fbpx

Conheça 6 causas da cárie e entenda como evitá-la

causas da cárie
4 minutos para ler

As causas da cárie continuam sendo um tema importante porque essa é uma das doenças bucais mais comuns em pessoas de todas as idades. Ela é o resultado da proliferação de bactérias que se alimentam de resíduos de comida que permanecem aderidos aos dentes após as refeições.

Nesse processo, esses micro-organismos liberam ácidos que agridem o esmalte dentário. Como consequência, ocorre a desmineralização da sua estrutura que é corroída por essas substâncias.

A boa notícia é que as cáries são fáceis de prevenir. Basicamente, é preciso manter uma boa higiene bucal, mas entender o que as provoca também é importante para evitar fatores de risco. Por isso, continue lendo e veja o que deixa os dentes suscetíveis a essa doença!

Duas medidas importantes para prevenir cáries

A cárie ocorre em função da placa bacteriana que se forma no esmalte dentário. Ela é um biofilme composto basicamente por restos de alimentos que não são removidos na escovação. Ali é o lugar ideal para que bactérias se instalem e proliferem, provocando lesões no dente após um determinado período de tempo.

Por isso, uma das formas de prevenção da cárie é a correta higiene bucal. Ela deve ser feita com escova de dentes com cerdas macias e creme dental com flúor, seguidos do uso do fio dental, pelo menos duas vezes por dia, mas sendo ideal após cada refeição.

Além desses cuidados caseiros, é fundamental fazer o acompanhamento com um dentista. Ele complementará a prevenção com técnicas profissionais que também removem resíduos, mas localizados em regiões que não conseguimos acessar, como a subgengival.

De toda forma, as principais causas da cárie estão relacionadas com nossos hábitos, portanto, a prevenção é feita também com a mudança deles, a fim de manter o equilíbrio de toda a saúde bucal. A seguir apresentamos os fatores que desencadeiam essa lesão para que você possa se policiar ainda mais.

1. Higiene bucal insuficiente

Quando escovamos os dentes poucas vezes, ou aplicamos técnicas erradas, a placa bacteriana se forma, aumentando o risco de cáries e outras doenças, como a gengivite. Sendo assim, é fundamental higienizar toda a boca após cada refeição, e isso inclui escovar a língua e usar o fio dental.

2. Dieta rica em açúcar

O açúcar é um dos alimentos prediletos das bactérias que se proliferam na boca, por isso, uma dieta rica em açúcares é uma das principais causas da cárie. Entretanto, saiba que o perigo maior está em consumir esse nutriente repetidas vezes ao longo do dia, não tanto em comer uma sobremesa e em seguida higienizar a boca.

3. Consumo excessivo de carboidratos e amidos

Carboidratos simples e amidos são causas da cárie por dois motivos: primeiro, porque aderem facilmente no esmalte dentário e favorecem a formação da placa bacteriana; segundo, porque também se transformam em açúcar que, como dito, é um dos alimentos favoritos das bactérias.

4. Alimentos grudentos ou pegajosos

Os alimentos com textura grudenta e pegajosa favorecem a formação da placa bacteriana, assim como os carboidratos e amidos. Além disso, eles se depositam nos dentes e podem ser difíceis de retirar com a escovação. Então, pequenos resíduos nos sulcos do esmalte são suficientes para iniciar uma lesão cariosa.

5. Desmineralização do esmalte dentário

O processo de desmineralização do esmalte se caracteriza pela perda de minerais, que o deixa mais fraco e sensível. Em função dessa característica, o dente fica mais sujeito ao ataque de bactérias, levando aos quadros de cárie e também sensibilidade, erosão e desgaste.

6. Baixa ingestão de água

Quando bebemos pouca água o organismo fica desidratado e isso afeta a qualidade e o fluxo de saliva. Como consequência, ela não cumpre o seu papel de regular o pH da boca, manter os dentes fortalecidos e fazer uma limpeza natural do esmalte, então, há maior suscetibilidade para as cáries.

Como você pôde ver, as causas das cáries se relacionam em especial com os nossos hábitos alimentares e de higiene bucal. Então, procure manter uma dieta nutritiva, evite alimentos que favorecem a placa bacteriana, faça uma higiene bucal correta e visite o dentista a cada seis meses para que ele complemente os seus cuidados.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos conheçam as causas da cárie e saibam como prevenir esse problema!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar