fbpx

Quanto tempo dura uma prótese dentária removível?

protese-dentaria-removivel-prime-odonto
5 minutos para ler

A prótese dentária removível é um tipo de assessório que tem como objetivo repor os tecidos bucais e os dentes perdidos, para restaurar e manter aparência e saúde bucal.

Quem usa prótese dentária removível deve manter alguns cuidados, desde a alimentação à higiene dental e também do acessório.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que a prótese dentária pode ter um tempo de vida útil e em alguns casos elas precisam ser substituídas após algum tempo.

O tempo de vida útil de uma prótese dentária removível depende dos cuidados que a pessoa tem com ela. Confira mais informações sobre esse assunto a seguir!

protese-dentaria-prime-odonto-clinica

O tempo de duração de prótese dentária removível

Os ajustes nas próteses dentárias são realizados logo no início do tratamento, no período de instalação e adaptação do acessório.

Já as trocas ocorrem quando algo acontece com o componente. Ou seja, quando há desgaste ou mesmo a quebra da prótese.

Por isso, os dentistas recomendam que os pacientes retornem ao consultório com a prótese removível dentro do período máximo de cinco anos para que se possa verificar se houve danos ou se haverá necessidade de troca.

A prótese dentária móvel pode acumular muitas bactérias?

Sim, isso vai depender da higiene bucal de cada paciente. Por isso, é importante realizar uma troca, pois, durante cinco anos de uso, o paciente pode desgastar a prótese por conta do atrito natural dos dentes com os alimentos, em especial, com alimentos mais duros.

Outros hábitos também podem prejudicar a utilidade da prótese, como, por exemplo, roer unhas, ranger os dentes ou mesmo apoiar a mão na mandíbula.

Contudo, no geral, o principal motivo para a troca de uma prótese dentária removível é, justamente, o acúmulo de bactérias durando os cinco anos de uso mesmo.

O acúmulo de placa bacteriana e tártaro na prótese faz com que a peça se transforme em um criadouro de bactérias. Porém, a prótese por si só pode provocar a proliferação.

Portanto, o próprio paciente deve manter a higienização correta para que não ocorra nenhum problema bucal. 

protese-dentaria-removivel-prime-odonto

Cuidados com a higiene da prótese dental

Depois que a prótese dentária removível é instalada, o paciente precisa manter alguns cuidados com este novo elemento. Alguns alimentos mais duros e crocantes devem ser consumidos com mais cautela para não quebrar a prótese.

Contudo, o cuidado mais essencial é a higiene que o paciente deve ter com a prótese. Ele deve manter uma rotina de limpeza contínua, com escovações diárias de, no mínimo, três vezes, de preferência com uso escovas especiais para quem usa prótese dentária removível.

O uso da escova interdental também é recomendado, pois elas limpam melhor os locais de difícil acesso. Entretanto, na dúvida, converse com seu dentista sobre quais as melhores ferramentas para realizar sua higiene bucal.

Pessoas que usam prótese não podem deixar de consultar o seu dentista para analisar o estado do elemento.

Quem usa próteses parciais removíveis deve visitar o dentista a cada seis meses, tanto para ter um controle efetivo das peças protéticas quanto para aferir a saúde dos dentes remanescentes.

protese-dentaria-prime-odonto-clinica-campo-grande-rj

O que pode diminuir a durabilidade da prótese dentária removível?

A falta de higiene dentária pode trazer vários problemas dentários graves, além de influenciar diretamente a durabilidade da prótese dentária.

Os problemas mais comuns ocasionados pela falta de higiene bucal são: cáries, retrações gengivais, fraturas e questões estéticas.

As cáries podem causar infiltrações nas próteses, causando a diminuição da durabilidade do dispositivo. A retração da gengiva é algo que pode ocorrer naturalmente com o envelhecimento humano. Isso pode causar desconforto no uso das próteses, sendo necessária a realização da troca do dispositivo.

Já no caso das próteses de porcelana fixas, embora sejam esteticamente muito atraentes, elas são mais suscetíveis às fraturas. Quando isso ocorre, é necessário substituir todas as peças imediatamente.

A durabilidade das próteses depende muito do material usado em sua confecção e os mais comuns na maioria dos consultórios são os que possuem estruturas metálicas, pois eles apresentam maior durabilidade.

Um dos motivos que podem levar uma pessoa a querer trocar sua prótese dentária removível é a questão estética. Isso porque a perda do brilho e da cor original das peças é algo recorrente tanto pela falta de higiene quanto pelo próprio desgaste do tempo.

Outros motivos que podem ocasionar esse tipo de problemas são: o consumo de alimentos ácidos, baixa qualidade da prótese e o uso de escovas inadequadas.

Contudo, como dissemos, o mais importante é sempre manter a higiene bucal de acordo com as recomendações dos dentistas.

Você também pode gostar

Um comentário em “Quanto tempo dura uma prótese dentária removível?

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar