciente. Um conjunto de alinhadores dentários são trocados regularmente, em cerca a cada 10 dias. O procedimento é bastante moderno, já que conta com a ajuda de um software que garante o seu planejamento.

O modelo, por se encaixar perfeitamente sobre os dentes e não conter bráquetes e fios, é praticamente invisível, além de ser muito mais confortável. Por ser móvel, ele pode ser removido com facilidade devendo ser retirado durante as refeições e para a higienização dentária. No entanto, é importante lembrar que quanto mais tempo o paciente usar o aparelho no dia a dia, mais rápido e eficaz será o tratamento. 

Em quais situações os aparelhos podem ser usados?

Apesar de ser essencial a avaliação e a orientação de um profissional da ortodontia, é possível afirmar, de uma forma geral, que o aparelho invisível móvel deve ser usado principalmente para correção e desalinhamentos dentários simples, como os casos de má oclusão leve, problemas estéticos e pequenos apinhamentos e diastemas. 

Já o aparelho transparente fixo é indicado tanto para as situações mais simples quanto para as mais complicadas, uma vez que ele atua da mesma forma que o tradicional aparelho metálico. Entre os problemas que corrige, vale citar o apinhamento dentário, mordidas abertas, cruzadas e profundas, desalinhamento da mandíbula e diastemas.

Viu como o aparelho dentário invisível pode te ajudar a ter um sorriso mais bonito e saudável? Aproveite nossas informações, procure uma clínica odontológica, faça uma avaliação e descubra qual é o melhor modelo para você!

Siga as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter e continue com outros assuntos como esse. Até a próxima!

Você também pode gostar

Um comentário em “Aparelho dentário invisível: conheça os tipos e entenda a indicação

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar