fbpx

Como identificar e tratar gengivas inflamadas

gengivas inflamadas
4 minutos para ler

A presença de gengivas inflamadas é um problema que afeta a saúde e a beleza de um sorriso. Ocasionada por diferentes fatores, a inflamação da região normalmente é identificada pela cor mais avermelhada da gengiva e sangramentos frequentes. Como qualquer outra doença, o problema, também conhecido como gengivite, deve ser tratado para evitar consequências mais graves à saúde bucal, como a perda dentária. 

Com base no assunto, vamos falar mais sobre o que é o problema, quais são as suas causas principais, quais são os riscos que ele pode trazer para a saúde e ainda como prevenir e tratar. Ficou interessado? Então leia a publicação e mantenha-se informado! 

Afinal, o que é a gengivite?

A gengivite nada mais é do que a inflamação da gengiva, normalmente caracterizada pela presença de um tecido avermelhado, inchado e dolorido. De um modo geral, é possível afirmar que o problema é a fase inicial das doenças periodontais, já que afeta os tecidos moles ao redor dos dentes. 

O motivo principal de a inflamação ocorrer é o acúmulo de placas bacterianas na região, mas esse acúmulo normalmente pode ser causado por inúmeros fatores. 

O que provoca as gengivas inflamadas?

Como já mencionamos, a gengivite está associada ao acúmulo de placas. Todavia, existem vários fatores que contribuem para isso. Os principais são:

  • má higienização dentária, que leva à presença de restos alimentares e placa bacteriana na região da gengiva, inicialmente imperceptível, mas que com o tempo ficam esbranquiçada ou amarelada e dá início ao processo de inflamação;
  • tabagismo e stress, que podem alterar a flora bacteriana;
  • e gravidez, que faz com que a mulher tenha muitas alterações hormonais, assim como os jovens no início da puberdade.

Vale mencionar que existem ainda outros fatores de risco. Apesar de serem menos comuns, também podem desencadear o problema. Consumo de medicamentos com esteroides, dentes desalinhados, deficiência de nutrientes, restaurações feitas inadequadamente, diabetes e próteses e aparelhos ortodônticos mal instalados são alguns exemplos.

Quais são os riscos que a gengivite gera à saúde?

A gengivite é identificada especialmente pela presença de gengivas inchadas e avermelhadas, sangramento ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental, mau hálito e dores na região. Isso acontece porque a região que auxilia na sustentação dos dentes é afetada pelo acúmulo de bactérias. 

Quando o problema não é tratado em sua fase inicial, ele pode evoluir e dar início ao aparecimento de doenças periodontais. Por sua vez, as doenças periodontais podem destruir o osso alveolar e o ligamento periodontal, caracterizados por serem os tecidos de suporte dos dentes. Isso ocasiona a presença de dentes moles, o surgimento de cavidades na gengiva, a ruptura do osso e, em casos mais extremos, a perda do dente. 

Como tratar e prevenir a gengivite?

O tratamento da gengivite é feito por um dentista, de preferência um periodontista, de uma clínica odontológica de sua confiança. Normalmente, o profissional realiza uma avaliação e verifica a gravidade do problema para prosseguir com o tratamento de acordo com cada caso. 

Todavia, de um modo geral, ele inicia o procedimento com uma limpeza profunda para remover o tártaro e a placa bacteriana. Pode ser necessário realizar também uma raspagem para eliminar todos os detritos e uma pequena cirurgia para remover a bolsa periodontal. Vale ressaltar que os procedimentos são feitos de acordo com cada paciente.

Já a prevenção é feita especialmente pela higienização dentária adequada, pelo uso do fio dental diariamente e pelo estilo de vida saudável. Ainda é fundamental consultar regularmente com o seu dentista e realizar uma limpeza profissional a cada 6 meses ou 1 ano.

Agora que você já sabe como identificar e tratar gengivas inflamadas, procure um profissional para realizar a sua avaliação e comece os procedimentos para assegurar a sua saúde bucal agora mesmo. 

Para continuar por dentro de outros assuntos como esse, siga as nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar