fbpx

Aparelho dentário e implante: qual a ordem ideal desses tratamentos?

implante e aparelho
4 minutos para ler

Muitas pessoas têm o desejo de garantir um sorriso bonito e alinhado. A boa notícia é que essa possibilidade ficou consideravelmente mais fácil por meio de tratamentos como o uso de aparelhos odontológicos e o implante dentário.

As duas soluções ajudam a recuperar a autoestima e, de quebra, muitas outras funções, como mastigação e fala.

Entretanto, quem gostaria de seguir com a realização do implante e aparelho fica sem saber qual é a ordem ideal para esses tratamentos. Se você se enquadra nesse grupo, então leia este artigo até o fim e entenda um pouco melhor qual é o caminho mais recomendado nesse caso. Vamos lá?

O que é o implante dentário?

Esse tipo de tratamento é a melhor alternativa para reabilitar o sorriso de quem perdeu um ou mais dentes. Nesse caso, o implante de um novo dente acontece por meio de um parafuso ou pino confeccionado em titânio que é inserido diretamente no osso do paciente. Feito isso, ele funciona como a raiz do dente perdido.

Apesar de estar diretamente ligado ao osso, o parafuso não tem as mesmas funções que uma raiz dentária natural. Ele não conta com o ligamento periodontal, por exemplo, um tecido que se localiza entre o dente natural e o osso, cheio de fibras, células e vasos sanguíneos, e que é responsável pela movimentação ortodôntica. Isso significa que, nesses casos, o implante não pode ser movimentado pelos aparelhos pois está calcificado ao osso.

Como funciona o tratamento com aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico se popularizou muito nos últimos anos. Ele é indicado para diferentes tipos de problemas bucais, desde questões estéticas até problemas oclusais como mordidas cruzadas. O tratamento prevê uma tração nos dentes e uma movimentação de cada um deles. Tudo com o objetivo de fazê-los chegarem ao local esperado e resolver o problema de cada paciente.

As opções disponíveis no mercado são um tanto diversas e podem ser móveis e ou fixas. Entretanto, cada modelo deve ser avaliado para escolher o mais indicado para cada caso específico. Por isso, é fundamental conversar com um especialista na área para seguir com a opção mais eficiente para a sua realidade.

Afinal, qual a ordem ideal do tratamento de implante e aparelho?

De uma forma geral, o implante dentário deve ser realizado somente depois que o tratamento com o aparelho dentário foi finalizado. Isso porque o ortodontista consegue acompanhar e avaliar se a arcada vai movimentar muitos dentes ou não — um aspecto que pode parecer pouco relevante, mas indica possíveis fechamentos ou aberturas de espaços na boca.

E tem mais: a perda de um dente costuma provocar a movimentação dos demais. Normalmente, isso acontece seguindo o sentido de onde existem novos espaços. Por isso, caso o paciente tenha perdido o dente há muito tempo, os espaços podem sofrer alteração pela movimentação dos dentes vizinhos e devem ser corrigidos com o aparelho dentário. Normalmente, há necessidade de abrir espaço com aparelho para a colocação posterior do implante.

Como depois da colocação do implante sua posição não poderá ser alterada, o ideal e sempre aproveitar para corrigir todos os problemas de dentes desalinhados e mordida errada antes da cirurgia.

Ainda assim, como o caso pode variar de paciente para paciente, o ideal é procurar um profissional especializado para a indicação do processo. O implantodontista e ortodontista devem trabalhar de forma conjunta para determinarem qual é o melhor momento para o implante. Em alguns casos, pode ser que a própria ortodontia feche os espaços, sem a necessidade de um implante.

Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor qual é a melhor ordem para o tratamento de implante e aparelho, esteja atento e procure um profissional especializado para cuidar de você. Afinal de contas, nada supera a tranquilidade de contar com uma clínica odontológica especializada, como a Prime Odonto, para realizar todos esses procedimentos de forma segura e consistente.

Se você gostou do conteúdo e quer continuar se informando sobre o tema, então leia o nosso e-book sobre o tratamento ortodôntico. Nos encontramos por lá! 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar