fbpx

Você sabe quais são as etapas do implante dentário? Confira!

etapas do implante dentário
4 minutos para ler

Você sabia que realizar todas as etapas do implante dentário é essencial para assegurar um resultado eficaz do tratamento, garantindo beleza e saúde para o seu sorriso? O procedimento pode ser realizado para substituir um ou mais dentes perdidos por diversos fatores, como ação do tempo (idade avançada), má higiene bucal, traumas e doenças periodontais. O resultado se assemelha a dentes saudáveis e naturais, além de garantir mais segurança e conforto para o dia a dia.

Com base nisso, vamos apresentar o que é e como funcionam os implantes dentários. Também vamos falar sobre quando o procedimento é indicado e quais as suas etapas. Ficou interessado? Então continue com esta leitura!

Afinal, o que é e como funciona um implante?

O implante dentário nada mais é do que um procedimento odontológico realizado para substituir um ou mais dentes danificados e que não podem mais ser recuperados.

O método basicamente se caracteriza pela instalação de um pino de titânio dentro do osso que vai atuar como a nova raiz para os dentes. Isso vai servir de base para que o cirurgião instale o novo dente, produzido artificialmente, e deixe o sorriso com um aspecto natural.

Em quais situações o procedimento é indicado?

O procedimento é indicado especialmente para pacientes que têm dentes extremamente danificados e que precisam ser extraídos, sem chances de recuperação. Ele também pode ser utilizado por pacientes que já usam próteses e querem uma opção mais natural e confortável.

No entanto, é importante mencionar que o paciente precisa ter ossos maxilares saudáveis para garantir a fixação do pino. Crianças e adolescentes que ainda não finalizaram seu ciclo de crescimento ósseo também não devem realizar o procedimento.

Quais são as etapas do implante dentário?

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a realização de um implante dentário requer várias etapas. Confira as principais!

Diagnóstico e planejamento

Inicialmente, é elementar que você vá até um consultório odontológico para fazer a avaliação com um profissional especializado. Só ele é capaz de oferecer um diagnóstico baseado em exames realizados sob a orientação dele, como radiografias e tomografias. Essa etapa também é importante para avaliar o volume ósseo disponível e a necessidade de realizar o procedimento de enxerto ósseo, além de definir a data para a cirurgia.

Cirurgia

A cirurgia, por menor que seja, é feita por um cirurgião-dentista especializado em implantodontia e exige anestesia local para o procedimento não causar incômodos. Nessa etapa, os pinos de titânio são implantados na região óssea, que posteriormente servirão como a base da prótese.

Cicatrização 

Também chamada de osseointegração, a fase de cicatrização consiste no período em que o osso se reconstitui ao redor do implante, garantindo estabilidade à prótese. Esse processo tem duração média de 3 a 6 meses, mas esse período varia de acordo com cada paciente.

Fase de reabertura e protética

é a etapa em que um caminho para a colocação da prótese é aberto, já que a cicatrização da cirurgia pode dificultar a colocação da prótese. Aqui, o procedimento de cicatrização é bem mais rápido e simples. Posterior a isso, são realizados os procedimentos de moldagem e envio ao laboratório de prótese e, então, o dente artificial é fixado.

Acompanhamento e manutenção

Por fim, cabe ao paciente higienizar corretamente a região bucal e frequentar periodicamente o consultório odontológico para garantir uma limpeza mais profunda. Além disso, o dentista é capaz de identificar e tratar possíveis complicações, como a infecção do implante.

Agora que você já sabe o que é, em quais casos o procedimento deve ser realizado e quais são as etapas do implante dentário, procure um profissional especializado e faça a sua avaliação. Lembre-se de que cuidar da região bucal vai muito além de questões estéticas. É também uma maneira de elevar a sua autoestima e de garantir a saúde e a funcionalidade dos seus dentes. 

Entre em contato com a gente, conheça nossos profissionais e garanta a perfeição do seu sorriso. Até a próxima!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Você sabe quais são as etapas do implante dentário? Confira!

    1. Ola Rita! Tudo bem? Para valores precisamos agendar uma consulta de avaliacao. Poderia nos enviar uma mensagem por WhatsApp?

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar