fbpx

Você sabe quais são as etapas do implante dentário? Confira!

etapas do implante dentário
4 minutos para ler

Você sabia que realizar todas as etapas do implante dentário é essencial para assegurar um resultado eficaz do tratamento, garantindo beleza e saúde para o seu sorriso? O procedimento pode ser realizado para substituir um ou mais dentes perdidos por diversos fatores, como ação do tempo (idade avançada), má higiene bucal, traumas e doenças periodontais. O resultado se assemelha a dentes saudáveis e naturais, além de garantir mais segurança e conforto para o dia a dia.

Com base nisso, vamos apresentar o que é e como funcionam os implantes dentários. Também vamos falar sobre quando o procedimento é indicado e quais as suas etapas. Ficou interessado? Então continue com esta leitura!

Afinal, o que é e como funciona um implante?

O implante dentário nada mais é do que um procedimento odontológico realizado para substituir um ou mais dentes danificados e que não podem mais ser recuperados.

O método basicamente se caracteriza pela instalação de um pino de titânio dentro do osso que vai atuar como a nova raiz para os dentes. Isso vai servir de base para que o cirurgião instale o novo dente, produzido artificialmente, e deixe o sorriso com um aspecto natural.

Em quais situações o procedimento é indicado?

O procedimento é indicado especialmente para pacientes que têm dentes extremamente danificados e que precisam ser extraídos, sem chances de recuperação. Ele também pode ser utilizado por pacientes que já usam próteses e querem uma opção mais natural e confortável.

No entanto, é importante mencionar que o paciente precisa ter ossos maxilares saudáveis para garantir a fixação do pino. Crianças e adolescentes que ainda não finalizaram seu ciclo de crescimento ósseo também não devem realizar o procedimento.

Quais são as etapas do implante dentário?

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a realização de um implante dentário requer várias etapas. Confira as principais!

Diagnóstico e planejamento

Inicialmente, é elementar que você vá até um consultório odontológico para fazer a avaliação com um profissional especializado. Só ele é capaz de oferecer um diagnóstico baseado em exames realizados sob a orientação dele, como radiografias e tomografias. Essa etapa também é importante para avaliar o volume ósseo disponível e a necessidade de realizar o procedimento de enxerto ósseo, além de definir a data para a cirurgia.

Cirurgia

A cirurgia, por menor que seja, é feita por um cirurgião-dentista especializado em implantodontia e exige anestesia local para o procedimento não causar incômodos. Nessa etapa, os pinos de titânio são implantados na região óssea, que posteriormente servirão como a base da prótese.

Cicatrização 

Também chamada de osseointegração, a fase de cicatrização consiste no período em que o osso se reconstitui ao redor do implante, garantindo estabilidade à prótese. Esse processo tem duração média de 3 a 6 meses, mas esse período varia de acordo com cada paciente.

Fase de reabertura e protética

é a etapa em que um caminho para a colocação da prótese é aberto, já que a cicatrização da cirurgia pode dificultar a colocação da prótese. Aqui, o procedimento de cicatrização é bem mais rápido e simples. Posterior a isso, são realizados os procedimentos de moldagem e envio ao laboratório de prótese e, então, o dente artificial é fixado.

Acompanhamento e manutenção

Por fim, cabe ao paciente higienizar corretamente a região bucal e frequentar periodicamente o consultório odontológico para garantir uma limpeza mais profunda. Além disso, o dentista é capaz de identificar e tratar possíveis complicações, como a infecção do implante.

Agora que você já sabe o que é, em quais casos o procedimento deve ser realizado e quais são as etapas do implante dentário, procure um profissional especializado e faça a sua avaliação. Lembre-se de que cuidar da região bucal vai muito além de questões estéticas. É também uma maneira de elevar a sua autoestima e de garantir a saúde e a funcionalidade dos seus dentes. 

Entre em contato com a gente, conheça nossos profissionais e garanta a perfeição do seu sorriso. Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar