fbpx

O que considerar para escolher uma escova de dente ideal? Veja aqui!

4 minutos para ler

A escolha da escova de dente ideal é elementar para garantir que os seus dentes estejam sempre limpos e bonitos. Apesar de parecer uma escolha simples, é importante pesquisar no mercado quais são os tipos existentes, assim como qual é a melhor opção para atender as suas necessidades. Normalmente, o seu próprio dentista te orienta em relação à escolha ideal, assegurando assim uma higienização eficaz e um sorriso saudável. 

É importante ressaltar que é possível encontrar escovas de diferentes tamanhos, formatos e maciez. A análise de cada um desses itens é essencial para garantir uma escovação efetiva. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com esta leitura e aproveite as dicas que separamos para você!

Prefira escovas de cerdas macias

Apesar de existir no mercado escovas de cerdas macias, médias e duras, as macias são sempre a melhor opção. Isso porque elas conseguem promover a limpeza dos dentes sem machucar a gengiva ou contribuir com o desgaste do esmalte dentário. 

É importante mencionar que, ao contrário do que muita gente pensa, as cerdas mais duras não efetuam uma limpeza mais eficaz. Na verdade, elas podem provocar o ferimento do tecido gengival e o surgimento de sangramentos. Seu uso só é indicado para a limpeza de próteses dentárias removíveis, mas ainda assim é fundamental buscar recomendações de um dentista.

Busque um formato que adapte à sua região bucal

Outro ponto que deve ser analisado é o formato da escova. Em relação ao cabo, busque opções que sejam confortáveis para você e que permitem uma boa mobilidade. Já em relação ao formato das cerdas e ao tamanho da área em que elas ficam, é essencial analisar as suas necessidades. 

Se você tem uma anatomia bucal que não exige cuidados especiais, por exemplo, tanto as escovas maiores quanto as menores são capazes de promover uma higienização efetiva. Agora se você tem limitações em relação à abertura da boca, por exemplo, prefira escovas com a cabeça mais arredondada e menor, capazes de alcançar até mesmo as áreas de difícil acesso da sua boca e removerem qualquer resquício de placa ou sujeira. 

Também é importante optar por escovas que têm as pontinhas das cerdas mais finas. Isso possibilita que a escova limpe bem os cantinhos, a região entre os dentes e a gengiva e até mesmo a área entre um dente e outro. Fique atento!

Entenda qual é o modelo ideal para você

Por fim, é fundamental pedir recomendações do seu dentista em relação ao melhor modelo de escova para realizar a sua higienização dentária. Isso porque existem diferentes tipos de escova que nem sempre têm especificações relacionadas às suas indicações.

As escovas de dente ortodôntica, por exemplo, são indicadas para pacientes que usam aparelho ortodôntico. Com um formato em “V”, elas retiram com mais facilidade a sujeira dos fios de aço e dos bráquetes. Já as escovas elétricas são indicadas para pacientes que têm algum tipo de limitação motora ou para crianças, facilitando a limpeza do dente. 

Agora que você já viu dicas para escolher a escova de dente ideal para você, busque uma opção que te deixe confortável e que ao mesmo tempo promova uma limpeza impecável. Não se esqueça de promover uma higiene adequada e de trocar o item periodicamente. Além disso, para evitar problemas relacionados à limpeza dos dentes, é imprescindível realizar limpezas com dentistas anualmente ou a cada 6 meses.

Compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a escolherem a melhor escova para eles. Até mais!

Você também pode gostar

Um comentário em “O que considerar para escolher uma escova de dente ideal? Veja aqui!

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar