fbpx

Especialidades em odontologia: entenda o que trata cada uma

aparelhos fixos prime odonto campo grande rj
6 minutos para ler

Quando formado em odontologia, o profissional recebe o título de cirurgião-dentista, devendo registrar-se no Conselho Regional de Odontologia (CRO) para poder atuar na área da saúde e da estética bucal.

Ao concluir a graduação, o cirurgião-dentista estará capacitado para realizar vários procedimentos ligados à saúde e à estética bucal.

clínicas odontológicas em campo grande

O profissional poderá extrair dentes e fazer limpezas, realizar procedimentos cirúrgicos e tratar doenças da gengiva, da bochecha e da língua, projetar e instalar próteses, podendo ainda prescrever medicamentos e também solicitar exames clínicos.

Após sua formação, o cirurgião-dentista poderá se especializar em uma das 23 áreas da Odontologia reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Enfim, no texto de hoje, separamos as principais áreas da Odontologia que são reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para que você entenda o que cada faz cada uma e veja como elas funcionam. Confira!

Endodontia | Especialidades em odontologia

Essa especialidade tem como principal objetivo a preservação dentária por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento, além do controle da polpa e dos tecidos perirradiculares.

Odontologia Legal

Responsável por pesquisas de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos, que de alguma forma podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto, ossada ou até mesmo fragmentos ou vestígios, que possam resultar em lesões reversíveis ou irreversíveis.

ortodontia preventiva
ortodontia preventiva

Odontopediatria

Especialidade que atua com a prevenção, tratamento e controle de problemas de saúde bucal de pessoas bem jovens. Podendo tratar bebês, crianças e adolescentes.

Periodontia | Especialidades em odontologia

É a responsável pelo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e seus substitutos. Ou seja, ela estuda e atua em partes da boca como a gengiva.

Patologia Oral e Maxilo Facial

Essa especialidade é voltada ao estudo laboratorial das alterações da cavidade bucal e estruturas anexas à boca.

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

O objetivo dessa especialidade é diagnosticar e tratar de forma cirúrgica doenças e traumas, além de anomalias do aparelho dentário e anexos.

Prótese Bucomaxilofacial

Especialidade responsável pela reabilitação protética de perdas e/ou malformações faciais, intra e extra orais.

protese-dentaria-prime-odonto-clinica

Prótese Dentária

Responsável por reconstruir os dentes que foram parcialmente destruídos e também a reposição daqueles que foram perdidos.

Implantodontia

É a especialidade que cuida das implantações na mandíbula e na maxila e dos materiais que sustentam todos os tipos de próteses, sejam unitárias, parciais ou removíveis ou totais.

Dentística | Especialidades em odontologia

É o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos, que visam devolver ao elemento dentário a sua devida integridade fisiológica.

Estomatologia

Essa especialidade trabalha com a prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças próprias do complexo maxilo-mandibular, das repercussões bucais do tratamento antineoplásico e das manifestações bucais de doenças sistêmicas.

Ortodontia | Especialidades em odontologia

Essa especialidade atua na prevenção, supervisão e orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório, além da correção das estruturas dento-faciais.

Radiologia Odontológica e Imagionologia

Aplicação dos métodos exploratórios por imagem, que tem como objetivo finalizar o diagnostico, realizando o acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e das estruturas anexas.

Ortopedia Funcional dos Maxilares

O objetivo dessa especialidade é a prevenir, fornecer condições ao sistema estomatognático para que ele possa conquistar a sua normalidade morfofuncional, além de tratar as maloclusões e as suas consequências físico-funcionais.

Odontologia em Saúde Coletiva

Estuda os fenômenos que possam interferir na saúde coletiva e da família. O trabalho é feito por meio de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, que são dirigidos a grupos populacionais, enfatizando a promoção de saúde.

Odontologia do Trabalho

Essa especialidade busca a permanência da compatibilidade entre atividade em meio ambiente laboral com a manutenção da saúde bucal dos trabalhadores.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Busca a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal em pessoas que possuem algum tipo de alteração no seu sistema biopsicossocial.

Odontogeriatria

Estuda os fenômenos decorrentes do envelhecimento, que impactam na boca e suas estruturas associadas. Além de trabalhar com a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático de pessoas idosas.

Acupuntura

A acupuntura na Odontologia possibilita o controle da hipertensão arterial; aumento da abertura bucal; a modulação de algias, inclusive as pulpites; a preparação do paciente para cirurgias estimulando a homeostasia e reparação dos tecidos; o que pode ajudar ainda no controle de náuseas e vômitos na hora da moldagem.

Homeopatia

Essa especialidade realizar o tratamento das manifestações bucais e doenças sistêmicas. Além de diagnosticar e prevenir doenças sistêmicas que possam interferir no tratamento odontológico. Atua também no controle dos problemas bucais dos pacientes, melhorando a qualidade de vida.

Especialidades em odontologia Lentes-de-contato-dental-prime-odonto-rj

Harmonização Orofacial | Especialidades em odontologia

Recém reconhecida pelo CFO como especialidade na Odontologia (Resolução CFO-198/2019), a Harmonização Orofacial é uma das especialidade mais procuradas no momento.

O cirurgião-dentista especialista em Harmonização Orofacial é reconhecidamente apto para praticar todos os atos pertinentes à Odontologia, por conta dos conhecimentos adquiridos em curso regular ou em cursos de pós-graduação de acordo com a Lei 5.081, art. 6, inciso I.

Podem fazer uso da toxina botulínica, preenchedores faciais e agregados leucoplaquetários autólogos na região orofacial e até em estruturas anexas.

Odontologia do Esporte | Especialidades em odontologia

Essa especialidade cuida da saúde bucal de atletas e técnicos. Os cirurgiões-dentistas se preocupam com a exposição dos praticantes, das mais variadas modalidades esportivas, cuidando de sua saúde bucal e das fraturas da região orofacial.

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Essa especialidade visa promover e desenvolver uma base de conhecimentos científicos para melhorar a compreensão do diagnóstico e no tratamento das dores e distúrbios relacionados ao sistema mastigatório, a região orofacial e as estruturas relacionadas.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar