fbpx

Gengivite e Periodontite: o que é, sintomas e como tratar.

4 minutos para ler

Muito se fala sobre a gengivite e a periodontite, mas você realmente sabe o que é? Sabe quais são os sintomas? E as causas? É necessário que haja informação, além de consultar um bom dentista para que o problema seja tratado corretamente.

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, também conhecida como biofilme. O biofilme é uma fina camada que se adere à superfície do dente e quando a higiene dental não é feita corretamente, se deposita no sulco gengival. A gengivite pode comprometer um ou mais dentes, e é necessário ficar atento aos sinais para evitar este problema e tratá-lo corretamente quando identificado.

Contudo, quando não tratada a gengivite pode evoluir para a periodontite. A periodontite é uma forma mais grave da doença que, além de comprometer todos os tecidos em volta dos dentes, pode provocar reabsorção óssea, retração da gengiva e, por este motivo, pode causar mobilidade e perda dos dentes.

Nos casos de periodontite, a inflamação na gengiva avança e algumas substâncias presentes na saliva fixam-se na placa bacteriana. Isso intensifica o processo inflamatório e cria condições favoráveis para formação da chamada bolsa periodontal. Ela afasta os dentes da gengiva, aumenta a possibilidade de contaminação por bactérias e o desenvolvimento do tártaro na região.

Uma das principais causas da gengivite é a falta de higiene bucal. Isso gera um ambiente propício para a formação de placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Há outras possíveis causas, como a má oclusão, tártaro, cáries, falta de restaurações, cigarro, baixa produção de saliva, alguns medicamentos e exposição a metais pesados. Além disso, alterações hormonais podem ser outra causa da gengivite.

Outras doenças também podem causar manifestações da gengivite, como herpes, diabetes, epilepsia, aids, leucemia, hipovitaminose e reações alérgicas. É importante ficar atento nesses casos, para que o problema e suas complicações sejam evitados.

É importante apontar também que a gengivite e a periodontite são doenças que podem ser causadas por predisposição genética. Caso seja algo comprovado na família, é essencial que o cuidado seja redobrado.

Sintomas da gengivite

Os primeiros sintomas da gengivite, e também os mais comuns, são inchaço, vermelhidão ao redor dos dentes, exsudato – um líquido com alto teor de proteínas séricas e leucócitos que pode ser produzido como reação a danos nos tecidos e vasos sanguíneos – e sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental.

Conforme a doença avança e a periodontite se torna um problema, é comum que o mau hálito se torne persistente. Outros sintomas incluem alteração do paladar, e aparência de dentes mais longos devido à reabsorção óssea e à retração gengival. Alguns pacientes sentem dor, porém não é tão comum.

Como tratar

Após o diagnóstico feito por um dentista de acordo com a avaliação clínica e familiar do paciente, é possível decidir o melhor tratamento para o caso.

Quando está no estágio inicial, a gengivite pode ser revertida através da boa higiene bucal. A escovação deve ser feita de acordo com a técnica ensinada pelo dentista, e o fio dental deve ser usado constantemente.

Em casos mais avançados, o tratamento é focado no tártaro e na placa bacteriana. É feita uma raspagem acima e abaixo do contorno da gengiva com um instrumento próprio para este procedimento. Depois é feito um alisamento da raiz, seguido por um polimento dos dentes para fechar os focos de infecção. O uso de antibióticos e anti-inflamatórios pode ser necessário nesses casos, mas caso eles surtem os efeitos necessários, pode ser feita uma cirurgia periodontal.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar