fbpx

O que é prótese tipo protocolo e como funciona?

protese-tipo-protocolo-prime-odonto-clinica
5 minutos para ler

Geralmente, a vida das pessoas que usam dentaduras ou próteses parciais removíveis possui algumas limitações como dificuldade para mastigar e falar, fatores que causam problemas de autoestima.

Nesse contexto, o tratamento com prótese tipo protocolo pode ser uma solução para reconquistar a saúde bucal e a autoconfiança.

É importante saber que a técnica possui algumas variações de materiais e encaixes que precisam ser bem analisadas para que tudo saia como planejado. O acrílico e a porcelana são algumas opções de materiais que podem ser utilizados na confecção das peças.

Outros pontos que devem ser definidos pelos pacientes após a análise do caso é a identificação do número de implantes dentários e também a forma como a prótese tipo protocolo será fixada. Confira mais detalhes a seguir!

protese-tipo-protocolo-prime-odonto-rj-campo-grande

O que é a prótese tipo protocolo?

Muitas pessoas já estão familiarizadas com o termo prótese, mas com relação a prótese tipo protocolo não se sabe muita coisa.

A prótese tipo protocolo é o que existe de mais moderno em reabilitação da arcada dentária de pessoas que perderam todos os dentes.

Elas são compostas por implantes osseointegrados e depois é parafusada uma prótese total, igual a uma dentadura.

O método é simples e muito eficaz, sendo muito indicado para quem se sente desconfortável usando uma dentadura móvel.

Diferença entre a prótese tipo protocolo e os outros tipos de próteses

Hoje em dia existem vários tipos de próteses, como a parcial removível e a fixa. A prótese tipo protocolo se encaixa nesse último tipo, pois com os implantes e os parafusos que a fixam, ela não fica solta na boca.

Isso traz mais conforto e segurança para o paciente sorrir, devolvendo assim sua autoestima.

A prótese tipo protocolo é indicada principalmente nos casos em que os pacientes não se adaptam muito bem as dentaduras convencionais, tanto pela estética quanto pela dificuldade em comer alimentos mais duros, pois a dentadura convencional não é fixa na boca.

Os pacientes que optam pela prótese tipo protocolo podem desfrutar de sua alimentação com mais segurança e higiene.

protese-tipo-protocolo-prime-odonto-rj

Considerando os materiais usados na prótese tipo protocolo

Ao longo de um tratamento, o paciente e o dentista devem ter paciência. Isso porque, dependendo do caso, ele pode demorar algum tempo.

O processo passa pela remoção dos últimos dentes seguida da instalação dos implantes a serem utilizados no tratamento.

É muito importante também levar em consideração o tipo de material utilizado na confecção da prótese tipo protocolo. Isso irá determinar o tempo de duração do dispositivo.

Algumas características devem ser levadas em consideração: necessidades estéticas, exposição das gengivas ao falar ou sorrir (sorriso gengival alto), quantidade e qualidade do osso disponível para suporte dos implantes dentários, biotipo e força dos músculos da mastigação, habilidade para higienizar as partes da prótese em contato com gengivas, além de doenças sistêmicas e hábitos como diabetes, consumo de cigarros e bruxismo.

O número ideal de implantes para o tratamento com prótese tipo protocolo

A etapa mais complexa no tratamento com o protocolo é a seleção do número ideal de implantes dentários.

Na arcada dentária superior, o mínimo de 6 implantes já pode ser considerado protocolar, ou seja, possui segurança e longevidade comprovados a longo prazo. Já na arcada dentaria inferior, o número mínimo é de 4 implantes.

A partir desses números, quanto mais implantes para suportar esse tipo de prótese, melhor será o prognóstico para o tratamento do paciente.

protese-tipo-protocolo-prime-odonto

Protocolo removível (overdenture)

Nesse caso, a técnica permite ao paciente fazer a remoção da prótese sempre que quiser. Portanto, a indicação é o tratamento com dentadura fixa na arcada dentária inferior.

As principais vantagens do modelo removível é a sua facilidade na hora de realizar a higienização da prótese e também o seu baixo custo. Isso porque o procedimento exige apenas entre 2 a 3 implantes dentários.

As principais desvantagens são a menor estabilidade e conforto durante as refeições. Hoje em dia, elas são recomendadas apenas em situações restritas a impedimentos anatômicos ou para pacientes que não dispõem de condições financeiras para realizar um tratamento mais caro.

O Protocolo fixo 

Esse modelo oferece mais conforto e estabilidade durante a mastigação. A prótese tipo protocolo fixa exige, no mínimo, 4 implantes dentários, que são presos de forma permanente.

Para realizar a higienização do dispositivo protético é necessário um treinamento, além do uso de instrumentos de higiene personalizados.

Essa é uma ótima opção técnica para implantes dentários em pessoas com arcadas com defeitos ósseos, que não permitem a paralelismo dos implantes dentários convencionais.

É uma opção técnica para implantes dentários instalados em arcadas com defeitos ósseos que não permitem o paralelismo dos implantes.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar