fbpx

O que é prótese overdenture: como funciona?

protese-overdenture-prime-odonto-clinica-beneficios
5 minutos para ler

A perda dentária gera impactos muito negativos em relação a alimentação, ao convívio social e a autoestima de uma pessoa. Por isso, a odontologia buscou promover técnicas que fossem mais eficazes para os tratamentos dentários, por meio dos avanços tecnológicos. Um dos exemplos é a prótese overdenture.

A prótese tradicional surgiu nos anos noventa, como uma solução para grande parte da população que sofria com perdas dentária. Mas, com o passar do tempo foi percebido que por serem removíveis, as dentaduras geravam certo desconforto e, em alguns casos, causavam até feridas orais.

Com isso, aumentavam as chances das pessoas desenvolverem alguns distúrbios alimentares e perda de peso. Então, as técnicas de implantes dentárias começaram a ser criadas, surgindo a prótese do tipo overdenture, que é cada vez mais comum nos consultórios ortodônticos.

protese-overdenture-prime-odonto-clinica-campo-grande

O que é a prótese overdenture?

Diversas áreas da vida de uma pessoa são afetadas pela sua dentição. Isso porque a dentição é a sustentação de determinadas partes da face, além de afetar a fala, a saúde bucal e a autoestima.

A prótese dentária pode representar uma solução clínica efetiva para a falta de dentes. Em especial, a prótese overdenture se destaca como uma técnica segura e que apresenta um custo-benefício superior se comparada a outros tipos de próteses.

Ela é considerada uma prótese removível, bem como a tradicional, mas a sua instalação baseia-se na implantação de pinos de titânio que determinam a estabilidade da prótese.

Com a implantação do suporte, é possível que o paciente se alimente sem se preocupar com a movimentação da prótese. O uso da prótese overdenture é indicada quando o paciente apresenta uma perda dentária considerada grande ou total.

A avaliação da necessidade é algo subjetivo, mas, em alguns casos, essa técnica é mais indicada. Em especial, em pacientes que se sentem desconfortáveis usando a prótese tradicional.

protese-overdenture-prime-odonto-clinica-beneficios

Quais são os benefícios da prótese overdenture?

Facilita a mastigação

Existem vários fatores que influenciam numa mastigação correta. Entre eles, o principal é possuir uma dentição completa.

Entretanto, é importante considerar que uma prótese mal ajustada ou mesmo com uma mobilidade intensa podem gerar impactos semelhantes a falta da arcada dentária completa.

A prótese overdenture utiliza implantes de titânio para fixar a estrutura de porcelana que forma os dentes. Com isso, a fixação da dentadura se torna mais eficaz, o que favorece a mastigaçãoo de alimentos mais duros.

Removível

A estrutura da prótese overdenture é semifixa. Por isso, o paciente pode retira-la após a sua alimentação.

É importante lembrar que a saúde bucal dos idosos, que é o público alvo desse tipo de aparelho, é impactada pelas limitações do envelhecimento.

Sendo assim, o método removível é o mais indicado para manter a higiene bucal das pessoas dessa faixa etária.

Autoestima

Como a maioria das pessoas sabe, o sorriso molda as estruturas móveis do rosto, com as bochechas e os lábios. Portanto, a perda dentária pode gerar um impacto muito negativo na autoestima de uma pessoa e no seu convívio social.

Além de devolver os contornos naturais do rosto, a prótese overdenture oferece segurança. Isso porque o dispositivo é fixado de uma forma que ele não se mova em público.

Preço acessível

Por conta dos preços dos implantes dentários, muitos pacientes acabam optando pelas próteses tradicionais. Pois o preço de um ou dois dentes implantados pode ser equivalente a uma dentadura convencional.

Em comparação a outros métodos de substituição dentária, a prótese overdenture é a mais acessível. Mesmo assim, ela oferece resultado efetivo, sem utilizar muitos implantes.

Isso ocorre porque a técnica é feita a partir da introdução de pinos de titânio, que servem de sustentação para estrutura da prótese. Com isso, o tratamento acaba tendo menor custo e fica mais barato.

protese-overdenture-prime-odonto-clinica-campo-grande-rio

Como a prótese overdenture afeta a vida de uma pessoa?

A utilização de próteses pode modificar a forma como uma pessoa vive em sociedade. Melhorando sua autoestima e consequentemente facilitando suas interações sociais. Mas é importante ter ciência de que cada perda dentária é individualizada, sendo assim, cada caso é um caso.

Portanto, é sempre importante buscar clínicas de confiança para avaliar a melhor solução para o seu caso. É sempre bom fazer uma pesquisa sobre as clínicas antes de fazer uma avaliação.

Entretanto, antes de escolher um tratamento, é importante buscar uma avaliação de um profissional do ramo da odontologia de sua confiança.

Dependendo do caso, pode necessária a realização de exames complementares tais como radiografia de face, por exemplo. A radiografia serve para verificar se o paciente possui estrutura óssea para realizar os procedimentos odontológicos.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar